sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comentando os dois primeiros capítulos de Kuragehime



Acabei de assistir os dois primeiros episódios de Kuragehime, baseado no mangá de mesmo nome de Akiko Higashimura. Como é material do Noitanima, eu já sabia que havia 99% de chance de ser muito bom, e não me decepcionei. A abertura do anime, cheia de referências nerds e de cinema já é um espetáculo, vai ficar na história! Temos Guerra nas Estrelas (Star Wars), Cantando na Chuva, Mary Poppins, Contatos Imediatos do 3º Grau, A Primeira Noite de um Homem. No primeiro episódio há, também, uma referência à Heide, anime clássico dos anos 1970 baseado em um famoso livro infanto-juvenil. A animação dos primeiros dois episódios é de grande qualidade, ou seja, investiram dinheiro na série.

Para começar, a idéia de uma protagonista, Tsukimi, apaixonada por água-vivas é bem original e maluca... Afinal, água-vivas ou medusas, podem até ser bonitas, mas são bem perigosas. Mas a protagonista só vê beleza nelas e desenha todo o tipo de água-vivas. Tsukimi queria ser uma princesa e vive se desculpando com a mãe, já morta, por ter se tornado somente uma otaku. Ela é desenhista e tem muitas imagens de água-vivas pelo seu quarto. Ela desenha como são na natureza, elas são mostradas assim no anime, mas tem bichinhos de pelúcia estilizados e, quando olha para elas, as vê fofinhas, também. Tipo as bactérias de moyashimon.

Além de Tsukimi temos um elenco de mulheres otakus/nerds que moram em uma república, uma espécie de irmandade chamada AMARS. Há aficionada por samurais, a fanática por trens, a especialista em roupas de bonecas, a super-tímida que freqüenta butlers café (*ela é fã de alguma coisa... mas não entendi bem o que... acho, pela abertura, que ela curte homens mais velhos... enfim...*). As figuras têm uma aparência muito engraçada, especialmente Banba, a fanática por trens e que tem a capacidade de identificar carne vermelha de grande qualidade. E a misteriosa mangá-ka BL reclusa e de hábitos noturnos e que não apareceu ainda, mas exerce sua influência sobre o grupo. É uma espécie de mentora. É ela que proíbe terminantemente que algum homem possa alugar quartos na república. E quem trouxer um homem para lá, como Tsukimi descobrirá, merece a morte! O grupo de garotos forma uma irmandade que faz analogia com um mosteiro feminino budista: são virgens, não têm namorados, travam perto de pessoas estilosas (homens ou mulheres). A própria Tsukimi não fala com um homem, fora seu próprio pai, desde o ginasial.

Mas Tsukimi precisa salvar uma água-viva – que ela chama de Clara (Kulala) – de um aquário onde está com uma outra espécie que pode matá-la. Ela precisa falar com o funcionário, mas é um homem bonito e estiloso... Ela trava, se esforça, mas o rapaz acaba se estranhando com ela, afinal, trata-se de uma otaku! É aí que aparece uma “princesa”, uma inda mulher, que coloca o sujeito no seu lugar e Tsukimi sai com a sua água-viva. Aliás, ela se chama Clara pro causa da personagem de Heide... Vai entender? Enfim, a “linda mulher”, do tipo que Tsukimi lamenta não ter se tornado, desaba na cama dela. E, no outro dia, o que ela encontra? Um lindo bishounen, só de cueca, no seu quarto. Choque! ^_^ A partir daí, o anime deslancha.

O segundo capítulo se centra em como tirar o sujeito do quarto, no fato de Tsukimi estar meio-apaixonada por ele (*que diz não ser gay, drag queen ou travesti, só gosta de se vestir com roupas feminas*), na descoberta de que ele é filho de um poderoso ministro e que se dá mal com o pai... e, claro, no fato do sujeito voltar, vestido de mulher (*já que ela disse que homens são proibidos*), para se socializar com as moças. E, claro, no início não dá certo... enfim, se puder assistam!

Kuragehime é um material muito criativo. Como não tem scanlations, não sei o quanto o anime é fiel, aliás, agora com a série de TV, os fãs devem se mexer para traduzir o mangá. Acredito que a série não consiga cobrir os cinco volumes de mangá que temos até agora. Se fizer sucesso, talvez tenhamos um efeito Nodame, com dorama ou filme, talvez mesmo a continuação do mangá. Como autora, Akiko Higashimura, está em evidência, acredito que seja uma grande possibilidade. Fora o fato do mangá ser muito simpático mesmo. Eu queria a Clara de pelúcia.

7 pessoas comentaram:

Valéria, já tem scanlations sim (o último capítulo que baixei foi o 3).
É só dar uma olhada no mangaupdates.
Ainda náo vi o o anime, mas estou adorando o mangá, vale a pena checar.

Obrigada, Erato! então, o pessoal já começou a se mexer... eu me cansei de entrar para checar se já tinha ou não.

Adoreio review XD

Bem, uma amiga do orkut disse que um Scan gringo está traduzindo o mangá de Kuragehime. Só não sei qual. Depois pergunto pra ela XD

É mesmo neh, a qualidade ta acima da média para um anime de tv. NHaaaay...é uma pena que esse tipo de material provavelmente nunca vá da as caras por aqui, eu compraria, fosse os dvds ou o mangá. Mas há chances de sair nos EUA neh? Dai daria pra importar...

Lembro que quando lia a sinopse da história, imaginava toda bizarrice possível sobre. Huahauahauahuahauahua.Pois não tinha mangá traduzido pra matar a curiosidade. Ainda bem que o anime esclareceu minhas dúvidas. Adorei o anime XD

Tem um livro do Haruki Murakami que a esposa do protagonista é apaixonada por águas-vivas. Será que é uma referência, uma coincidência ou que isso é mais comum do que parece?

O mangá de Kuragehime está licenciado na Itália pela Star Comics, e o primeiro volume está saindo agora... Eu li há alguns dias e achei delícia. Nunca ria assim há muito tempo. Claro, se não conheçer a cultura "pop" japonesa não tem o mesmo efeito.
Com certeza vou assistir ao anime, e quero também a boneca da Kurara :)

Related Posts with Thumbnails