quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mais uma editora de mangá dos EUA fecha as portas



É, a coisa está feia. O mercado norte americano de mangás está em retração mesmo. A crise é escancarada e não sei se provocada pela crise econômica, que chegou por lá, sim, ou por ganância ou porque algumas editoras cansaram de “brincar” de publicar mangá. Estou dizendo isso, porque ontem foi noticiado o fim do selo CMX que é da toda poderosa DC Comics. Não acredito que a DC esteja em crise com produtos como Batman em sua mão. Então, não é uma editora que fecha, entenderam? É somente o braço mangá que ela criou.

O fato é que em seis anos, a CMX publicou mangás de grande qualidade, títulos que eu jamais apostaria que chegariam ao mercado americano, como Cipher (サイファ) e Moon Child (月の子) Fez alguma sbesteiras, também, como publicar um Tenjho Tenge (天上天下) censurado, afastando parte do público garantido que o mangá de Oh! Great teria. Quem licencia Tenjho Tenge é porque confia no potencial fanservice e violência do produto, censurar não faz sentido. A CMX também lançou nos EUA o mangá Emma (エマ) de Kaoru Mori, que, acredito, não deve ter feito feio nos EUA.

Pois bem, segundo a notinha que eles distribuíram para a imprensa, a partir de 1 de julho deste ano, eles não vão mais lançar títulos novos de mangá. Aí, ficou confuso. Não lançará novas séries ou volumes das séries em andamento? Porque Tenjho Tenge não acabou, assim como os dois clássicos do shoujo mangá que eles decidiram lançar, Swan - Hakuchou (スワン-白鳥) , que está no volume 16 de 21, e Eroika yori Ai wo Komete (エロイカより愛をこめて), este último é inevitável que pare, já que a série continua em andamento até hoje. A editora disse que irá se posicionar sobre esses mangás depois... (SIGH)

Eu sempre desconfiei que, como eu pontuei lá em cima, a DC iria cansar de brincar de publicar mangá. Sempre temi pelo destino de Swan. E, aí está! Eu não vou terminar Swan. Outra coisa que os sites americanos querem saber, e eu estou acompanhando o caso pelo Deb's Manga Blog, é o que vai acontecer com os funcionários. Isso a DC também não diz, só falam que a questão é “sensível”. A semana mal chegou à metade e a CMX e a Go! Comic foram para o saco. O que vem depois?

1 pessoas comentaram:

Oh noes!! >.<!! Como eu irei terminar de ler TenTen ¬¬?? Será uma grande falta de consideração c/ os fãs se cancelarem mangás já em andamento.

Espero muito que eles continuem Tenjho Tenge (e as outras séries também, embora não as colecione)- está na reta final mesmo. A série foi mesmo censurada radicalmente (no ínicio), mas a CMX melhorou MUITO em relação aos últimos volumes lançados (tanto é que até mudaram a faixa de idade p/ leitura de 14 para 16), e eu não arrependo de colecioná-la. Por sinal, a JBC pode não ter censurado nada, mas CMX não inventou nenhuma gíria maluca. Whatever, me recuso terminantemente a comprar a versão da JBC ¬¬



Parece que o mercado de mangás está mesmo em crise ~.~~. Torço muito para que a TokyoPop não tenha o mesmo destino, pois gosto muito desta editora, embore só tenha lido um título desta^^. Será culpa dos scanlations??

Related Posts with Thumbnails