sábado, 10 de outubro de 2009

Por que os Mangás não vendem bem nos EUA?



Um dos diretores da Square Enix, Kouji Taguchi, fez algumas ponderações para a página japonesa Business Media sobre as vendas dos mangás nos EUA e levantou algumas questões interessantes. Segundo ele, os mangás mais vendidos nos EUA são Full Metal Alchemist e Naruto, mas eles só vendem 10 ou 20% do que vendem no Japão. Para ele, as principais razões do “problema” seriam:
1. As tiragens são menores e vendidas por preços muito mais elevados, entre 8,99 e 12,99 dólares.
2. As crianças não recebem tanto dinheiro, suas mesadas são menores que isso.
3. A questão da localização. Se você vive em Tokyo há geralmente 3 livrarias perto da sua casa, que você pode alcançar de bicicleta. Nos EUA, não há nenhuma, as crianças só podem comprar em uma visita semanal ao shopping. Mesmo que um anime seja muito popular, eles simplesmente não visitam as lojas com tanta freqüência para comprarem o mangá.
Enfim, estou postando porque achei curioso. A questão do preço procede e deve ser muito mais dramático aqui no Brasil. Mas eis que os consumidores não são somente crianças e acho forçação de barra querer que os produtos japoneses vendam o mesmo nos EUA. Afinal, há o produto nacional. E os mangás não saem com a mesma freqüência nos EUA e há cada vez mais coisa no mercado. Aliá,s acho que mesmo para Estados Unidos, há coisa demais saindo e os cancelamentos falam por si.

11 pessoas comentaram:

Olha, concordo totalmente quando diz que a realidade dos brasileiros é muito pior. Se cada mangá sai na média de 9,90, imagine se é possível seguir várias séries?

Eu leio scanlations direto, acabo com séries curtas de um dia para o outro, se fosse computar issonão daria menos de 200, 300 reais. Isso é possível para todos bancarem?

Não sabia que a venda de mangás nos EUA eram baixas e concordo com o que disse, não são apenas crianças que compram mangá.

NUNCA comprei um mangá se quer, sempre baixo pela internet, mas assim que começar a trabalhar a primeira coisa que vou fazer é comprar um =3

Concordo com seus comentários, Valéria. Acho exagero os norte-americanos quererem vender o mesmo tanto que os japoneses, há a questão da concorrência com outros produtos, etc.

Puxa, 10 ou 20% do que vende no Japão seria 60 ou 120.000. Eles têm que entender que ler quadrinhos não é algo que 90% da população faça, como acontece no Japão.
Há grandes diferenças culturais que impedem os mercados serem tão grandes assim (exemplo bem claro disso é que a maioria dos leitores japoneses passam horas dentro do metrô e uma leitura rápida e mais superficial como um mangá é o ideal) fora do Japão.
De qualquer forma acredito que o mangá possa se expandir com as estratégias corretas de marketing que busquem um público não otaku.

Pois é... Acredito que o sujeito esteja delirando muito. E mais, as editoras americanas não aprecem insatisfeitas.

Bem, as vendas são "baixas" em comparação com o Japão...

Agora, na França não existem os problemas 1 e 3 (o 2 existe até no Japão, né?) e as vendas são no mesmo nível que nos EUA.

Hunter (Pedro Bouça)

Pois é... A questão a meu ver é querer vender O MESMO que no Japão. Isso eles não vão conseguir. E se for o desejo, bem, o mercado de mangá vai acabar.

o preço interfere e muito, eu estava vendo na saraiva um catalogo de varias lojas de visual kei do japão, estava em kanjis e hiragana, o preço das roupas e tudo mais, e as roupas eram realmente baratas (e eu queria varias Y.Y) mas enfim o livro custava 18sei lah o que eles usam como moeda, dai fui passar na maquina do preço e vi que o catalogo custava 147 reais, e vi como tem uma grande diferença de preços e que isso interfere na venda dos produtos.

eu me lembro de uma matéria no blog nerd somos nozes que dizia exatamente o contrário: que os mangás estavam invadindo os EUA e com as vendas maiores que os próprios comics locais. Enfim, agora fiquei confusa, nessa era da informação não sei mais qual a fonte confiável.

Por falar nisso, aqui o link da matéria: http://www.nerdssomosnozes.com/2010/04/como-os-mangas-suplantaram-os-comics.html

Bem, Raquel, eu dou crédito à matéria norte americana. Mesmo que eu possa ter críticas, o fechamento das últimas editoras t~em apontado apra uma retração do mercado de mangás nos EUA. O boom aconteceu, mas foi somente isso ao que parece, um boom.

O preço deve ser,com toda certeza o principal fator,eu mesmo deixei de comprar mangás faz tempo -- .
Mas,assim que tiver um boOm trabalho,vou adquirir minhas coleções preferidas (Hunter e Fullmetal Alchemist).Aqui no Brasil mesmo,meio tankobon a 6,90 é um absurdo.Por isso que o povo ler scans na net e não compram mangás.(não tenho paciência pra ler nada na net)

Related Posts with Thumbnails