quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Dorama de Life gera controvérsia



De acordo com o site Anime News Service, o dorama de Life está sofrendo pressão da censura por conta da apresentação extremamente realista do bullying entre alunos do colegial. Há uma grande discussão é entre os estudantes de colegial que defendem a série e associações de pais que criticam o conteúdo. Algumas das cenas criticadas são as em que uma menina é atirada da janela pelos colegas e outra que tem seu cabelo pintado com spray. Sinceramente, se essas são as cenas, isso é realidade pura. A série estreou em junho e recebeu cerca de 2000 e-mails pedindo investigação de conteúdo e 13 mil posts foram enviados para a emissora até o fim de agosto. 55 dessas reclamações foram publicados pelo comitê que trata do conteúdo televisivo e seu impacto sobre a juventude e do comitê para a melhoria ética da programação no dia 3 de setembro. O mangá que sai nos EUA teve sua classificação alterada de 16 anos/OT (Older Teen), para 18 anos/M (Mature) a partir do volume 6. De qualquer forma, quem acompanha Life ou ama, ou odeia. Como li pouco do mangá e não assisti nada do anime, prefiro não opinar.

3 pessoas comentaram:

Isso explica o porque da audiência ter sido 14.7% no capitulo 9 quando a média da série sempre foi entre 10% e 11%.

Nossa, não sabia que tava gerando tudo isso. Eu adoro Life, e não são poucos os casos de adolescentes que cometem sucídio no Japão por causa de bullying, eu li num site que tem escolas que chegaram a fechar a passagem para os tetos das escolas, por serem um ponto comum de suicídio. No caso de Life mesmo, a menina se joga, não é empurrada. Depois desse episódio a audiência do dorama aumentou muito e o dorama ficou em segundo lugar dos mais queridos dessa temporada no Japão. Tô achando isso muito bom, nesse link aí tá dizendo que, enquanto os adultos estão criticando, os estudantes estão gostando, e acho isso ótimo pq é exatamente deles que Life fala, a identificação deles com a série é que é importante. Se tão reclamando por causa disso, imagina se tivessem colocado a auto-mutilação no dorama, não teria nem passado do primeiro episódio. O dorama passa num horário mais tarde, então acho que mostrar coisas fortes é normal, sem exageros, claro. E as cenas nem são tão fortes, principalmente se comparar com o mangá. Pra mim, eles tão querendo mais é esconder algo que acontece.
Espero que não resolvam censurar nada agora, pq a série já tá no final. Não posso negar que fiquei feliz com a repercussão XD

Eu acho estupidez dos adultas querem censurar o conteúdo do dorama. Pra começar o choque que o dorama causa é positivo pois ele trata de um assunto real e muito sério. Quem já sofreu bullying vai sentir um aperto no coração e quem não sofreu vai se emocionar da mesma forma, as pessoas não entendem a importância do assunto e o ser humano é estúpido precisa de coisas que choquem. Tanto que o assunto ficou muito mais em acenssão aqui no Brasil depois do massacre de Realengo, todos sabem que a atitude do assassino foi extremamente insana, mas quem pode julgar ele se nem sabemos pelo que ele passou? Eu acho extremamente essencial a divulgação do tema de uma maneira chocante e acho estupidez querer fugir.
A mais pura verdade é que a realidade é feia, por isso na ficção é tudo muito bonitinho, quando as pessoas tentam chocar mostrando quão feia é a realidade, nós temos aversão a isso.
Temos que parar de ser hipócritas e encarar isso de frente, por isso eu amo tanto o mangá de Life quanto o dorama e sou completamente à favor da abordagem feita por ambos.

Related Posts with Thumbnails