domingo, 2 de outubro de 2011

Shoujcast #43 no Ar: Mas Afinal o que é Shoujo Mangá? – Parte 2 - De volta aos anos 1970!



Lembram do Shoujocast #36? Pois é, o programa de hoje é mais um da série “Mas Afinal o que é Shoujo Mangá?” Desta vez, voltamos aos anos 1970, período importantíssimo para o shoujo mangá, afinal, trata-se de um momento revolucionário com a entrada maciça de mulheres como criadoras de suas próprias histórias. Neste programa, que será dividido em duas partes, começamos a falar das “Fabulosas de 1949”, do surgimento do BL/Yaoi/Shounen-ai, dos mangás de esporte... E, bem, ainda sobrou muita coisa mesmo! Neste Shoujocast contamos com a participação de uma convidada, a Deneb, que veio direto do Blymecast para reforçar nosso time que é formado por Tanko, Lina Inverse e Valéria Fernandes. Espero que vocês gostem! ^__^

Se você quiser comentar, use o espaço do post, ou mande um e-mail para shoujocast@yahoo.com.br (*Por favor, coloque nome ou nick, idade e profissão*). Para assinar o nosso feed, clique aqui. E agora o Shoujocast está no Twitter, então, se quiser, pode nos seguir. Se quiser baixar o programa, é só clicar neste link e a versão zipada está aqui. É possível ouvir o Shoujocast no player abaixo (*parece que o player não está funcionando, mas vou corrigir isso*), também:


LINKS IMPORTANTES PARA O EPISÓDIO

Música de encerramento do programa passado - Aishi Tsuzukeru Kara do cantor Tee. Quem quiser baixá-la aqui está - AQUI
Versão boneca das personagens de Yumiko Ooshima em Wata no Kunihoshi (綿の国星 - Cotton Land) - AQUI
O melhor Tumblr para quem curte mangás shoujo dos anos 1960 e 1970 - AQUI
Iguana no Musume (イグアナの娘) de Hagio Moto teve até dorama - AQUI
Página de Clássicos do meu antigo site, o Shoujo House - AQUI

E visitem o site da Lina e o Blyme Yaoi, o site da Tanko. Aliás, se alguém quiser comprar o novo mangá de Sailor Moon pode usar o link do Book Depository aqui no Shoujo Café ou no Blyme Yaoi. Ambos os sites são cadastrados. Eles valem a pena. Quem quiser adquirir um dos artesanatos que a Lina faz, é só visitar o Inverse Craft. Ela faz coisas muito fofas, como esses chaveiros de Moyashimon que ela me deu de presente ou o quadro de gatinho que ela me enviou no meu aniversário. ^_^

9 pessoas comentaram:

Oi eu amei o seu blog.. eu tava vendo seu perfil e vi que vc diz que é um ex-editora da neo tokyo.. eu mao essa revista.. nossa eu maei esse blog tem tudo sobre shoujo.. nossa me emocionei aqui com o seu blog super moe..
kissus

mata ne

ou eu quis dizer redatora.. eu não falo bem portugues..

Mais um Shoujocast de aprendizado :)

Muito legal saber mais sobre a historia do manga.

Parabens .

PS: Tem pessoal que fica comparando Senhor dos Aneis e Jogo dos Tronos simplismente pq são fantasia medieval.

É como as pessoas que jogam anime e manga tudo num balaio só.

Bom, comparar Jogo dos Tronos e Meu Ódio será sua Herança é como comparar, digamos, Da Terra nasce os Homens e Meu Ódio Será sua Herança só porque são faroestes. Não rola.

OMG OMG OMG... adoro essas histórias antigas sobre o começo dos tempos, quando as pessoas mal sabiam caminhar(?)

Cof cof..

Nunca tinha ouvido falar desse err... Grupo das 24(?)... *-*
Queria ler algumas obras dessas autoras, me parecem ser extremamente excelente XD

Adorei o ShoujoCast... mas claro que senti falta da Lina ;_;

Espero por uma continuação logo *-*
Talvez se um dia eu conseguir aprender japonês eu compre algumas dessas séries na versão japonesa mesmo XD
Fiquei com muita curiosidade :3

Gostei da participação da Deneb, tbm... muito simpática ela \o/
Tako tbm... sempre ótima ^-^

Acho que é só.. até a próxima :*

Shoujo cast fundamental. Eu tava bem curioso com essa parte que fala sobre a geração de 49. Dessa geração eu conheço um pouco melhor (o que significa quase nada) a Takemiya Keiko, Hagio Moto e Ryoko Ikeda. As autoras de Ace wo nerae e Eroica também. Tudo isso por acompanhar o shoujo café desde 2006 ^^.
As questões de gênero são o que mais me fascinam nos enredos criados por este grupo. Torço muito que alguma editora apostasse na idéia para publicar estas obras clássicas nas livrarias.
Enfim, programa muito bom. A iniciativa de chamar a Deneb foi muito boa e claro, senti falta de Lininha <3. Valéria e Tanko, um beijão pra vocês duas.

PS: Tanko, eu vi ano passado o anime de Terra E (ou Toward The Terra) e achei muito bom! Baixei por aqui: http://kanzenanimes.net/anime/terra-e-toward-the-terra
Ah! Character design do Nobuteru Yuki! <3333

Ótimo podcast.
Gostaria de saber o nome do filme citado como inspiração para o primeiro mangá BL.

Lady, o nome do filme é Les Amitiés Particulières. Deveria ter colocado o link no post, dá para baixar com o torrent.

Muito bom o cast! E a edição da Valéria ficou ótima!

Eu realmente não sabia de nada do que foi falado, mas quando a Valéria falou isso da menina com cara de iguana eu lembrei que tinha um dorama assim, e fui ver e realmente é a adaptação desse mangá da Hagio Moto. O nome é Iguana no Musume e tem pra baixar com legendas em inglês. ^_^

Related Posts with Thumbnails