domingo, 24 de outubro de 2010

Shoujocast #30 no Ar: Nossos Professores Inesquecíveis


E chegamos ao nosso trigéssimo programa! O Shoujocast dessa semana é sobre professores da ficção, anime, mangá, filme, dorama, etc., além de contar causos do nosso tempo de escola. Neste programa contamos de novo com a participação da queridíssima Tanko, do Blyme Yaoi, que apresenta o Shoujocast comigo, Valéria Fernandes, e a Lina. Espero que vocês gostem. Se você quiser comentar, use o espaço do post, ou mande um e-mail para shoujocast@yahoo.com.br Para assinar o nosso feed, clique aqui. Se quiser baixar o nosso programa, clique neste link. Para ouvir o programa no próprio site, é só clicar no player abaixo:
 
Durante o programa, falamos de alguns filmes. Um deles, o do professor de matemática boliviano (*eu coloquei na cabeça que era colombiano*) se chama O Preço do Desafio (Stand and Deliver), o post do Dia dos Professores que eu fiz para o blog é este aqui. Dos filmes que citei lá, e foram falados no nosso cast, os disponíveis em DVD são Ao Mestre com Carinho, O Milagre de Anne Sullivan, Sociedade dos Poetas Mortos, O Clube do Imperador, A Escola do Rock, Mentes Perigosas, Nenhum a Menos e IF. Será que esqueci alguém? Os doramas citados foram Dragon Zakura (ドラゴン桜), Jyoou no Kyoushitsu (女王の教室), Gokusen (ごくせん) e GTO - Great Teacher Onizuka (グレート ティーチャー オニヅカ).

 

Aogeba Toutoshi é a música japonesa tradicionalmente utilizada para homenagear os professores e professoras. Ela foi comentada no cast. Eu adoro essa seqüência de Azumanga Daioh e eu chorei muito quando vi esse episódio a primeira vez, foi quando conehci a música. E, claro, a seqüência com a música de Ao Mestre com Carinho (To Sir With Love). Ah, sim! Conforme prometido, as fotos das canecas da futura promoção. Coloquei uma delas aqui, as outras vocês podem ver no meu Twipic. Para quem interessar, a Lina achou o site das canecas (*eu tinha perdido*), é o Nezumi Studio.

 
Ah, quem quiser adquirir um dos artesanatos que a Lina faz, é só visitar o Inverse Craft. Ela faz coisas muito fofas, como esses chaveiros de Moyashimon que ela me deu de presente. ^_^ E visitem o site da Lina, também. Eu acho que vale a pena. Agradecemos, também, aos meninos do Jcast pelo áudio que nos enviaram. Obrigada pelo carinho. E aceitamos o convite, sim! ^_^ E para quem quiser conhecer o trabalho da Natania, o blog dela se chama Gibiteca.com

21 pessoas comentaram:

Eu devo confessar que eu não esperava muito deste shoujo cast sobre professores. O motivo? É que desde o ginásio que eu fui um aluno que não dava importância alguma pras aulas ou para os professores. Sempre fui muito rebelde. Mas uma professora me marcou sim, foi minha professora Suzane que me deu aula da sexta até a oitava série de matemática. Sempre detestei a matéria, mas sempre admirei a postura séria que ela tinha e nunca vou esquecer de quando ela levou uma criança pra uma de nossas aulas e apresentou ele como o seu filho. Os alunos perguntaram porque ela nunca tinha falado no tal filho e ela explicou que tinha adotado ele e que mesmo não sendo mãe de verdade dele, já o amava tanto que isso não fazia a menor diferença. Eu fiquei muito comovido com a sinceridade e mensagem de amor que aquela mulher que geralmente era tão séria passou para nós alunos e para o próprio filho dela que até dele eu lembro o nome: Rafael (era bonitinho hahahahahahahaa).


Eu não pude mandar a mensagem gravada para vocês porque estou sem um headset, mas no dia que eu mandar a minha mensagem, garanto que vocês vão adorar a minha voz rsrsrs

Sobre os professores comentados, eu gosto da Michelle Pfeiffer em "Mentes perigosas" (citado pela Lina) e sim, a música tema deste filme é não menos que sensacional.
A mestra Genkai também é inesquecível e achei interessante a comparação dela com o Yoda hahahaha (na aparência), nunca tinha pensado nisso.
Ah, preciso dizer que eu adorava a professora Helena e nunca vou me esquecer quando ela teve que se ausentar das aulas e colocaram a professora Suzana no lugar dela hahahahaa. A turma se revoltou e na primeira aula dela a Laura (a gordinha que achava tudo romântico)disse pra ela que não aceitaria ter aulas dela porque ela não passava de uma substituta! HAHAHAHAHAHAHAHA Amava Carrossel.

Olha, eu queria ter tido aulas com a Valéria e a Tanko! Vocês são tão simpáticas e com uma cabeça tão boa...

Este podcast foi ótimo! Me pegou de surpresa por ter me agradado já que o tema era "profesores" e me fez lembrar de muita coisa boa. Acho que podcasts que dão essa sensação de nostalgia sempre são os melhores e mais marcantes.

Beijos pra todas e seja bem-vinda Tanko!

Acho que eu nunca comentei em poadcast, mas enfim XD
(eita, sinto que esse comentário será BEM longo)
Não diria que eu tive "trauma" com professores, mas o que me acontece muito é que, depois de passados alguns anos, deixar de gostar de um professor antigo.
Por exemplo, minha professora de História e Geografia do primário.
Ela era uma ótima professora e tal, mas aos poucos eu fui percebendo o quão "puxa-saco" ela era XD

E isso que foi falado sobre os professores de Física de 8ª série (ou 9º ano, como é aqui em São Paulo) é bem verdade.
O nosso professor de Física do 1º semestre era professor de faculdade, e dava pra sentir que ele não gostava de dar aula para o 9º ano. Por isso a gente tinha que aturar um bando de comentário sarcástico pra cima da gente. A maioria de nós odiava Física no primeiro semestre, por causa dele.
A gota d'água foi quando ele fez a prova do 2º bimestre cheia de matéria que ele não havia explicado.

Daí agora a gente tem um professor novo. E ele é MUITO legal <3
Explica bem, trata a gente bem, as aulas são divertidas e sinto que finalmente estou entendendo Física.

Também tinha um professor de Desenho Geométrico, que durante dois anos fora o professor de Artes.
O problema é que ele não sabia NADA de artes. Mandava uns exercícios bobos que não incentivavam nada (nem sei como ele era professor de artes, vai ver que era porque ele sabia fazer caricaturas). E ainda mais pra aluno como eu que quer ser artista, era MUITO desmotivador :/
Masss, ano passado mudou. Agora a gente tem uma professora de Artes que REALMENTE sabe sobre artes (ela é artista plástica). Ela sempre leva a gente em exposições, e se diz minha "fã nº 1" 8D (eu mostro meus desenhos para ela)

Tirar canhotice deve ser tenso XD
Nosso professor de matemática, que nem é tão velho assim (se tiver 35 é muito), é destro à força :/
(o que me faz indagar como é que meu pai conseguiu ser canhoto XD)

Adorei o shoujo cast! Foi divertido e tratou de assuntos muito interessantes sobre o exercício da profissão de professor, etc...

Agora, para ser sucinta: Lina... Lamber o chão que caiu o todinho? kkk... Sicursal do inferno total hen! (e dançar no caixão da outra professora... kkk).

Enfim, gostei muito, anotei várias dicas interessante de séries e principalmente doramas...

Ah, e mesmo tardiamente comentando... Acho que o Negi (Negima!) é um professor que também merecia ser lembrado! Ele é tão bonitinho! XDDD (mas não só por isso ele deve ser lembrado, fique claro!).

Ansiosa pelo próximo shoujo cast!

Até mais!

Ola Meninas!!!

É a primeira vez q eu comento em um post no shoujo cafe, sempre acompanhei através dos feeds.

Eu adoro shoujo, mas não estou no nível de vcs, mas sempre q eu posso eu pesquiso, leio ou vejo algum titulo comentado por vcs.

Sobre o podcast ...

Adorei!!!

Um dos animes q me marcou mesmo como sensei foi GTO, um professor super diferente do padrão, até meu marido viu alguns episódios isso não é normal.
Faltou vcs comentarem de dois personagens bem diferentes, o Negima do anime Mahou Sensei Negima e a Izumi do FullMetal Achemist, esses personagens eu curti bastante tb.

Continuem sempre com os podcast, adoro!!!

Obrigada!

Waah.. ^.^
Muito bom o shoujocast, adorei terem lembrado da professora do Chico Bento e do professor Chavier xD

Nháá...eu amo o shoujo cast, quando fica mais de 2 semanas sem sair algum, eu já começo a roer as unhas (exagerando um pouco), mas assim...mesmo quando não é sobre um tema que eu goste ou entenda, é sempre divertido escutar vocês. Ah, continuem deixando alguns curtas no final do cast, foi bem engraçado hehee.

Sobre o tema em questão...bem, eu fiquei de gravar, mas enrolei demais e perdi a oportunidade. A melhor professora que ja tive na vida, foi uma que me ensinou a gostar de matematica. E tipo, sempre lembrarei dela com carinho, pois até então, eu ODIAVA matematica, dai ela sempre dizia que matematica era a materia mais facil do mundo e que, se algum aluno dela não gostasse dessa materia, a responsabilidade seria dela por não ter conseguido ensinar direito e da maneira certa. Waahh..foi nesse dia que começei a gostar novamente de matetica e inclusive, aprendi.

Gostei muito do Shoujocast e fiquei com mó peninha da Lina.

Professora cruela total.

Eu tive excelente professores em sua maioria, e uns poucos malas sem alça.

E vamos combinar que hoje em dia professor é profissão de risco.

Michelle Pfeiffer, Mestra Genkai, a professora Minerva de Harry Potter, Charles Xavier dos X-men...

Não conto o Mestre Yoda pq as lições dele só deram merda no final, hehehe

E oh, o SHoujocast não é arroz com feijão não viu?

É um prato especial a cada edição, oh o respeito

Anw... eu esqueci que não tinha enviado o audio D;
Eu andei muito atarefado com a facul nesses dias~
Gravei e botei na cabeça que ja tinha enviado... tava até esperando passar no programa ._."

Gomene u_u

Esse foi um ótimo programa... nada de feijão com açucar -s
ÓTIMO MESMO! Ri muito de vcs. Lina continua com a perfect edition(?) E Tanko deu um gostinho a mais, no programa xD [/comofaz

Antes de mais nada, Parabéns pra Valéria e pra Tanko, pelo dia dos professores~

Bom, eu (diferente do Pedro Monção -q) sempre fui MUITO quieto e comportado em sala de aula... mas tipo, não sou cdf. Sou só antisocial o-o
As professoras sempre reclamavam pra minha mãe por eu não falar NADA em sala de aula u.u
Mas poxa, eu tava contribuindo para uma aula silenciosa -s

Tive duas professoras que lembro muito bem...

Uma de matemática, que era uma ótima pessoa, simpatica ao extremo... mas, que não sabia matemática.
Ela adorava se exibir, dizendo que todo mundo procurava ela pra aulas particulares...~
Lembro-me, que ela adorava passar aqueles exercicios de livros que pra resolver, se usa umas 4 paginas ._."
E ela NUNCA conseguia achar a resposta xD
Se escabelava toda de tanto calcular... era tenso ver -s

E outra professora, que eu considero a melhor professora que tive, foi de Portugues...
Ela pra fazer todo mundo lembrar das regrinhas basicas, cantava. Tipo, estavamos no segundo ano do ensino medio. Ela catava todas as materias que ela passava. E parecia mágica, pq grudava na cabeça. u_u

É isso é?!

Ah, na gravação, eu tinha falado do professor Hanamoto, de Honey & Clover, e do Dumbledore, de Harry Potter.
Acho eles os melhores professores que conheço *o*

Dos que vcs descreveram, não conheço quase nenhum (pena)~

Senti pena da Lina pela professora má o-o

Adorei as canecas~ Poço ficar com as duas sem problemas u_u -Q

Adorei o programa... gostei MESMO. Já to esperando pelo proximo \o/

Até~

Ja eu era do tipo comportado, sentava nas primeiras cadeiras, não fazia bagunça (muito), sempre tentava responder as perguntas e apresentar o trabalho na frente da sala ^^

Era meio CDF sim, mas só p/as areas humanas, portugues, historia, geografia...na parte de exatas era dificil, e quimica foi um martirio no colegio.

Em compensação sempre tive as melhores notas em redação, literatura e historia.

hum, saudade de estudar...

Ah, e gostei dessas canecas tb.

Até ja escolhe um bom lugar para elas aqui em casa.

Matt e outras pessoas sempre estão comentando por aqui. Vocês tem twitter? Se tiverem, me add pra eu conhecer vocês! O meu é @snoopy_xxx. Acho que a galera que comenta no shoujo cast tem uma boa cabeça e eu adoraria ter mais contato com vocês por lá!
Grande beijo!

Poxa Valéria! Infelizmente por causa das aulas não pude gravar um áudio... queria muito, mas não deu. Mas se vc fizer outro shoujocast com participações especiais,seja de natal, de páscoa, de dia do indio, eu gravo um áudio . Amei este shoujocast, está na lista dos preferidos. Os |meninos do Jcast são bem engraçados, me fez querer ouvir o podcast deles. Achei a Lina engraçadissima neste programa!! As lembranças escolares dela são hilárias...
Eu teria bastante coisas pra falar sobre meus professores, pois sou filha de professores, e tenho relações muito marcantes com os meus. E acho que vcs não passaram por uma das (piores)experiências da vida de uma aluna que é ter aula com seu próprio pai!! Aliás, meu pai é professor de História, e História é minha matéria favorita até hoje. Parabens por sua profissão! É uma profissão pouco valorizada, mas creio que é uma das mais importantes.

E aaaah, quero muito muito muito muito aquelas canecas *-*

Vim ver os novos comentários, e reli o meu...
"Esse foi um ótimo programa... nada de feijão com açucar -s"

[/torindoalto

Creio que eu quis dizer "feijão com arroz" -Q

Gomen, gomen~

E AS CANECAS SERÃO MINHAS!!!! VÃO TIRANDO O OLHO!! -Q [/apanha

Vai sonhando Matt, vai sonhando.

E lembrando do comentario da Valeria num outro post, eu tb tive uma professora monarquista.

Ela até fez campanha pelo retorno da familia real lá na epoca do plebicito sobre forma de governo.

Vou confessar!
Eu não mandei mensagens porque eu fiquei adiando pra ''amanhã'' e acabei perdendo o prazo prontofalei XD

Adorei o Cast.
Nossa, se eu fosse a Lina seria traumatizada até hoje, que azar com professores.

Eu acho que só tive uns três professores que gostava mesmo. Minha professora fofa da primeira série, Renata. Meu professor amado de Literatura (na verdade era português, mas só tivemos literatura rsr) Danilo, do segundo colegial. E o super professor que eu não lembro o nome (porque ele tinha na verdade um apelido) de história do cursinho.

E na ficcção eu não tenho professores favoritos, com excessão do Snape de Harry Potter que adoro tanto!!
Eu sempre soube que ele não era vilão, mesmo depois de matar o Dumbledore, e quando eu li o último livro veio dele minha maior sensação de perda.
Eu adoro a personalidade dele, pena que ele teve que se fazer de mal (não que ele não gostasse um pouquinho) pro bem dos planos de todods, mas ele foi muito injustiçado.
Pelo menos no fim foi reconhecido que ele estava do lado certo.
MAs eu preferia que ele estivesse lá dando aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, no desfecho.

Enfim, nada é como queremos.

Adorei o finalzinho - erros de gravação? Extras? rsrs - ao som da trilha de Bob Esponja XD

Até o próximo.

*Erro de português grosseiro no outro Post >.<*

Vou confessar!
Eu não mandei mensagens porque eu fiquei adiando pra ''amanhã'' e acabei perdendo o prazo" prontofalei XD

Adorei o Cast.
Nossa, se eu fosse a Lina seria traumatizada até hoje, que azar com professores.

Eu acho que só tive uns três professores que gostava mesmo. Minha professora fofa da primeira série, Renata. Meu professor amado de Literatura (na verdade era português, mas só tivemos literatura rsr) Danilo, do segundo colegial. E o super professor que eu não lembro o nome (porque ele tinha na verdade um apelido) de história do cursinho.

E na ficcção eu não tenho professores favoritos, com exceção do Snape de Harry Potter que adoro tanto!!
Eu sempre soube que ele não era vilão, mesmo depois de matar o Dumbledore, e quando eu li o último livro veio dele minha maior sensação de perda.
Eu adoro a personalidade dele, pena que ele teve que se fazer de mal (não que ele não gostasse um pouquinho) pro bem dos planos de todods, mas ele foi muito injustiçado.
Pelo menos no fim foi reconhecido que ele estava do lado certo.
Mas eu preferia que ele estivesse lá dando aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, no desfecho.

Bem, nada é como queremos, não é?

Adorei o finalzinho - erros de gravação? Extras? rsrs - ao som da trilha de Bob Esponja XD

Até o próximo.

Pior que eu tive esses dias um comentário que lembrou que houve, sim, uma professora na ficção que me influenciou. Quando eu era criança (onze anos mais ou menos), eu li um livro do William Saroyan chamado "A comédia humana", e tem um pedaço maravilhoso quando uma professora quer falar com dois alunos que não vão com a cara um do outro. Ela NÃO QUIS que os dois se entendessem ou tornassem amigos. Na verdade o genial ali foi isso: Por alto, o que ela falou foi: "olha, se vocês se detestam - e eu queria que vocês soubessem que não há nada errado com isso; isso é natural. Ninguém é obrigado a gostar do outro, virar amigo do outro ou colocar-se no lugar do outro para entender as suas razões." O que ela queria dizer é que o importante é que as pessoas RESPEITEM as diferenças um do outro e gerem conflitos – se não há motivo para conciliar, por que não ficar cada um no seu espaço, sem invadir? É esse o ponto que é genial ali: não é preciso que sejam amigos, não é preciso ser hipócrita. O importante é respeito ao espaço do individuo, acima das relações pessoais. Isso foi algo importante, pessoalmente, para minha forma de pensar – acho péssimo inclusive a tendência que vejo quando somos crianças quando tentam fazer que dois guris que brigam virem amigos. Melhor seria ensinar o respeito ao direito de cada um ficar em seu canto – e de você não ser o vilão por não gostar de alguém.
Foi uma lição preciosa e veio de uma professora da literatura. E nem lembro mais o nome da personagem, que no livro só apareceu ali. :\

Aqui só para dizer que eu não perco um Shoujocast, mas eu fico com preguiça de comentar, não é porque eu não gosto :P

Adoro o trabalho de vcs e quando tem, guardo o shoujocast para ouvir domingo ^^

Ah, eu também queria perguntar pra Lina o que ela achou da segunda temporada de Hotaru no Hikari?
Eu AMEI a primeira temporada e estava super animada para a segunda, mas achei o primeiro episódio tããããão chato que fiquei com medo de assistir o restante e estragar a "memória" que tenho da primeira temporada.
Devo continuar a assistir, Lina? Melhora depois do primeiro episódio? As personagens da primeira temporada voltam?

Ih, professora modelo tô longe de ser. Aí, a mesa da qual participei doi do X Encontro de Bibliotecas de BH. O mediador era um dos organizadores da FIQ. A FIQ é só ano que vem. Devo estar lá em uma mesa sobre quadrinhos e educação, até segunda ordem.

Amanda
Estou vendo Hotaru no Hikari 2 em inglês, não sei se tem algum grupo lançando em português.

Os personagens da 1° não voltam não... dos da primeira temporada ficaram mesmo só a Yamada e o Futatsugi...

Eu pessoalmente estou amando essa segunda temporada quase tanto quanto a primeira! Acho que vc deveria tentar assistir mais alguns episódios para ver se gosta! ^__^

Ah, se vc quiser baixar em inglês,
aqui tem todos os episódios

Eu também tive uma professora dessas igual a da Lina. Ela fez da uma 1ª série um verdadeiro inferno ao ponto de me fazer ter dores de estômago horriveis.

Eu me lembro de todo o dia de manhã passar muito mau. Eu era o unico da sala que no carderno não tinha um elogio, ela só escrevia quando tinham coisas erradas.

Mas saindo da realidade e indo pra ficção. Esse shoujocast me fez pensar que eu não leio nem vejo muitas coisas com professores eles tem sempre mestres e não professores convencionais. Mas enfim não deixam de ser professores.

E um professoar/mestre da ficção que me marcou muito foi o Mestre Miyagi. A relação de amizade e respeito entre ele e o Daniel San é uma coisa que me emociona muito.

E também tem o Negima e a professora Mizuki de Sakura Card Captor mas eu tenho medo dela poruqe ela sempre aparece do nada nos lugares o que é uma coisa muito desagradável.

E sem contar todos os professoares figurantes que sempre aparecem. Aqueles carecas de oculos mal desenhados, que só aparecem pra dar bronca.

Related Posts with Thumbnails