terça-feira, 12 de junho de 2007

Investigando os Shoujo Mangá "Perigosos"



Esta matéria mais completa, saiu no jornal Asahi. Veja que 81 shoujos receberam classificação como "livros prejudiciais" só em Osaka, e somente 4 lolicon para todo o Japão. Será que a prefeitura de Osaka não se preocupa com esse material também? Será que dois adolescentes fazendo sexo consentido em uma revista para adolescentes é mais "perigoso" do que um adulto em situação de intimidade ou sexo com crianças? De que tipo de shoujo mangá (*Quais antologias?/Quais séries?/Quais editoras?/Quais autoras?*) estamos falando? Eu sei que há shoujos barra pesada, acho detestáveis e já escrevi sobre isso, mas estou com o pé atrás em relação a essas notícias de repressão. Leiam a matéria:

"No dia 8 deste mês, a polícia de Osaka, a prefeitura da cidade, e delegacia do ministério da educação foram a várias livrarias da cidade investigar a venda de revistas de shoujo mangá classificadas como “livros prejudiciais” (悪書) de acordo com o Regulamento de Promoção do Bem estar da Juventude. Foram investigadas 70 lojas, incluindo 44 livrarias e 26 lojas de conveniência, a respeito da alocação dos mangás classificados como “livros prejudiciais” (悪書) junto com livros comuns. A chefatura de polícia instruiu as lojas que prevenissem o acesso de menores de 18 anos a esses livros quanto a leitura na loja e a sua compra.
Em uma loja especializada em quadrinhos na região norte de Osaka, cinco volumes de mangás que mostravam histórias com conteúdo sexual estavam colocadas lado a lado com mangás de esporte e outros centrados em temáticas ligadas a amizade. O investigador orientou a livraria a separar os livros comuns daqueles classificados de “livros prejudiciais” (悪書).
De acordo com as leis locais, livro que “estimulem ostensivamente os sentimentos sexuais dos jovens” foram categorizados como “livros prejudiciais” (悪書) e aqueles que têm menos de 18 anos estão proibidos de comprá-los. Desde que a lei foi posta em execução em abril do ano passado, 81 volumes de revistas shoujo receberam a etiqueta de “livros prejudiciais” (悪書).
Muitas dessas revistas de shoujo mangá contém propagandas de serviços de namoro pela internet e da indústria relacionada ao sexo. De acordo com o oficial responsável pela investigação, “É difícil dizer pela capa se o livro é “prejudicial” ou não. Uma menina pode facilmente comprar essas revistas sem sequer perceber. Nós não queremos que elas terminem envolvidas em crimes sexuais assim, queremos que as lojas sejam cuidadosas com esse tipo de material.” "

3 pessoas comentaram:

E viva o lolicon e outros mangás masculinos e misógenos onde a mulher é nada mais que um objeto. Alguns shounes considerados apenas, echii, são muito mais nocivos que qualquer stemmy shoujo, é só pegar qualquer um a la "love Hina" e é possivel encontrar um monte de meninhas erotizadas, nada explícito, mas sexo só é prejudicial para as mulheres.

me parece una tonteria lo de los shojo manga habiendo otras cosas por las que preocuparse

Pois é, novamente perseguem os shoujo mangás. Me pergunto se eles têm mais "coisas prejudiciais" que muitos mangás seinen onde a mulher é "carne no açougue" (como Mouse, que a JBC publicou). Fora, claro, aqueles que publicam abertamente conteúdos lolicon. Menininhas bonitinhas sendo abusadas pode, mas sexo consentido entre namorados não. Vai entender...

Related Posts with Thumbnails