sábado, 2 de abril de 2011

Shoujocast #36 no Ar: Mas Afinal o que é Shoujo Mangá? – Parte 1



Hoje o nosso programa tem como objetivo falar de shoujo mangá (*e eventualmente anime*): Como surgiu? Quando surgiu? Quem fazia? O que mudou? Também vamos tentar começar a montar uma “tipologia”, discutindo os tipos de shoujo mangá existentes... assim, bem em linhas gerais, e sem nenhuma pretensão de estabelecer uma “verdade” sobre o tema. Espero que o programa tenha ficado divertido, pois este é o primeiro de uma série. A Lina teve um papel fundamental para que esse programa – que ficou longo e bem caótico – pudesse se tornar algo possível de ser ouvido e compreendido. Meus agradecimentos todos para ela. Falando nisso, a Lina mudou seu site de lugar. O novo link é este aqui.

Se você quiser comentar, use o espaço do post, ou mande um e-mail para shoujocast@yahoo.com.br Para assinar o nosso feed, clique aqui. E agora o Shoujocast está no Twitter, então, se quiser, pode nos seguir lá, também. Se quiser baixar o programa, é só clicar neste link. É possível ouvir o Shoujocast no player abaixo:


Este programa tem como participantes o nosso elenco básico de sempre (*Quando é que teremos convidados???*): Tanko, Lina Inverse e eu (Shoujofan). Quem quiser adquirir um dos artesanatos que a Lina faz, é só visitar o Inverse Craft. Ela faz coisas muito fofas, como esses chaveiros de Moyashimon que ela me deu de presente ou o quadro de gatinho que ela me enviou no meu aniversário. ^_^ E visitem também o Blyme Yaoi, o site da Tanko.

Durante o programa, citei o livro do Paul Gravett, Mangá: Como o Japão Reinventou os Quadrinhos. Vi no Submarino e não tem por lá. Não acredito que esteja esgotado, mas, com certeza, vocês irão achar no Estante Virtual. O vídeo sobre mulheres no cinema que comentamos na leitura de e-mails é este que está aí embaixo:


Estamos pedindo sugestões de temas para o Shoujocast. Quem quiser sugerir, mande um e-mail com o título “Sugestão de pauta”, assim, a gente consegue separar direitinho. Desde já agradecemos muito. Sem vocês, fazer o Shoujocast não teria graça nenhuma.

22 pessoas comentaram:

Olá Valéria, acompanho seu blog já alguns anos, mas nunca tive coragem(e preguiça de cadastrar) para comentar.
Gostei muito deste cast, que possui o nível de qualidade que só o shoujocast tem.
Gostaria de parabeniza-la também pelo seu maravilhoso blog, que já se tornou minha fonte número 1 de notícias sobre shoujo mangá, anime, doramas e seriados da BBC, que eu também adoro.
Queria também comentar que graças a todos os posts sobre A Rosa de Versalhes que você faz no blog, tomei vergonha na cara e decidi ir atrás do anime e simplesmente ADOREI!!! Torço para que um dia esse e muitos outros mangás shoujo clássicos possam ser lançados no Brasil.
Por favor continue com este seu maravilhoso blog.
Um abraço, Lady.

Bom dia!
Bom, esse podcast juntando com os próximos da série sobre shoujo mangá são fundamentais, óbvio, e em matéria de informação vocês são muito boas.
Sobre os 4 tipos de shoujo abordados nessa edição, o que eu acho mais interessante são aqueles que tem as meninas estilo tomboy. MORRO DE VONTADE DE LER BASARA. Com a influência da Valéria eu virei um grande fã tanto da Oscar como da Utena. Falando em mahou shoujo, atualmente tenho me aventurado com madoka magica, de tanto que os meninos do jcast falavam e to curtindo bastante. Nunca me imaginaria voltando a curtir esse estilo, até porque, como a Lina falou, hoje em dia procuro uma leitura mais adulta.
Bom, finalmente eu vou dormir, mas não podia fazer isso antes de ouvir esse pod cast que é tão querido para mim. Beijão!

ps: Tive que trocar o endereço do meu twitter (snoopy) pq o antigo me dava muito problema com spam ¬¬

Olá

estou comentando pela primeira vez escutei todos os podcasts desse ano e gostei bastante do conteúdo e da dinâmica de vocês

nesse último as parabenizo pela edição, e também pelas musicas de fundo, já que gosto muito de jmusic e sempre é bom reconhece-las enquanto escuto um podcast

sobre o cast, mt bom, show de conteudo e bem esclarecedor quanto a josei que eu não entendia muito(nada) tb foi interessante perceber que existem categorias marcantes nos shoujo pq eu quando gosto de algo acabo caracterizando pra facilitar e talz.

muito bom conhecer estórias novas e ouvir vocês comentando as que já conheço, continuem com o ótimo trabalho

Então... mais um programa ótimo XD

Dessa vez a Lina se superou ainda mais na edição.. nunca tinha ouvido o audio tão bom XD

Mas bom, o programa foi muito bom... acho legal a ideia de dividirem o shoujo...
Eu diferente da Lina, Tanko e Pedro, gosto ainda de ler séries infantis.. embora nem tanto.
Mas acho engraçadinhas :3

Acho que seria legal falar dos shoujos que é romance entre menina humana (ou sem poderes) com alguem de "outro mundo" ou super poderoso.. que aparece aos montes.
Eu não gosto quando é assim... mas tenho amiga que só compra mangá se for com essa premissa.

Sobre o mangá que a Valéria citou, da irmã que tem que ir pro colégio no lugar do irmão (mesmo não sendo tão inteligente), é "Boku Ni Natta Watashi - Secret Girl", saiu na NeoTokyo 31.

Bom, e falando do "shoujo escolar"... acho que não poderia faltar comentar sobre Vampire Knight, que se passa SÓ no colegio (-q) e um novo título da Panini, Rokin' Heaven, que mostra exatamente um romance escolar XD

Hmm, ja comentei demais XD
Parabéns pelo programa envolvente, seduziram o Matt [/issoétudo

Até~

Lady, muito obrigada. Agora tente encontrar o mangá, pois ele vale a pena. Eu prefiro ao anime, apesar de ter muito carinho pela série de TV.

Obrigada por se cadastrar. Eu não permito comentários de anônimos, por causa dos trolls. Tendo que fazer registro, dificulto a vida deles.

Pedro, preciso gravar seu novo nome. Olha, Basara vale muito a pena... Eu não vou dizer que queria esse mangá no Brasil, porque sei que muita gente iria rejeitar pelo traço e poderia resultar em cancelamento, mas é uma série excelente.

Quanto às leituras mais adultas, é torcer para que pensem em nós. Queria muito um Antique Bakery para apresentar Fumi Yoshinaga aos brasileiros e brasileiras.

Ryo, muito obrigada por comentar. É bom saber que o Shoujocast está sendo descoberto e que pessoa scomo você acreditam que vale a pena nos escrever.

E, sim, o mérito da edição e´todo da Lina. Ela faz milagres.

Matt, obrigad apor me lembrar do nome do mangá. É como em Hot Gimmick, o protagonista é Ryoki e eu errei.

Acho que vamos falar de Vampire Knight quando falarmos de shoujo sobrenatural... porque de terror não dá, mas aí, incluo tudo no pacote: terror, horror, sobrenatural, etc.

Esquece Valéria. Continuarei sendo @snoopy_xxy. Não leve a mal minhas crises de identidade... rs

O shoujo cast de hoje também foi ótimo! Muito divertido!

Mas, eu realmente queria saber que anime é esse da garota que tem que se passar pelo irmão por causa da pressão da mãe e ir pra o colégio de elite! Me diz qual é, please, Valéria!

Ah, esta Rainha Cristina da Suécia... Ela é uma rainha que passou mais ou menos dez anos no poder e achava errado as mulheres ocuparem o trono?

Passando só para dizer que o podcast foi muito bom! (ok, como sempre!).

E perguntar: então vocês vão tratar Inu Yasha só quando falarem de shoujos sobrenaturais?! Porque Inu Yasha entra também no quesito "garota deslocada no tempo"! XD

Falando nisso... Lina, me rachei com suas ideias para fazer um shoujo: menina que é tragada pela privada! Rsrsr... Mas acho que o melhor mesmo foi "Shoujo de Cohab" (foi com essas palavras?! Tsc, num lembro! Foi algo assim! XDD)... hauahuhauhahauha! Por usa culpa, tive que voltar um pouco o podcast porque fiquei rindo e não prestei atenção em mais nada! =P

Parabéns meninas! Aguardarei ansiosa a continuação! ^^'

Inuyasha não será falado, Nandinha, porque não é shoujo; é shounen. Então, não entra de jeito algum.

Mais atrasado que onibus de sexta-feira a tarde eu apareço para comentar. :)

Confesso que fiquei surpreso quando o vi o titulo do episodio.

Parece uma resposta tão obvia. Mas logo que toquei sobre o quanto eu não sabia sobre Shoujo até conhece os artigos da Valeria.

E o quanto muitas pessoas ainda não conhecem ou tem conceitos totalmente deturpados.

Então uma serie assim, feita por quem gosta e conhece é fundamental, para apresentar o quanto o segmento é amplo, desfazer ideias erroneas e dar dicas de titulos.

Vcs fizeram tudo isso muito bem.

Mais um grande parabens para o PowerTrio :)

Sério que Inu Yasha é shounen?! Caracas... Então, desculpem! ^^'

Falha minha! ¬¬'

Foi um ótimo Shoujocast! Muito informativo falar sobre os vários tipos de shoujo é interessante conhecer mais sobre gênero e gostei de ouvir sobre alguns mangás antigos que foram importantes, fiquei curioso para ler alguns...
Valéria, Tanko e Lina fazem um ótimo trabalho como apresentadoras, o programa não fica cansativo de ouvir mesmo tendo quase duas horas, o tempo passou até bem rápido.
Achei interessante o comentário sobre Mahou Shoujo, esse deve ser o único tipo de shoujo que alguns garotos acompanham, visto como séries como Precure e o recente Madoka Magica tem vários fãs garotos, e provavelmente muitos não vão colocar Mahou Shoujo como um tipo de shoujo e sim como um gênero em separado
Só um pequeno comentário sobre o anime do zumbi que vai para a escola, o nome é mesmo "Kore wa Zombie Desu ka?" e o personagem virou um zumbi pois foi assassinado e depois "reanimado" por uma necromancer, mas apesar de ser zumbi ele pensa e age como um humano normal então continua a vida dele como se não tivesse morrido, vale citar que durante o anime ele "rouba" sem querer os poderes de uma mahou shoujo e ele passa a se transformar em mahou shoujo , com direito aquelas cenas típicas de transformação e tudo.
No mais estou esperando ansiosamente pelo próximo Shoujocast!

Olá Valéria, Lina e Tanko. Primeiro de tudo gostaria de parabenizar pelo cast que foi muito bom. Já ouvi outros casts, mas é a primeira vez que comento.

Bom sou tmb fã e pesquiso bastante sobre shoujo. Ainda sou nova no assunto, mas tenho buscado cada dia mais me aprofundar por ser uma coisa que eu amo. Acompanho o café já a algum tempo, e tem sempre sido também uma fonte de pesquisa pra mim.

Sobre os tipos de shoujo, entendo que vcs tenham feito de maneira informal, mas acredito que os japoneses nao separem muito diferente disso mesmo. Mas algumas dúvidas sempre ficam.. como Full moon wo sagashite, este mangá poderia ser considerado mahou-shoujo? Bom, eu consideraria, por ela ganhar uma idade mais avançada pra cantar e tal através de poderes mágicos do Takuto. Mas não tenho certeza. E Furuba? Acho que furuba poderia ser um dos grandes exemplos como shoujo escolar... e alias uma história de peso e tanto, apesar do comecinho anêmico do mangá. Merupuri da hino tmb poderia ser considerado mahou shoujo(eu acho). Gakuen Alice....
Em fim, são tantos exemplos haha que eu poderia ficar horas falando e questionando....

Bem, desejo a vcs muito sucesso e que continuem propagando o shoujo aqui no Brasil, assim como eu também tento fazer bastante, tbm tenho um blog, mas o Café sempre será o blog que fala sobre shoujo de mais expressão no Brasil e no mundo. Agradeço muito a oportunidade de poder aprender mais sobre shoujo, que amo muito, junto com vocês. Obrigada!

abraços
Kel-Sensei
Locutora da Rádio Animix
Bloggeira do Shoujo Desu

Olá meninas do Shoujocast! Adorei o último programa! Vou começar a baixar p/ ouvir no caminho p/ o trabalho... =)
Vcs citaram vários mangás e animes que eu adoro, mas não conhecia Mars e comecei a ler após o comentário positivo da Valéria (que mangá maravilhoso!! é realmente uma história muito tocante...). Já estou aguardando o próximo programa.

Beijos, Marcella-Campinas/SP.

Oi!
Eu já acompanho o Shoujo Café e ouço o Shoujo Cast há um bom tempo, e hoje resolvi comentar.
Conheci o Shoujo Café quando pesquisava um anime, que no momento não recordo qual, e de cara gostei do bolg, gostei tanto que indiquei para o meu irmão, e agora ficamos os dois esperando ansiosos por novidades no blog e por novos Shoujo Cast.
Eu me divirto muito com vocês e a risada da Lina é muito contagiante.
Bom, eu estou um pouco atrasada mas queria falar do Shoujo Cast anterior a este, sobre preconceito. Eu me lembrei de uma situação que vi e que as vezes se repete. Sou estudante de Física, um curso predominantemente masculino, e ano passado um professor, enquanto corrigia a prova de uma amiga, disse pra ela não se preocupar com estudos pois seria uma ótima dona de casa (felizmente ele não disse isso pra mim, por que meu sangue ferveu só de saber que ele tinha esse pensamento sobre ela). Além disso, tem sempre alguém que quando me encontra assistindo um anime como Sakura Card Captor (lindinho e meigo), diz que não acredita que eu "sendo tão inteligente goste deste tipo de coisa". Absurdo.
Bom, passado este momento de revolta, quero dizer que quando falaram neste Shoujo Cast de garotas travestidas lembrei de Akito, acho que é esse o nome, de Fruits Basket. Ela é tratada como um homem o mangá quase inteiro.
Ah, queria saber se vocês conhecem um mangá chamado The Voice of a Distant Star. No final do mangá tem um comentário do desenhista (não lembro bem) falando de um estilo chamado Hoshi no Koe, mas não é bem um estilo, ou será que é?
Então, é isso, a minha intenção era um comentáriozinho, mas acho que me animei muito. Parabéns as três pelo Shoujo Cast e a Valéria pelo Shoujo Café.

Ops, só me corrigindo (revirei minha bagunça e encontrei o mangá), ele não disse que Hoshi no Koe era um estilo, erro meu, não sei porque fiquei com essa impressão.

Também, meu primeiro comentário, apesar de já fazer bastante tempo que acompanho o blog.

Ficou muito legal, divertido e informativo o cast. Estou ansioso pelo próximo.

Acho que o primeiro shoujo que eu vi, foi Honey Honey, mas eu era bem pequeno na época (nem fazia idéia do que era um anime) e estava acostumado a ver desenhos como Comandos em Ação, dai que foi meio uma supresa devido as diferenças, mas já havia me chamado a atenção. Ainda que realmente eu só viesse a me tornar fã de shoujo mais tarde com Sailor Moon e lendo as colunas que a Valéria escrevia na Anime Pró.

Olá, gostei bastante do dessa edição do shoujocast sobre os tipos de shoujo ^^ devo dizer que mesmo sabendo que existem vários tipos shoujo para mim é difícil sair do shoujo escolar ou da garata mágica X.X deve ser porque existem mais materiais desse tipos de shoujo na internet do que os outros tipos.
Até hoje não entendo o porquê das editoras de manga no Brasil não trazerem mais mangas com tematicas mais adultas afinal se continuarem as mesma temáticas adolescente o publico crescerá e o abandonará eu mesma estou deixando de comprar muitos titulos ( principalmente shonem) por serem muito rasos com os mesmo clichês e o mesmo tipo de história X.X
E quanto ao traço do shoujo sofrer preconceito eu acho estranho porque pelo menos para mim o traço do shoujo é milhões de vezes mais bonito do que o do shonen, as autoras de shoujo mesmo as relaxadas tem mais capricho que os autores de shonen que parecem semprer estar desenhando de qualquer jeito.

Related Posts with Thumbnails