segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Nodame Cantabile é o melhor shoujo do Salón del Manga de Barcelona



Passando pelo blog da Norma Editorial, vi que estava comemorando a vitória de Nodame Cantabile como melhor shoujo do Salón del Manga de Barcelona, que terminou ontem, acho eu. Lá também não existe categoria josei e, muito provavelmente, ao chamarem seinen de “adulto” excluem os mangás para mulheres jovens e adultos da premiação. Os japoneses fazem isso e eles são os donos do produto, a questão sempre é que não reconhecem a existência de mangás femininos adultos, salvo se eles são publicados em revista para homens adultos. É preciso repensar a coisa, afinal, oficialmente existe josei e lady’s comics desde o iniciozinho dos anos 80. Pois bem, aí temos a graça, Chi’s Sweet Home é seinen, mas ganhou melhor mangá infantil... OK, eu chamaria de mangá infantil ou para “toda a família”, mas sai em revista seinen. Então, porque um Nodame tem que competir em uma categoria de recorte adolescente?

[Mode pissed off/on] Simples, mulheres não são o “universal”, logo, material feito para nós, prioritariamente, não pode ser representativo do todo. Logo, todos os adultos são homens, ou material feminino que os homens adotem como seu. Mangá “de mulherzinha” não é material adulto, nem aqui, nem na Espanha, nem no Japão. E se um mangá como Ooku ganhar um grande prêmio tem que ser em premiações que não dividam por gênero, como o Tezuka Awards. E aí, claro, sempre vai ter um especialista dizendo que mangás femininos NUNCA ganham os prêmios principais no Japão, por exemplo em um Kodansha Awards. Claro, alguém não os coloca para competir, precisa ser seinen ou estar em revista que disfarce a origem. O nome disso é sexismo. [Mode pissed off/off] Vamos aos premiados:
Melhor Mangá Infantil (*não chamaram de kodomo*): Chi’s Sweet Home
Melhor Shounen (*aparece como “mangá de aventuras” entre parêntesis*): One Piece
Melhor Shoujo (*aparece “mangá para meninas” entre parêntesis, shoujo de ação/aventura não existe, como vocês bem sabem*): Nodame Cantabile
Melhor Seinen (*aparece “mangá adulto” entre parêntesis e adulto é ser do sexo masculino, mulheres sempre serão “meninas”*): Pluto
Melhor Autor de Mangá em Atividade: Naoki Urasawa
Melhor DVD de Anime: Evangelion 1.0.
Melhor Canal ou Programa de Televisão dedicado aos Animes ou aos Mangás: 3xl.cat
Mejor Manga de Autor Espanhol: No Te Escondas, de Laura Bartolomé (Dorianne). Publicado pela Now Evolution.
De qualquer forma, parabéns para Nodame Cantabile, que é uma série muito importante e que merece todo o aplauso. De repente, ano que vem é Kimi wa Pet que ganha e mesmo com uma protagonista de quase trinta anos, e falando de problemas que mulehres adultas vivem, aparece como “mangá para meninas”.

1 pessoas comentaram:

Bom, eu considero Chii's Sweet Home uma série infantil. E é triste ver que as boas séries infantis REALMENTE estão sendo publicadas em revistas para adultos, como essa e Yotsuba E. Considero isso um reflexo do esvaziamento das antologias infantis, mais e mais dependentes das franquias de videogame para sobreviver.

Related Posts with Thumbnails