segunda-feira, 4 de julho de 2011

Akiko Higashimura ilustra capa de clássico da literatura japonesa



Fiz uma grande batatada nessa notícia do Comic Natalie sobre a Akiko Higashimura, autora de Kuragehime (海月姬), ter ilustrado a capa do livro (*sim, não é mangá*) Bocchan (坊っちゃん) e preciso corrigir. Enfim, primeiro o Kait me avisou que era livro e, não, mangá. Depois, a Lina apontou para o tamanho do meu descuido e ignorância. Enfim, apesar de existir um mangá Bocchan (坊っちゃん), de Tatsuya Egawa, trata-se do livro original de Souseki Natsume (1967-1916). Bocchan, o livro é de 1906, e Higashimura ilustrou a capa do livro que será lançado pela Shueisha. Trata-se de um porjeto de estímulo à leitura de clássicos. Haverá outros livros com capas ilustradas por mangá-kas famosos. Ainda segundo a Lina, o Souseki Natsume era fã de Jane Austen. Peço desculpas pela confusão.

9 pessoas comentaram:

A moça ao fundo é igual a Tsukimi, depois que ela é 'transformada' pelo Kuranosuke. XD
Traço da autora muito lindo. ^^
Queria Kuragehime mangá no Brasil. T___T

Na verdade é um livro. :)

Valéria, não é desenho do Natsume Soseki...
Bocchan é um livro de 1906, do grande autor japonês Natsume Soseki (que inclusive era admirador do trabalho da Jane Austen).
Ao que entendi da notícia, jogando no tradutor, ela fala que estão sendo lançados clássicos da literatura com capas feitas por mangakás famosos, sendo que esta do Bocchan é feita pela Higashimura Akiko, a autora de Kuragehime. Lá eles citam outros livros e os respectivos desenhistas que farão suas capas.

Então eu entendi tudo errado mesmo. Mas há um mangá em andamento chamado Boucchan, que, talvez, seja a quadrinização do livro.

Sim, pelo o que vi no mangá updates é uma adaptação do livro.

Seguramente existe más de una adaptación al manga de Botchan, siendo una novela tan popular en Japón. La que yo conozco es Botchan no Jidai (Natsuo Sakikawa/Jiro Taniguchi).
Gracias por la noticia, Valeria. Hace unos días hablé en el blog sobre la campaña Natsuichi 2011 de Shueisha Bunko, pero entonces todavía no anunciaban que Higashimura también estaría participando.

Tem uma adaptação do livro feita pelo Jiro Taniguchi. Foi essa adaptação que projetou seu nome, aliás.

linda...a ilustração! E como vc disse (acho que antes...) daria uma linda camisa...

Neste artigo da Jasna
http://www.jasna.org/persuasions/on-line/vol28no2/brodey-hogan.htm
fala-se sobre Jane Austen no Japão e como Natsume Soseki era admirador de seu estilo de escrita e narrativa. E fala tb de uma outra autora, pupila do Soseki, a Nogami Yaeko, que era apaixonada por Austen e principalmente Orgulho e Preconceito (ela conheceu Austen por intermédio dele). Aliás a maior obra da Yaeko, um livro dos anos 30 chamado Machiko, é fortemente inspirado em O&P... fora que ela "traduziu" O&P (foi mais uma versão) que foi serializada numa revista.

É um texto muito interessante, depois se pude, dê uma lida. ^__^

Related Posts with Thumbnails