terça-feira, 8 de março de 2011

Shoujocast #35 no Ar: Preconceito, esse inimigo a ser vencido



Hoje o nosso Shoujocast tem um significado especial. É dia Internacional das Mulheres. Sim, sim, ‘das mulheres’, assim no plural, pois somos muitas, diferentes, cada uma com seus objetivos, sentimentos, forma de ver o mundo. O tema de hoje é preconceito e, em especial, preconceito contra produtos feitos (por mulheres) para mulheres. E, claro, nada melhor do que três mulheres para falar sobre esse tema: Tanko, Lina Inverse e eu (Shoujofan). Como a Tanko bem disse no episódio, é o “Shoujocast da revolta”. e você quiser comentar, use o espaço do post, ou mande um e-mail para shoujocast@yahoo.com.br Para assinar o nosso feed, clique aqui. E agora o Shoujocast está no Twitter, então, se quiser, pode nos seguir. Se quiser baixar o programa, é só clicar neste link. É possível ouvir o Shoujocast no player abaixo, também:


Estou mantendo a imagem bonitinha que a Tabby Kink fez para a gente. Ela já tinha feito uma imagem de Natal e nos enviado, mas, agora, ela nos transformou em figurinhas estilo mangá. Muito obrigada, Tabby! Estou quase deixando como nossa imagem oficial. ^_^

Links Importantes para este episódio:

Lei Maria da Penha
Lei Maria da Penha é Constitucional
O Esvaziamento da Lei Maria da Penha
Rascunhos de Portugal em Hetalia: 1-2-3 (Obrigada, Crossing Yuuya!)
Matéria da Globo elogia Colin Firth, mas desqualifica Mr. Darcy
Twilight e os Homens – Cabine Celular do Mau Saldanha que explica bem, porque muitos homens desprezam a série. (*Não concordamos com tudo, mas recomendamos*)
Livro Wonder Women da Lillian Robinson.
Livro Uma História da Leitura de Alberto Manguel.
O Oscar e o resultado do Bolão
Blog da Cleycianne
Author Guidelines" para quem quiser escrever romances Harlequin (*em inglês*)
Para quem quiser ler material Elloras (*Por sua conta e risco e só para maiores*)
Mangás Harlequin: Quando um Gênero Popular Encontra Outro
Adoro Romances - Comunidade do Orkut para quem curte Romances Harlequin
Sua Boca Diz "Não", Mas Seu Corpo Diz "Sim"! (*post sobre a fantasia do estupro consentido*)


O video abaixo é o primeiro episódio de Harvey, o Advogado (Harvey Birdman, Attorney at Law) que passava no Adult Swin da Cartoon. Esse capítulo brinca com aquilo que muitos fãs de Jonny Quest já comentavam, que o Dr. Quest e o Roger eram um casal gay, o primeiro dos desenhos animados, e com filhos.



Quem quiser adquirir um dos artesanatos que a Lina faz, é só visitar o Inverse Craft. Ela faz coisas muito fofas, como esses chaveiros de Moyashimon que ela me deu de presente ou o quadro de gatinho que ela me enviou no meu aniversário. ^_^ E visitem o site da Lina e o Blyme Yaoi, o site da Tanko. Eles valem a pena.

Dia Internacional das Mulheres

Sei que hoje é 8 de março e o objetivo desse cast é, também, lembrar a data. Lembrar, porque o Dia Internacional das Mulheres não é data a celebrar, é uma data para refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar como seres humanos. por isso, ao invés de desejar "Feliz Dia da 'Mulher'" (*assim, no singular, como se todas fôssemos a mesma coisa, sem individualidade*) e distribuir florzinhas, mude as atitudes em relação às mulheres. Isso, sim, fará diferença para todas nós, mulheres. E eu desejo intensamente que um dia não precisemos mais de "Dia da Mulheres" ou de nenhum dia especial, porque só precisa de dia especial quem sofre preconceito.
P.S.1: Algumas correções, como eu não participei da leitura de e-mails, então, só esclarecendo, eu nunca escrevi para a revista Animax. Eu comecei escrevendo para a NeoTokyo.
P.S.2: Até alguma notícia em contrário, Nodame Cantabile só está suspenso nos EUA. Infelizmente, acho que a série foi cancelada. Mas é ACHISMO, nada oficial.

27 pessoas comentaram:

Vocês comentaram da Mulher Maravilha, apesar de não ter um filme a caminho, vai ter um novo seriado. Mas acho besteira, existe muita material para filme, só ver os episodios da Liga da Justiça focados nela. Se tem material para serie, é fácil adaptar um filme.

Olha, eu conheço essa fase da Mulher Maravilha sem uniforme. Na boa, aquela foi a melhor coisa que escreveram para a personagem em muito tempo quando foi feita; tentaram sintonizar a personagem aos anos setenta. Danny O'Neil foi um grande escritor de quadrinhos, eu recomendo realmente a leitura do Questão que saiu nas livrarias ("O Zen e a Arte da Violência"). O problema é que ele realmente não gostava de personagens com grandes poderes; ele sempre lidou melhor com materiais de ação mais pé no chão, mais realistas (policial, espionagem, artes marciais, etc); e tentava adaptar tudo o que fazia a esses parâmetros. Nem sempre ele foi bem-recebido, mas qualidade raramente lhe faltou.

Por outro lado, realmente a Mulher Maravilha demorou a ter mais cuidado editorial. Você pode não gostar da obra do George Pérez, mas ele é um autor importante e quando o chamaram, foi em um esforço para dar valor a personagem. Não custa lembrar que a editora do título foi uma mulher, a Karen Berger, cuja tutela deu espaço a títulos importantes como Sandman e Homem-Animal.

Quanto a thundercats, é uma coisa ridícula essa reação; 90% dos desenhos americanos da época eram animados em estúdios menores japoneses, e Thundercats era um deles.

Ah, eu ia me esquecendo disso: O Cornwell não é um mau escritor, mas prefiro de longe o material mais descompromissado dele (a série Sharpe, que realmente é muito boa – e eu recomendo) do que o material em que ele se leva "a sério". E infelizmente a trilogia arturiana dele é um desses materiais "sérios".

Alexandre, despir uma personagem do seu uniforme é um absurdo. Especialmente levando-se em conta o caráter patriótico do mesmo, ainda mais em uma personagem icônica e, no caso da Mulher Maravilha, sendo ela a única mulher.

Bom, ou não, mostrou o quanto a editora desconhecia seu público (feminino) e o quanto estava fora de sintonia com ele.

Faltou falar que a autora de Frankenstein, com 19 anos, quando escreveu essa obra fantástica ela estava apenas fazendo uma brincadeira. Estava ela reunida com outros escritores famosos à época e como desabava uma tempestade, eles decidiram inventar estórias de terror para passar o tempo.

Claro, que esse romance não nasceu perfeito, foi preciso reeditá-lo, reescrevê-lo, mas o original de poucas páginas causou muito mais terror do que qualquer outro apresentado naquela noite. E só após isso é que lhe foi aconselhado publicar esta obra, ainda que com um pseudônimo masculino. Aliás, Lord Byron era um dos consagrados escritores que estavam naquele momento histórico.

Tmabém acho interessante falar, que a época em que tal obra foi escrita, uma mulher na idade de Mary Shelley, não poderia ser tida como uma criança. Ela estava noiva, seu futuro noivo estava com ela quando Frankenstein foi idealizado. Era um outro momento da História, mas seria preconceito dizer que não tinha idade para tal, diante àquela época ela já era encarada como adulta perante a sociedade, diferente da atualidade em que 19 anos é "acabar de sair das fraldas".

Vocês nem chegaram a abordar a Lei Maria da Penha... eu eu tava torcendo por issoXD

Olá moças!

Olha, que shoujo cast bom hein? Tá arriscado de ser o melhor até agora!É um prazer muito grande ouvir um podcast de visão feminista junto com visão nerd. Isso torna o shoujo cast único.

Sobre a discussão sobre preconceito: Infelizmente é difícil imaginar que um dia os machistas possam entender como é importante, por exemplo, a existência de uma heroína como a mulher-maravilha. Quantas meninas não se sentiram encorajadas com a sua bravura e ar destemido e porque não, quanto meninos gays não devem ter acreditado que podiam encarar essa vida tão difícil vendo que uma mulher, que é tão discriminada quanto eles, conseguia impor o respeito de todos? Não acho que é exagero admitir que a mulher-maravilha salvou muitas vidas que estão fora das páginas dos quadrinhos também rs.

De resto, obrigado pela recomendação de Cofee Prince e pelo carinho. Eu gosto muito de vocês três e sem esse podcast e sem vocês no twitter, a graça de entrar na internet diminuiria 50%.

Beijão!

Ah sim, que cada dia internacional das mulheres simbolize a luta que todos nós, homens e mulheres, temos para construir um mundo onde a igualdade existe. Parabéns mulheres do shoujo cast, embora agora eu só as imagine como personagens de mangá rs.

Bem, Faye, nós falamos da Lei Maria da Penha. Não acho que seria interessante, aprofundar a coisa... Poderia ter falado do seu surgimento.

quanto à Mary Shelley, ela não era noiva de Shelley, eles fugiram juntos, ele era casado, e a história não foi nada certinha ou cor de rosa para eles. Aliás, eles tiveram que viver no Continente, porque não eram aceitos nas boas casas.

Quanto aos tais 19 anos... na Inglaterra as mulheres podiam casar mais tarde e casavam. Pegue as heroínas de Austen. Pegue a própria Rainha Vitória e compare com sua prima Maria II de Portugal. Vitória casou com 21, Maria II com 15 anos. Mesmo no início do século XIX a coisa era bem relativa...

Pedro, obrigada pelo carinho. Eu gostei muito de gravar esse programa, muito mesmo. ^_^

Nunca vi a mulher maravilha sem uniforme, mas deve se ruma coisa bizarra afinal os uniformes de super-heróis são a sua marca registrada, e aliás sempre achei o uniforme dela muito bonito e patriótico ( é bonito ver que em outros países o patriotismo é bem visto, não é como no Basil que a grande maioria só fala mal do Brasil e nunca faz nada para melhorar...)
Esse preconceito com pateriais feitos para mulheres é uma grande bobagem porque boa parte dos grandes clássicos foi feita focando opúblico feminino vido os Beatles, e até na literatura como na casa de Lord Byron, machado de Asis, José de Alencar, etc...
O preconceito com a mulher foi sendo reforçado durante milênios então ainda vai demorar muito para alcansarmos os direitos iguais alias o próprio núcleo familiar reafirma o machismo como por exemplo o pai não ajudar em absolutamente nada o serviço doméstico e ainda quando a mulher está descançando após a faxina dizer que ela não faz nada ¬¬

Valéria, mudanças de uniforme são pontuais em Super-Heróis. Robin não fica mais de pernas de fora, o Batman hoje veste predominantemente preto e não azul (e perdeu a sunga), e mesmo a Mulher Maravilha quando surgiu usava um vestido relativamente comprido. Eu pessoalmente não desgostei do visual recente, eu só teria dispensado a jaqueta – acho que esse toque extra foi a palha que quebrou as costas do camelo, caso contrário poderia ter sido vendido como uma evolução do uniforme.

Alexandre, mas geralmente são mudanças pontuais que não DESCARACTERIZAM. No caso da Mulher Maravilha da virada dos anos 1960/70 foi o que aconteceu. E a intenção não era ser pontual. De resto, salvo mexerem na parte de baixo de sua roupa (saia calça, short, biquini, tanga, etc.), normalmente, você bate o olho e reconhece. Mesmo com essa mudança atual é assim.

E o que é feito de Robin e Batman, realmente não me interessam. E se os fãs deles curtiram, se diminuiu a carga homoerótica... Enfim, é lá com eles. O Batman nunca vestiu a bandeira americana.

Oh, muito bom esse cast.

Um assunto mega-importante e muito necessario.

Tem muita coisa p/ se comentar.

Sobre a Mulher-Maravilha, ela só começou a ter esse destaque como parte da Santissima Trindade DC a partir dos ano 80 e 90 e apesar de terem surgido heroinas ainda melhores como personagens, ex:

Barbara Gordon, que após ficar paraplegica e atuar como Oraculo, alcançou uma importancia muito maior dentro do universo DC do que quando era uma simples copia do Batman.

Mas nenhuma se tornou um icone como a Princesa Amazona.

E vou dizer que conhecer Shoujo manga foi de fato uma mudança e tanto para mim.

Novas perspectivas, novas historias, novas narrativas.

É pena, muita pena mesmo, que aqui no ocidente não tenhamos ainda criado algo assim.

Fico feliz por minhas sobrinhas terem chance de lerem shoujo ao inves de se afastarem dos quadrinhos, por esse não as representarem.

Sobre True Blood, cho que ja falei demais sobre o meu desgostos com o rumo e as deformações que a historia sofreu na TV...

E sobre literauta erotica feminina, principalmente no estilo Eloras e afins, rs, eu gosto de muitos titulos e acabo de me lembrar que , de certa forma foi graças a Valeria que eu os conheci.

heheeh

Não sabia destes pontos aê, eu conhecia a história dela da forma que contei por uma "reportagem" que vi na num canal informativo. o.o

É sempre bom ter novas informações, obrigada^^

quanto a idade, eu só queria deixar claro mesmo que isso não importa. E mesmo tendo tal idade "novinha" Mary foi capaz de criar uma das histórias mais incríveis do universo do terror e um dos monstros mais interessantes há que se dizer.^^

e eu esqueci de dizer que amei o shoujo castXDDD

e sobre a Maria da Penha, fica para uma rpóxima, e caso queiram fazer um cast sobre eu me prontifico a ajudar^^ [uma das leis mais esperadas no meu curso de Direito]

Então... Adorei esse ShoujoCast XD
Gostei MESMO.

Acho que esse tipo de tema deve ser bem debatido.

Concordo com tudo que disseram... assino em baixo XD

A escolha das musicas foi muito bem feita °o° E a edição ficou ótima XD

Espero que não precisamos de um acontecimento, tipo no mangá Ooku, para fazer mudar o pensamento da sociedade, em relação às mulheres.

Ganbatte ^^

Ah, sobre Haru e Natsu... eu li numa NeoTokyo (43), que teve 3 pontos de audiencia.. e isso é bastante, até.. sabendo que no horario dava novelas, na Globo e na Record -s

É isso XD
Já aguardo ansioso o proximo episódio XD

*3* Adoro vcs ^^

Ah, nem comentei... eu já li dois Harlequins(?)
Faz tempo que não leio eles, por sinal... minha mãe é viciada neles.. tem uma coleção gigantesca aki em casa -s

Nunca nem reparei no nome das autoras.. mas vou cuidar esse detalhe, agora xD
\o/

Olá! Sou ouvinte nova do Shoujocast e queria dizer que adorei! Comecei a ouvir influenciada pela presença da Tanko xD

Bem, isso do preconceito com materiais direcionados ao público feminino e feitos por mulheres é, infelizmente, algo muito comum. Mas como Lina disse, quem deixa de ler algo simplesmente pq é feito por uma mulher e/ou direcionado para mulheres, estão perdendo muitas estórias boas. Essas pessoas muitas vezes nem dão uma chance.

Também fico triste pelo fato de não se ter uma adaptação para o cinema da Mulher Maravilha, o único filme com uma personagem feminina de quadrinhos de que me lembro de ter visto é o da Elektra.

Queria comentar que também conheci Hetalai por causa do Shoujo Cafe, quando teve aquela polêmica a respeito da Coreia do Sul e tal. <3

Ótimo podcast, amei o tema abordado, mal posso esperar pelo próximo!

Adorei esta edição do ShoujoCast, mas acabou tão rápido...Se tivesse mais meia hora de duração sairia do 99% para o 100%!!!(fanático que estava ansioso pelo cast)^-^

Atualmente tenho reparado uma nova forma de preconceito: O da Mulher contra a Mulher. Trabalho rodeado delas e ouço coisas absurdas. Por exemplo. Neste carnaval uma de milhas amigas ficou com um cara e ganhou marcas roxas no pescoço...Coitada, quase foi apedrejada pelas outras. Se fosse um homem seria o garanhão...

Mas emfim, adorei o Cast. Já estou ansioso pelo próximo. Kissus.

Como ouvinte nova do Shoujocast gostaria de parabenizar pelo podcast ma-ra-vi-lho-so de hoje com um assunto muito pertinente,parabéns.

Nunca liguei muito pra Mulher Maravilha, pois sou fã mesmo é da Tempestade dos X-Men, mas sei que a blogosfera de beleza anda super feliz com a MAC que lançou uma coleção de maquiagens bem bonita com ela o que mostra que eles conhecem o poder que ela tem no imaginário feminino.

Também fui apresentada a Hetalia pelo Shoujocast e achei bem divertido,obrigada.

Sobre as críticas aos shoujos pela falta de beijos e sexo acho no mínimo estranho já são poucos os shonens que tenham, mesmo quando tem fanservice. Aliás penso que os garotos deviam ler mais shoujos já que eles raramente tem com quem se abrir sobre romance esta seria uma forma de aprendizado. E os homens podiam ler uns harlequins pra aprender uma ou duas coisinhas.

Bom podcast !

Senti muita falta da Gail Simone, minha escritora de quadrinhos preferida (passei a amar o deadpool nas edições com ela e o UDON) e PRINCIPALMENTE falta da Anne Rice nas discussões de escritoras, principalmente citando crepusculo como quem fez as meninas entrarem em convenções de vampiros ... "Entrevista com o Vampiro" é o mais perto de um yaoi que hollywood vai fazer ! xD

Ah ..e quem reclama do thundercats virar anime nunca reparou que o original tem 387 coisas de anime (vide abertura). Só que era o anime daquela epoca, e agora é o anime dessa epoca =P

...e até o super-homem ja teve mudanças drasticas no visual que tirassem a ideia da bandeira ... como quando ele ficou com poderes eletricos (!)

E acho engraçado falarem que autoras de yaoi são lesbicas e coisas do tipo ....pq quem estuda historia da arte ve que alguns historiadores falavam que caravaggio era negro simplesmente pq ele ..... pintava telas escuras ¬¬

Nossa, adorei o shoujo cast!! Muito bom, muito pertinente e muito divertido! XD

Ah, nem, eu assistia e adorava (!!) ThunderCats quando criança, tinha a espada lá do protagonista e nem por isso deixo de admitir que o visual deles tá beeeem melhor do que antes!!! Qualé, aquela roupa e os penteados super esquisitos! Agora tá muito mais legal!
É, e Thundercats sempre foi desenho de criança e ainda por cima tinha final com lição de moral que nem She-ra.

Ah, sim, eu sou mais uma que conheci Hetalia pelo Shoujo Café! ;} Bem como Black Bird e outros títulos.

Mais coisas eu comentei no e-mail que enviei!

Acho que este cast foi um dos melhores até agora! Muito bom, muito bom mesmo!! ;D

Ah, é! O vídeo "A Guarda dos meninos" é muito engraçado! Adorei!! XD

O Shoujocast está perfeito!

Concordo totalmente com vocês, os materiais produzidos por mulheres e para mulheres, são menosprezados e desrespeitados de várias formas... E o pior, isso é visto e tratado normalmente.

O mais deprimente disso tudo, é que muitas mulheres dão razão a esse preconceito; muitas vezes parte delas mesmo. Quando isso acontece, é o que me deixa mais triste (e já aconteceu muitas vezes, infelizmente) =/

Um exemplo do que eu disse acima, tem até a ver com As Brumas de Avalon... Uma amiga disse que não gostou porque o livro era muito "feminista" ¬¬

Feminista porque a ótica está na visão da Morgana, e não do Arthur? Porque é uma história onde, como a Lina disse, os homens tem a mesma proporção de importância que uma mulher tem numa obra "masculina"?! Affs... ¬¬

É tão "normal" as próprias mulheres alimentarem esses preconceitos, que o comentário sobre a escritora que disse que era "escritor porque transcendeu sei lá o que"... Pinta este quadro vergonhoso, quando a mulher mais que aceita, concorda com essa mentalidade preconceituosa.

Sobre as "lendas" de que shoujo mangá bons é feito por homens com pseudônimos femininos... E todas as outras "lendas" comentadas... Sem comentários, simplesmente ridículo.

Enfim, eu sei que vocês são umas fofas e deixam a gente se "abrir" aqui a vontade, rsrs... Mas hoje eu não estou tão inspirada para comentários! XD Só queria deixar registrado aqui que amei o Shoujocast e que esse tema, até merecia parte II, III... Porque a temática abordada abre margem para discussões super interessantes e necessárias.

E que... Adoraria um próximo Shoujocast com "sangue nos olhos", Tanko! kkkkkk... Esse finalzinho foi demais! XDD

Olá Valéria, já "frequento" seu blog há tempos e gostaria de parabenizar pela qualidade das matérias que tu postas aqui; a critica de "cisne negro" foi a minha predileta de todas as que li, a abordagem que fizeste do filme foi muito boa, principalmente a analise da personagem do Vincent Cassel (li várias outras criticas ao filme que eram demasiadamente superficiais e até mesmo machistas...Sugerindo que a obsessão de Nina Sayers era limitada a sua opressão sexual).

Acompanho o podcast desde as primeiras versões e esse foi um dos meus prediletos por um motivo especial, vocês tocaram em um ponto que me preocupa muito: a questão deste "machismo contemporâneo" digamos assim, ser, várias vezes, extremamente prejudicial ao próprio homem. Falo isso porque sempre tive meu interesse voltado ao shoujo e josei, e já cheguei a sofrer um certo preconceito (neste circulo nerd fanboy xD) por causa disso; também gosto dos trabalhos das irmãs brontë (que vc chegou a citar Jane Eyre), e realmente esse tipo de preconceito e "tabu masculino" apenas nos limita, enfim acho que nós homens temos que repensar nisso pq só acabamos perdendo espaço e sendo demasiadamente anacrônicos...Compartilho muito das tuas opiniões e das outras realizadoras do podcast, parabéns!!

Ah, tu falaste do Jonny Quest e de Super-Hérois e ai eu lembrei que a Marvel chegou a criar um herói (acho que não muito conhecido) assumidamente homossexual chamado Northstar (infos aqui, se interessar: http://en.wikipedia.org/wiki/Northstar).

Enfim, parabéns e saiba que tens um admirador aqui! =)

Só tive tempo de ouvir o shoujocast agora e gostei muito, esse é um assunto que infelizmente está muito presente ainda...
Já presenciei uma situação de preconceito quando fui ler Otomen durante o intervalo das aulas na faculdade, um amigo meu que lê mangás também me perguntou com uma cara estranha "Que mangá é esse?", acho que ele se assustou com a capa rosa, eu expliquei qual era historia e que era um manga shoujo e ele me perguntou o por que eu estava lendo "aquilo" (e ele nunca tinha lido ou assistido um shoujo). Parece que na mente de muitas pessoas é estranho ler um shoujo pra apreciar uma boa historia ou se divertir e acho que o pior é perceber esse preconceito nas pessoas que curtem anime e mangá além das pessoas que não gostam, e situações como essa acabam acontecendo em outras mídias também como em livros também... é lamentável a quantidade de boas obras que as pessoas perdem por puro preconceito...

Opa, descobri uma utilidade nova pro meu mp3 player: Ouvir podcasts! Sou meio atrasado pra descobrir essas coisas, mas fazer o que, ne?
Só comentando sobre:

- Thundercats: Só fiquei chateado por causa da "juba" do Lyon, que sumiram com ela :( Até por causa do animal que representa, eu acho que seria bacana manter um jubão no personagem. De resto, parece ótimo. Tomara que mantenham a temática egipcia tb (principalmente arquitetura).

Pelo menos no desenho da LIga, existem duas supermulheres: a Maravilha, e a com asas (nao lembro o nome da heroína). Essa última, até mais interessante que a Mulher Maravilha, pelo lado impulsivo que muitas vezes quebra a previsibilidade de algumas cenas.

Related Posts with Thumbnails