segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Indicados ao Manga Taisho Awards ou "Esse Mundinho dá voltas"



Saíram os indicados para o segundo Manga Taisho Awards e o ANN trouxe a listinha: Uchū Kyōdai (Chūya Koyama), March comes in like a lion (Chika Umino), Shinya Shokudō (Yarō Abe/shoujo), Seishun Shōnen Magazine 1978-1983 (Makoto Kobayashi), Saint Young Men (Hikaru Nakamura), Chihayafuru (Yuki Suetsugu/josei), Tomehane! Suzuri Kōkō Shodōbu (Katsutoshi Kawai), Toriko (Mitsutoshi Shimabukuro), Mama ha Tenparist (Akiko Higashimura/josei) e Yondemasu yo, Azazeru-san (Kubo Yasuhisa). Falando nisso, eu nunca soube quem ganhou o primeiro... Aliás, Fumi Yoshinaga tinha sido indicada com três títulos... Alguém sabe quem ganhou?

No grupo, além do seinen de Chica Umino, autora de Honey & Clover, temos dois josei e um shoujo. Eu olho para a lista e aposto o vencedor: Saint Young Men. Duvido que o mangá seinen sobre Buda e Jesus Cristo em Tokyo não leve o maior prêmio. Mas por que eu coloquei o título no post como "Esse Mundinho dá voltas"? Vêem o nome Yuki Suetsugu entre os indicados? Pois é, foi esta mangá-ka que foi queimada na fogueira dos direitos autorais e acusada de plágio em seu excelente mangá Eden no Hana (エデンの花). Parecia o fim de sua carreira, afinal, ela teria "plagiado" o poderoso autor de Vagabond e Slam Dunk. Pelo visto, foi perdoada. Não vai ganahr este prêmio, mas sua carreira voltou a acontecer, por assim dizer.
P.S.: A autora admitiu o plágio. A acusação não foi vazia.

7 pessoas comentaram:

Realmente é estranho que não noticiaram o prêmio de 2008, ou será que até hoje não saiu? ¬¬
Bom, tentei olhar no site oficial (http://www.mangataisho.com/), mas fiquei completamente perdido.

Essa notícia me deixa feliz. Realmente, foi grave o que ela fez mas também não foi o fim do mundo (o próprio Inoue Takehiko fez o mesmo tipo de plágio para desenhar as cenas de basquete, copiando de fotos da NBA). E o mangá, Eden no Hana, era muito bom.

Espero que alguém se anime a traduzir o novo josei da autora embora seja bem improvável...

Ah, André, mas o Inoue póóóóde! Um coleguinh inclusive disse que ele tinha uma autorização especial da NBA, era uma espécie de ilustrador oficial... Se procede ou não, isso eu não sei.

Sabe o que é mais estranho? É que li uma nota que a propria autora teria confessado o plágio, as paginas que sairam como distaque nas materias são as claras quanto a semelhança discreta.

O ultimo jogo do mangá Slam Dunk é claramente inspirado no considerado o jogo mais importante
do basquete universitario
estadunidense,Western Miners vs Kentucky de 1966. Ninguem comentou isso, mas dou minha cara a tapa se esse não for o caso. ¬¬

Acredito que deva proceder essa das inlustrações, vista em conta o empurrão que Slam Dunk deu na difusão do basquete no Japão não é de duvidar.

Mas ela confessou o plágio em relação ao material do Inoue. Eu coloquei no post. Foram cenas de basquete.

Eu não acredito nem um pouco nesse negócio de "ilustrador oficial da NBA". A minha teoria é que ele plagiou, o mangá estourou, o plágio veio a tona e a Shueisha jogou uns panos em cima (provavelmente indo pedir para NBA para não aleardear muito o caso, o que deve ter sido aceito pois o Japão é um mercado mega importante e o interesse por basquete, criado por Slam Dunk, seria lucrativo para eles e que por isso eles devem até aceitado essa história de dizer que ele é o ilustrador oficial, levando em conta que basquete é o tema principal dele mesmo). Mas eu acredito que originalmente foi plágio mesmo (até porque seria bizarro, antes do sucesso do mangá, a NBA ir lá e dizer "Takehiko, pode usar imagens nossas a vontade pra desenhar seus mangas. Não se preocupe com direitos autorais". DEPOIS do sucesso é outra história).

E é claro que a Shueisha vai mexer todos os pauzinhos para encobrir qualquer possível escândalo envolvendo-o levando em conta que tudo que ele escreve é sucesso garantido e Slam Dunk é um dos maiores sucessos da história da editora (junto com Dragon Ball, é o maior vendedor da Shonen Jump no Japão se não me engano).

Claro que isso é só teoria minha.

E eu acho que sua teoria deve estar próxima da realidade, André. ^_^ Afinal, todo mundo lucrou e lucra muito com Slam Dunk.

Related Posts with Thumbnails