terça-feira, 10 de novembro de 2009

Shoujocast #15 no Ar: Vivendo em Tempos Tenebrosos...



Pessoal, o Shoujo Cast (*gostaram do novo nome? Foi sugestão do Anderson. Muito obrigada!*) está gravado desde quarta-feira passada. Engraçado é que quando voltei, achei que teria que regravar... A UNIBAN me deu a chance de usar o mesmo material, porque a história da expulsão trouxe tudo de volta. Mas não pensem que o programa será somente sobre isso. Nossa pauta de hoje é:

1. Comento a minissérie Emma da BBC depois de ter assistido os quatro episódios. Comparo, também a série de 2009 com as de 1972, e os filmes de 1996, uma com Gwyneth Paltrow e outra com Kate Beckinsale. Fiz inclusive um vídeo (*que está dando uma travada no começo*) com as quatro versões de Emma. A mesma cena, para que vocês comparem as atuações. A matéria em inglês comentando a crise das minisséries de época na BBC é esta aqui. Ah, Isabella é a irmã da Emma. Eu confundi quando estava falando.


2. Discuto algo que me intriga: Porque mangá adulto é seinen e todos os mangás femininos continuam sendo shoujo. Já escrevi sobre isso aqui no blog, mas decidi comentar no podcast, também.

3. Falo sobre a nova Caça às Bruxas empreendida contra os quadrinhos tomando Will Eisner e sua obra como alvo da vez. As matérias que citei são as seguintes: Livro para biblioteca escolar exibe até pedofilia (Agora/Folha de São Paulo) e HQ com sexo e palavrão é material de apoio em escola de Vila Velha (G1). O livro do professor Waldomiro Vergueiro que citei se chama Quadrinhos Na Educaçao. Não é ainda o programa que desejo fazer sobre o tema, mas gostaria de colaboradores para a missão.

4. E, por fim, comento o caso UNIBAN. Isso foi antes dos três posts aqui no blog (123), só para constar.

Se você quiser baixar o programa, é só clicar aqui. Se quiser ouvi-lo no próprio site, clique no player abaixo. Comentários podem ser deixados no próprio post, ou, se quiserem, enviem e-mail para shoujofan@gmail.com.

7 pessoas comentaram:

Pronto, baixado.

Não sei consigo ouvir aqui no trabalho, mas se não der comento mais tarde.

Oi Val, to com problemas aqui.

Não consigo ouvir todo o cast.

Tanto no site quanto baixando , a gravação só vai até o momento em que vc começa a falar sobre a nomenclatura shoujo, ai ela para como se tivesse acabado.

To fazendo algo errado?

Poderia me dizer o nome da antepenultima musica que você usou no post?? Gostei muito dela.

VAléria, estou passando aqui para avisar que estou surrupiando o vídeo! Obrigada!

Consegui baixar o arquivo ontem a noite, e já consegui ouvir.

Obrigado por aceitar a sugestão do nome. ^^

Confesso que nunca li Emma, mas vou reconsiderar isso, assim que desocupar minha lista de próximas leituras.
A questão da nomenclatura shoujo ou josei é importante pq exemplifica um daqueles "pequenos" preconceitos que a maioria não se da conta e ajuda a demonstrar mais uma vez como a linguagem não é "neutra" como pretendem alguns.

E apesar de preferir vampiros mais "clássicos" eu tb gostaria de ver midnight secretary aqui no Brasil, só acho difícil pela quantia de títulos que a panini já tem (e não gostaria que fosse lançado pela jbc).

A caça as hqs parece mais uma face da onda de neoconservadorismo que vem se espalhando. Embora seja mais do que necessário que pais e educadores prestem atenção aos que seus filhos lêem (e vêem tb na tv) , por outro as pessoas parecem preferir proibir a se dar o trabalho de sentar e discutir o conteúdo da leitura.

Algo assim já aconteceu aqui na biblioteca da minha cidade. Alguns pai ficaram tão chocados com o conteúdo de alguns mangas ( ynuiasha por exemplo) que as bibliotecárias foram obrigadas a colocar em todos os títulos (Sakura incluso) um aviso que ele era recomendado p/ maiores de 14 anos. E quando foi doar meus exemplares de Karekano (muitos leitores fazem doações p/ manter um acervo bem diversificado) eu tive que gastar um bom tempo explicando exatamente do tratava e que não havia conteúdo "improprio" na historia.

Cansativo.

Sobre o caso uniban já falei bastante, mas vale mencionar como a ignorância e a arrogância sempre podem piorar algo já ruim.

E fico perplexo em como o departamento jurídico e o de marketing da unidade foram incompetentes em não antecipar a reação negativa que a decisão idiota ia gerar.

Bem, acho que é só, desculpe se ficou muito extenso,

Agora é esperar o próximo . ^^

Oi Valéria!
Ouvi o podcast é gostei muito! Vc disse tudo sobre o caso da UNIBAN, nem tenho o que acrescentar. Não me entra na cabeça como ainda tem gente que não entende o que revolta nesse ocorrido! A minha própria irmã ficou falando que a moça tava pedindo!!! Fiquei horrorizada e já comecei o bate-boca! É triste e cansativo ver como é difícil mudar a mentalidade já enraizada das pessoas...

Eu estava pensando em como o seu podcast é legal. Já tentei baixar vários outros podcasts e não acho muitos que me agradem... fora que a grande maioria é só uma imitação de Nerdcast... eles imitam o formato, os temas e até o modo de falar ("maneiro", "whatever", "megaboga")!!!
Fora aquela coisa de dizer o nome e uma frase de apresentação!! Sem nenhuma originalidade.
Já o seu é original pois tem um formato diferente e identidade própria.

Estou esperando por um próximo episódio! ^__^
beijão!

Related Posts with Thumbnails