terça-feira, 12 de junho de 2007

Polícia no Japão Intensifica Perseguição à Mangás com Conteúdo Sexual "Excessivo"



Há duas notícias no Comi Press falando da questão, uma concerne ao material Lolicon, outra aos shoujo mangá. De qualquer forma, eu acredito que a censura se tornará uma triste realidade no Japão, exatamente por causa da falta de bom senso de autores/as e editores. Antes que alguém fale que são desenhos, acredito que tanto lá, quanto aqui, isso possa ser enquadrado como "apologia ao crime". enfim, a matéria sobre lolicon diz o seguinte:
"O fato de mangás com excessive conteúdo sexual poderem ser consultados por menores em livrarias comuns e lojas de conveniências é considerado um problema social no Japão. Como resultado, o governo de Kyoto decidiu classificar os mangás que trazem conteúdo inadequado envolvendo meninas em idade de escola primária. (...) De acordo com o official do governo local, “Conteúdo sexual envolvendo meninas de primário ou ginásio tem se tornado cada vez mais comum nas revistas de mangá. Tais mangás não são fáceis de distinguir pela capa e são vendidos nas livrarias comuns.”
Até agora, somente 4 mangás lolicon no Japão receberam a classificação de “livros prejudiciais” (悪書). É a primeira vez que uma investigação tão abrangente é levada adiante. Um oficial da seção de polícia juvenil disse, “Sexo envolvendo crianças abaixo de 13 anos é uma violação à lei. Mangá lolicon pode estimular crimes similares no mundo real, então, não podemos deixar essa questão sem acompanhamento. Nós vamos alertar os pais a respeito das etiquetas de classificação. Não se trata de restrição ao ‘direito de impresa’, pois o ato de classificar não significa proibir a publicação do livro.”"
Sobre os shoujo mangá, ao que parece a perseguição é em relação a presença de excessivo conteúdo sexual. embora tais mangás me desagradem em sua maioria, percebo a necessidade de ingerência machista sobre aquilo que as meninas lêem. Nunca vi ninguém falando de polícia dando batida atrás de revistas shounen ou seinen com conteúdo sexual excessivo, ofensivo, ou situaçãoes humilhantes para as mulheres e adolescentes, ou coisas tipo Kodomo no Jikan. Talvez, em uma sociedade machista isso seja visto como pedagógico. Já os shoujo mangá recebem classificações esquisitas, como no caso da PTA que colocou a ShoComi no mesmo saco com a Ciao e a Nakayoshi. Quando se fala em lolicon, a preocupação é com as crianças, que não deveriam identificadas como mulheres ou moças disponíveis no "mercado sexual", mas eis a nota:
“Em 8 de junho, a seção juvenil do departamento de polícia da cidade de Osaka conduziu uma inspeção em 70 livrarias e lojas de conveniência. O objetivo da inspeção é checar a disponibilidade de shoujo mangás classificados como “livros prejudiciais” (悪書) em virtude do seu conteúdo sexual excessivo. De acordo com a informação, a polícia mostrou especial interesse pelos shoujo mangá com conteúdo sexual ostensivo que não pode ser visto em suas capas.”

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails