sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Dead as a Doornail I



Eu disse que não ia começar a ler, mas não resisti. Comecei o quinto livro e estou lendo em um intervalo e outro. Terei que dar um spoiler para iniciar e peço desculpas. O Jason, irmão da Sookie, foi atacado por um werepanther, metamorfo que vira pantera, e agora se transforma em pantera ou quase. O livro começa com a primeira transformação dele na lua cheia com o apoio do pessoal da comunidade de Hotshot. Aqui é preciso explicar, no universo da Harris, se você é mordido por um metamorfo ou lobisomen, e o Jason foi muito mordido, você se transforma na lua cheia e só nesse período do mês. Mas não é transformação completa, é algo meio a meio. Segundo o Alcide, lá no livro 3, é este tipo de criatura que povoa a imaginação e os filmes de lobisomen.

Não terminei o capítulo 1 ainda, mas sei que neste livro há um assassino de metamorfos e lobisomens à solta. Dei uma de doida e abri aleatoriamente o livro e li um capítulo lá do meio. Um... se este livro levou uma estrelinha a menos na avaliação do Amazon, acho que o problema é de quem leu, não do livro, pois o capítulo foi muito, muito bom.

Sookie tomou um tiro (*qualquer sinopse deste livro conta isso*), sua casa (*ela ama a casa da avó, a casa que foi da família por gerações*) foi incendiada e a Tara, amiga dela, está encrencada com um vampiro hardcore. Para salvar a sua vida, Sookie tem que recorrer a alguém que pode fazer alguma coisa... Erik. Aqui um parênteses, a Tara nos livros é branca, teve pais alcoólatras, mas deu uma virada de mesa e tem uma loja chique de roupas. Bem compreendido que “chique” para os padrões de Bom Temps. Pois bem, mas o grande defeito de Tara é se meter com uns sujeitos esquisitos e ricos, aceitando presentinhos (*coisas como carrões de luxo*) de presente. Esses caras, não raro, são vampiros. Ela é o contrário da Sookie, que poderia ter tudo, mas prefere levar uma vida de restrições (*ela nem celular tem*) a ser teúda e manteúda de vampiro ou lobisomen.

O problema da Tara começa quando um desses vampiros decide passá-la adiante. Como o Erik explica para a Sookie, é uma prática antiga que a maioria abandonou. O cara para quem a Tara é passada é violento e não aceita o fato dela não estar interessada. Como o vampiro mais poderoso que Sookie pode acionar é o Erik, ela pede ajuda e ele, claro, pede algo em troca. O que ele deseja é saber o que se passou entre os dois quando ele estava sem memória. Sookie conta, sem deixar de dar umas alfinetadas, e acaba chorando ao confessar o assassinato da noiva do Alcide. Mas era Sookie ou ela, e a maluca tinha atirado primeiro e se não fosse o Erik...

Bem, o Erik cumpre o prometido e mexe os seus pauzinhos para que o vampiro deixe Tara em paz, o que faria com que Sookie deixasse de se preocupar tanto. Mas ele quer dar umas mordidas na Sookie (*ele sente vários cheiros nela, inclusive o da fada Claudine*) que está ferida. Justo quando ele está tentando mordê-la o vampiro psicopata raivoso aparece na janela com a Tara arrebentada e pendurada pelo pescoço. Ele não pode entrar, mas atira um pedregulho e o Erik fica muito ferido. Ele precisa de sangue para se curar e lutar. De fora o vampiro, que se chama Mickey, ameaça a Sookie, ou ela o convida para entrar, ou ele quebra o pescoço da Tara.

Paro aqui. O capítulo foi muito bom, não vou contar o desdobramento, mas este quinto livro não me parece menos interessante que os demais. Vou ler tão rápido quanto minhas atividades permitirem. Em março sai o oitavo livro da série. Continuo recomendando a série e aviso que está rolando uma petição pelo lançamento dos livros no Brasil. Eu sei que a Ediouro vai lançar, mas parece que a programação, do jeito que está, pode fazer com que demore uns dez anos para que eles saiam. Quer participar? Mande um e-mail para o Fale Conosco da editora.

7 pessoas comentaram:

Olá Valéria, td bem?
Bom, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, amo de paixão e visito todo dias, ás vezes até mais de uma vez por dia.
Vc é demais! XD

Os únicos posts que não leio são sobre essa saga de livros da Charlaine Harris pq eu quero mto ler os livros (não gosto mto se spoilers), mas não encontro pra comprar!
Pedi os 3 primeiros na Saraiva que demorou 2 meses pra me mandar apenas o segundo. Agora espero o meu pedido na livraria Cultura, ainda tem 1 mês de prazo. Mas enquanto isso nem posso ler o segundo... Mto triste.

Vc compra pela amazon?

Bom, só queria repetir que adoro mto seu blog e através dele conheci outros blogs mto bons, sobre Jane Austen e afins. Obrigada pela atenção! ^_^

Oi, Maria Rita! Obrigada por visitar o meu blog e pelos elogios. Olha, eu compro os livros pela Cultura. Com a alta do dólar, acaba não compensando porque o correio é alto. E tem chegado bem rapidinho mesmo.

Abraços!

Já viu essa noticia aqui Val??

http://www.omelete.com.br/teve/100017930/Vampiros.aspx


mais uma kkkmas sei la acho q vai ser mediana essa, vamso esperar

Não tinha ouvido falar, não... Enfim, mais uma série. Eu estou com Blood Ties aqui para começar a assistir. Sugestão de uma amiga. Tem um vampiro quadrinista.

blood ties vc vai amar tenho certeza, eu gostei muito..cancelaram na segunda temporada, mas cara o Henry é um luxo de vampiro hauahauh

Oi, Valéria.
O primeiro livro da série já saiu no Brasil pela editora Prestígio.

Achei sem querer, estava procurando as edições importadas na Travessa quando a busca me deu isso:

http://www.travessa.com.br/wpgResultadoBusca.aspx?b=EEA54814-5F88-40B4-A66E-9802DAD50661

:)

Sim, Aline. eu li a edição nacional. Houve quem tenha conseguido comprar na Americana por R$9,90. Quando comentei este livro aqui disse isso. Até achei a tradução muito boa, sem nada que pudesse me fazer torcer o nariz. Mas se a velocidade de lançamento for um livro por ano, como prometeram, eles não terminam em menos de uma década. :)

Related Posts with Thumbnails