sábado, 26 de março de 2011

Morre a autora do livro Howl's Moving Castle



Eu nunca li nada de Diana Wynne-Jones (16 agosto de 1934-26 março de 2011), mas ela é uma famosa autora inglesa de livros infantis e para adultos. Ela tem importância para o universo dos fãs de anime, porque escreveu o livro Howl's Moving Castle (O Castelo Animado), transformado em longa animado pelo Estúdio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki. Diana Wynne-Jones lutava há muito tempo contra o câncer e sua morte foi comunicada hoje. Eu agradeço ao Pedro (@usagimomiji) por ter me dado esse toque. Eu iria deixar passar a notícia, pois não conhecia a autora. Trata-se de mais uma das lacunas na minha cultura geral, porque eu nem conhecia a autora... Espero, se tiver filhos apresentá-los a autores e autoras como esta e impedir que sejam surpreendidos pela ignorância como eu.
P.S.: Para quem quiser saber quais livros da autora foram lançados no Brasil, eu recomendo uma visita ao site da Kushina.

11 pessoas comentaram:

Aw... :( Eu li o comecinho do livro de Howl's Moving Castle (tem em português pra download bem fácil) e até odne li era quase igual ao filme.

Tomei um susto com essa notícia! O.O

Conheci o trabalho dela por conta da adaptação do Miyazaki. O livro Castelo Animado é muuuito bom, me diverti muito com a leitura, tanto quanto vendo o filme. Há muitas passagens que não foram inseridas no filme, mas o grosso da história tá lá no filme.

Ainda tenho que ler o Castelo no Ar, já publicado no Brasil, que é + ou - uma continuação, com a participação de alguns personagens.


Conheci também Os Mundos de Crestomanci que são 5 livros, mas ainda só li os 4 primeiros. O último (Mil Mágicas) foi publicado recentemente aqui no Brasil.

Ela tem uma obra bem vasta, mas infelizmente, traduziram poucas coisas.

Eu e essa minha amiga, que me emprestou os livros, tivemos a impressão que Os mundos de Crestomanci lembraram mais Harry Potter do que o caso de plágio de Os livros da Magia de Neil Gaiman.

NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO TT.TT

eu eu eu amo essa história >.<


HEY KAIT onde tme pra mim baixar?! adoraria ler^^

É uma enorme pena... li Howl's Moving Castle (não as continuações) e é um livro muito interessante. A abordagem que Miyazaki fez é uma visão bem mais japonesa da coisa, e ele mudou um pouco alguns personagens. No original, a autora brinca com alguns clichês dos contos de fadas... fiquei interessada de ler os outros livros dela, é uma grande pena que ela tenha vindo a falecer, ainda mais dessa forma =/

(E confesso que não entendi o comentário anterior sobre "caso de plágio d'Os livros da Magia de Neil Gaiman...")

Plagiaram os livros da Magia? Ou acusaram os Livros da Magia de serem plágio de algo? (Lembro de um papo de Os Livros da Magia serem plágio de Harry Potter, mas Neil Gaiman publicou antes de JK Rowling ...)

Uma pena você ainda não ter lido um livro dela. O Castelo Animado é encantador! Recomendo sem pestanejar!

Como todos (senão, a maioria) dos filmes baseados em livros, o original escrito ainda é superior. Adoro a obra do Miyazaki, mas o livro que a inspirou é melhor. Eu ri muito + com o Howl, a Sophie e o meu amado Calcifer nas páginas do que no anime. ^_^

FAYE KIKYOU - vc consegue achar fácil o Castelo Animado para ler na net. Eu baixei há muito tempo, mesmo antes dele ser publicado aqui no Brasil, não lembro mais o link, desculpe-me. =(

Petra Leão - o comentário foi à obra de Harry Potter ter plagiado Os livros da Magia. Na época, inúmeros sites/blogs falaram sobre isso. Ainda hoje, quando se falam dos dois livros, encontro posts relembrando esse caso. =)

Obrigada Kait^^

senhorita val-sama a Kodansha e a Shueisha decidiram colocar os mangas deonline e de forma gratuita as edições da Shounen Magazine e outras revistas como resposta ao tragédia nas terras niponicas.

tah no OTAKUPT: http://www.otakupt.com/manga/kodansha-e-shueisha-colocam-manga-de-forma-gratuita-online/

nossa!!

eu também tomei o maior susto pois nem sabia que a autora de ums dos meus livros favoritos estava doente.

Li o "O Castelo Animado" - assisti a animação do Miyazaki, graças a ela encontrei o livro - e "O Castelo no Ar" e já me preparava para comprar o outro dela " A Casa dos muitos Caminhos", adorei os dois primeiros e recomendo a leitura.

Com toda a certeza foi uma grande perda para o mundo das histórias fantásticas...

Obrigada por postar...

eu não acredito nisso T^T
eu gostava tanto dela... juro, me deu uma grande descarga de depressão depois de ler isso...
eu sempre acompanhava um livejournal sobre as obras dela e sabia já há algum tempo sobre a doença... obviamente eu sabia que a saúde dela era frágil, mas eu esperava mais trabalhos dela i,i talvez até mandar uma carta ou qualquer coisa assim >D
eu tenho alguns livros dela aqui em casa, mas nunca tive tempo de ler todos...
mas até agora li Howl's moving castle (uma das histórias mais lindas que já li), Castle in the air, house of many ways, charmed life e unexpected magic i______i
eu tou quase chorando de verdade aqui...

Li Os Mundos de Crestomanci antes de O Castelo Animado. Fiquei muito triste quando soube desta notícia. Diana era minha autora preferida, e saber que não ficarei mais ansiosa à espera de outras obras é realmente triste.

O primeiro livro de Diana Wynne Jones foi Os Mundos de Crestomanci... Conheci seus livros muito nova e me apaixonei loucamente. Fiquei muito triste quando soube de sua morte, quando me toquei que meu coração não irá mais se acelerá a espera de mais um lançamento...

Related Posts with Thumbnails