quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ainda Peach Girl



Queria ter escrito este post ontem, mas troquei de pc e os programas ainda estão sendo reinstalados, fora isso, acho que estou pegando uma daquelas gripes terríveis... Mas vamos ao que interessa. Como resultado da cachorrada feita pela Panini, isto é, voltar com um mangá depois de mais de dois anos, publicar dois míseros números, nos cozinhar em banho maria, e depois cancelar alegando baixas vendagens quando certamente não se tem dados de vendas consolidadas porque o primeiro dos dois volumes acabou de chegar à fase dois, os fãs-consumidores estão se mobilizando. Não é possível saber se vai dar certo, mas vamos por partes.

Foi fundada uma comunidade no Orkut para scanlations de Peach Girl. Os fãs, que haviam respeitado o contrato e as promessas da Panini, vão terminar de traduzir o mangá. Não sei se começarão do ZERO, o que seria bom, pois a qualidade dos cinco primeiros números foi porca, ou de onde a Panini interrompeu. Maiores informações, clique aqui.

O pessoal do grupo de Peach Girl no Orkut decidiu entrar com queixa contra a Panini no PROCON. Segundo eles, é possível enquadrar a editora por propaganda enganosa. E eu acredito que seja mesmo. Aliás, tenho exemplo aqui em casa de que é possível ganhar indenização por propaganda enganosa e outros danos recorrendo às pequenas causas. Meu marido entrou com processo contra as Americanas, demorou mais de um ano para a coisa se resolver, mas se resolveu, sim e a favor dele. A lei no Brasil às vezes funciona, mas, sim, dá trabalho fazer valer os seus direitos. As empresas brasileiras precisam aprender a respeitar os consumidores e não à tratá-los como se estivessem fazendo um favor. Pode até não funcionar, mas pelo menos você tentou. Eis aí o tutorial feito pelo Fábio:

Bom, conversei com uma colega que é advogada, e ela me deu as devidas orientações de como a gente deve proceder nesse caso.

Em primeiro lugar, peguem a edição 25 de Peach Girl e abram na primeira página do "Peach Papo". Agora leiam as 3 primeiras linhas.

Leram? Pois isso já é o suficiente para abrirmos uma nova reclamação no Procon contra a Panini.

Temos uma afirmação por meios oficiais de que teríamos a publicação garantida até o final da série. Nas palavras da própria editora da linha de mangás da Panini.

No momento que essa afirmação foi descumprida, a Panini passou a fazer uma propaganda enganosa. E propaganda enganosa, dá ao leitor o direito de entrar no Procon contra a editora.

É quase a mesma coisa que aconteceu com o primeiro processo que entramos contra a Panini. Mas dessa vez, como é reincidência, talvez o processo corra um pouco mais rápido.

Agora: O que devemos fazer?

Simples gente, peguem a edição 25 de Peach Girl e tirem uma cópia dessa página do Peach Papo. - Separem o RG, CPF, e vão até o Procon mais próximo.

E onde fica o Procon mais próximo? Aqui tem uma lista com vários endereços espalhados pelo Brasil. Procurem o Procon que seja mais próximo de onde vocês moram: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp?acao=buscar

Quando chegarem no Procon, expliquem o caso para a atendente. Digam primeiro que a Panini já havia cancelado a revista anteriormente, mesmo afirmando que seria publicada até o final. Expliquem que mangás são coleções fechadas, com início, meio e fim, e que uma série cancelada pelo meio não tem serventia alguma. Então mostrem a xerox da página do Peach Papo, com a afirmação oficial da editora "garantindo" que Peach Girl seria publicado até o final.

Digam que como consumidores estão se sentindo lesados, e que gostariam de ter seu dinheiro de volta, já que isso foi propaganda enganosa, e diante disso, pela lei, temos o amparo legal.

Nessa hora a atendente vai dar para vocês uma pequena ficha que deve ser preenchida com a reclamação (e a xerox vai em anexo com a reclamação). - Na hora de preencher a ficha, digam exatamente isso, que se sentiram lesados, que a editora garantiu que publicaria a revista até o final e que cancelou antes do final da série, e que no caso, vocês estão se sentindo lesados e que querem ser ressarcido do prejuízo que tiveram ao comprar a série, a qual a editora prometeu publicar até o final e que não cumpriu.

É o Artigo 35 do código do consumidor:

Art. 35 - Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Traduzindo, podemos exigir que a Panini publique Peach Girl até o final (como eles mesmos afirmaram que fariam), ou, podemos pedir nosso dinheiro de volta, devidamente atualizado para valores dos dias de hoje.

Mas quem decide se os leitores terão o dinheiro de volta ou se a Panini terá que republicar a série até o final será um juiz. - Mas das duas uma, ou o juíz vai obrigar a Panini a nos devolver o dinheiro por todas as edições de PG que já compramos, ou então dará para a Panini a escolha de ou devolver o dinheiro, ou terminar de publicar as edições ainda pendentes.

Quanto maior o número de processos contra a Panini, maiores serão as nossas chances de obtermos vitória. - Eu já fiz minha reclamação hoje cedo. Agora cabe a cada um de vocês fazer o mesmo. É um direito nosso, e isso vai garantir, mesmo que demore um pouco, que tenhamos nosso mangá publicado até o final.

Por favor, divulguem essas instruções em sites, fóruns e blogs, pois quanto mais pessoas souberem como proceder, mais chances teremos contra a Panini.
Achei interessante o comentário da Deirdre falando que o caso Peach Girl lembrou os "tiempos oscuros" do mangá na Espanha. Well, well, aqui acho que nunca sairemos dele, pois as editoras brasileiras são primárias e a relação com o consumidor é sempre calcada no desdém. Fazer o quê? Mais uma coisinha, é pos´sivel baixar o mangá da net em inglês (1 - 2 - 3). Aproveitem.

Só para terminar, repito algo que já falei várias vezes. Cancelamentos são naturais em qualquer mercado saudável de mangás PORÉM ficar prometendo que um mangá vai voltar e depois interromper com duas edições na rua somente, é desrespeito. Este foi o grande erro da Panini. Tem gente que acha que as editoras devem sempre levar os seus títulos até o fim, isso nem sempre é possível, empresas visam o lucro, mas não é nada coerente brincar com os consumidores. Nesse sentido, com todos os problemas que eu possa apontar, a JBC tem créditos de sobra. Ela nunca cancelou um mangá, usa os lucros com títulos mais pop para garantir que títulos deficitários sigam até o fim e evita repetir erros, exemplo disso é não investir mais em clássicos depois de A Princesa e o Cavaleiro.

O único problema é que quem avalia os erros na empresa nem sempre identifica adequadamente as causas. Não quero jogar um balde de água fria - e sei que estou saindo do assunto - mas duvido que eles invistam tão cedo em um yaoi. Gravitation não deve vender nem de longe tanto quanto Fruits Basket, mas quem disse que nesse caso os mangás eram equivalentes? O erro está aí, não em publicar BL-Yaoi, mas vamos esperar...

2 pessoas comentaram:

achei interessante a ideia do procon!
temos q tomar atitudes para verem q temos conhecimento dos nossos direitos!
eu não faço questao q publiquem ate o final pq eu ja desisti dessa palhaçada mas eu faço questao q tenham respeito com os consumidores e q isso naum se repita!

ai valeria aproveitando...
o animepro ta abandonado neh?=/
poxa achu q faz 7 meses ou mais q vc naum escreve um artigo novo...
era bom ter uma certa periodizaçao!

Muito bom, tbm vou fazer minha parte exigir o respeito que eles disseram que tinham....vou postar o artigo em todas comunidades e ja postei nos discusos da panini o pessoal ta repido ja tem um monte de gente se mobilizando... abraço...

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