sábado, 10 de abril de 2010

Me perguntaram no Formspring 3



Recedi duas perguntas interessantes no Formspring e decidi trazer para o blog. Uma é sobre a Panini e seus lançamentos, a outra sobre Josei. Dei uma melhorada nas respostas, pontuação, essas coisas, e reproduzo abaixo. Como comentou o Kadu no Twitter, acho que há gente que acredita que só porque não pdoe comprar todos os mangás que estão no mercado hoje, o mercado está em crise. é preciso repensar este ponto de vista, ainda que a gente saiba que as editoras possam, sim, meter os pés pelas mãos, às vezes. Para os outros posts da série "Me perguntaram no Formspring", clique 1 ou 2. Seguem as perguntas:
Você acha que vai dar essa ideia da Panini de entupir as bancas com títulos, muito longos e sem fazer um devida pesquisa de mercado?

Primeiro, não sei se são títulos "muito longos". Os shounen podem até ser longos, mas um Ichigo 100% já está encerrado e tem 19 volumes. E isso, venhamos e convenhamos, não é nada frente a um Naruto ou Bleach. Guin Saga tem gente confundindo com a série de livros, das séries de mangá, uma tem somente três volumes e a outra cinco em andamento. A com três volumes é a que está saindo na Europa, deve ser esta a que vem para o Brasil. Três volumes é muito? Elfen Lied tem somente 12 volumes. Série completa.

Eu realmente acredito que temos títulos suficientes nas bancas, mas eu não sou consumidora de shounen mangá, e a Panini estava devendo algum título para o pessoal. Ter títulos intermináveis, como Naruto e Bleach nas mãos deve dar lucro, mas dificultar outros lançamentos, também. Já os títulos shoujo que a Panini escolheu ou são curtos, ou estão em andamento, mas não devem passar, se muito dos 22/23 volumes. Se chegarem lá! Então, não vejo grandes riscos. Acho que Black Bird tem tudo para dar certo e que a Panini, depois do fiasco de Peach Girl/Eden, tem acertado muito mais que errado. Um ou outro cancelamento é normal, acontece no mundo inteiro, e faz parte dos riscos de um mercado saudável.

O que significa Josei? Li algumas definições e fiquei em dúvida. Josei é um estilo de animes e mangás feitos para mulheres, certo?! Mas ele é mais puxado para o yaoi ou para o shoujo? Você parece ser a pessoa mais indicada para responder.

Josei, quer dizer mulher jovem em japonês, são mangás direcionados para um público a partir dos 18/20 anos e além. No entanto, as fronteiras entre o que é josei e shoujo não parecem estar tão definidas, especialmente quando se trata dos shoujo para meninas mais velhas e dos josei mais "moderninhos". Yaoi é outro gênero ou subdivisão dos mangás femininos – que podemos chamar genericamente de shoujo – sempre depende de como você queira se posicionar. E há situações BL/yaoi implícitas ou explícitas mesmo em material shounen ou seinen. Então, você pode encontrar josei – especialmente aquele tipo mais antigo e/ou conservador que pode ser chamado de lady's comics – que são absolutamente heterossexuais, focando em romance, família e temas afins. E há material com toques BL/yaoi ou que são mesmo. Mas josei não necessariamente sugere a presença de qualquer tema yaoi. Será que expliquei?

3 pessoas comentaram:

Parece que que a linha que divide os gêneros de mangá está cada vez mais fina. Isso, ou novos gêneros estão surgindo e precisam ser nomeados. É claro que Naruto é shounen e Vampire Knight é shoujo, mas o público feminino que lê shounen é tão grande - e tantas autoras estão se aventurando no shounen, assim como se aventuram a colocar ação e temas bem diferentes em mangás voltados para mulheres - que já não dá pra definir o que é "de menino" e o que é "de menina".
Acho ótimo (meu namorado ama mais shoujo do que eu), mas as definições acabam mais servindo pra atrapalhar do que ajudar.
Só acho uma pena que as autoras de shounen que acabam sendo populares não se diferenciem muito do material publicado por homens. Katekyo Hitman REBORN, por exemplo, que é da Weekly Shounen Jump, não tem muita diferença dos outros. Mas acho que deve vir com a pressão de ser um mangá da Jump e tal.
Só que eu ainda me confundo quando pego um mangá da Zero Sum ou da Comic Blade Avarus. Sei que é shoujo, mas… Ai, mania do ser humano de tentar classificar tudo.

Eu não acho que a Panini esteja entupindo as bancas porque vários mangás dela já estão terminando ou escostando no Japão!
O povo fica com essa impressão porque ela anuncia vários de uma vez, mas ela não lança nas bancas tudo junto mas sim aos poucos. High School of the Dead foi anunciado ano passado e só agora está saindo.
E como essa pessoa sabe que ela não fez pesquisa?? Só porque não está saindo os que ela quer?

Acho que é puro espírito de porco reclamar que vai sair Bijojuku e Black Bird. O pior é que essas pessoas querem justificar o egoísmo buscando confirmações com pessoas como você que se dedicam ao assunto e tem alguma influência no meio.
Espero que um dia o nosso mercado cresça e se torne com o americano, com todos os tipos de mangás para todos os tipos de gosto.
Acho que falta mangás de renome Hanadan, mas além de longos o licenciamento desses títulos deve ser muito caro que um Bijojuku da vida que tendo.
Acredito que determinados títulos como Hanadan precisariam ter uma tiragem de pelo menos uns 20.000 para dar lucro, então é mais negócio trazer mangás curtinhos como Bijojuku que já devem dar lucro com uma tiragem de uns 5.000~10.000.
E apostar uma tiragem de 20.000 em um mangá com o traço datado como Hanadan é um risco muito grande. Por isso continuaremos a ter mangás curtinhos e recentes durante um bom tempo.

Related Posts with Thumbnails