segunda-feira, 29 de março de 2010

Shoujocast #18 no ar: Nostalgias e Velharias



Fico feliz em anunciar que agora não estou mais sozinha. Tenho uma companheira para gravar o Shoujocast que é a @Lina_inverse do live journal Lina no Ie. A especialidade dela é doramas e nosso primeiro programa é sobre nossas lembranças dos anos 80 e 90, como nos tornamos fãs de anime e mangá, como era o drama de ser fã antes da internet. Não pensem que as sugestões que os colegas fizeram foram esquecidas, aliás, agradeço os comentários no último Shoujocast. ^_^ Quer nos ouvir? Para baixar o programa, clique aqui. Para assinar o nosso feed (*já é o novo*), clique aqui. Para ouvir o cast no blog, use o player abaixo.



Se quiser comentar, e nós agradecemos, use o espaço para comentários, ou deixe um recadinho no Twitter, o meu é @shoujofan. Pode enviar um e-mail também para shoujofan@gmail.com.

19 pessoas comentaram:

Oh, não está aparecendo o link pra baixar o podcast.
Estou curiosa pra ver como ficou! hahahaha XD

Que legal... estou ouvindo o Shoujo Cast agora... e está muito bom... Bem, para variar sou da geração cavaleiros também... mas lembro de ter assistido Speed Racer na época ou depois de cavaleiros... era super legal... Gostei do comentário sobre rever coisas da infância... realmente quando vejo algo de quando eu era criança, às vezes me dá até um pouco de vergonha... mas tudo bem... O podcast está bem legal...

Adorei o Shoujo Cast e seja bem-vinda, Lina!

Nossa, vocês fizeram me lembrar da época em que eu sofria para obter notícias de algum anime ou mangá que eu assistia. Sou também da geração Cavaleiros do Zodíaco/Sailor Moon, tempo em que as revistas que vocês citaram eram minha única fonte de informações sobre meus personagens favoritos.

Continuem postando mais Shoujo Casts!

Abraços à Valéria e Lina! :)

Acabei de ouvir de me surpreendi pois achei a minha voz muito chata! hahahahaha XD
Prometo que nos próximos podcasts não vou mais ficar respondendo "humhum" pra tudo e vou parar com risadinhas. Agora vcs entenderam porque eu coloco risadas até nas minhas mensagens escritas! hahahahaha <- tipo assim
XD

Ah, e mandem emails e mensagens com as histórias de vcs pra gente poder ler no próximo programa! ^^

Amei o shoujo cast. Foi uma delícia falarem dos tempos da manchete, animax, fansubber...Nostagia é bom demais! Lembro de conhecer pela animax evangelion, rurouni kenshin (q eu não curto!), kodomo no omocha, city hunter e vários outros! Da manchete o meu preferido é shurato e acho que era otinha o melhor roteiro. Yuyu hakushô me marcou muito tbm e claro, o primeiro amor foi com CDZ. Lembro tbm de como foi incrível ver sailor moon e perceber que existia um outro tipo de anime com meninas protagonizando e ainda assim igualmente interessante! E qto a participação da Lina, achei bem legal! Super meguinha! Valéria, foi ótimo esse shoujo cast!

Pois é, AMEI esse Shoujocast, formaram uma bela dupla!... Tô com preguiça de escrever um email sobre isso, mas se quiserem ler o comentário eu aceito... XD
Bem, eu não sou da Geração Cavaleiros. Eu lembro que quando vi achei muito violento (eu mesmo achei, não foi coisa dos pais XD) e deixei de lado... Eu lembro que, de produções japonesas, curtia mais tokusatsus, mas tipo, eu lembro quase nada deles... Mas lembro que os via, algo beeeeem vago, sabe?... Mas o que é engraçado é que quando comprei o box do Jaspion e comecei a ouvir a música de abertura, a música típica das lutas, nossa, foi um arrepio tremendo!!! Daí tudo que se guardava lá no fundo da memória despertou...
Mas enfim, eu sou da geração que a Lina citou, e uma geração muito importante: a geração Pokémon. Acho que Pokémon deu um boom necessário na época pra animação japonesa E consolidou uma geração do Game Boy/ Nintendo 64. Lembro que pouquíssima gente tinha aqui em Manaus um Game Boy, mas foi Pokémon virar febre que tinha um aparelho desses na mão de todo mundo, inclusive eu! Tenho meu cartucho de Pokémon amarelo guardadinho, com meus bichinhos guardados...

Sabe, sobre rever coisas da infância... Não sei, realmente quando crescemos ficamos mais críticos. Tipo, eu gostava de Xuxa! Achava ela a maior cantora do mundo... E apesar de perceber as falhas hoje, ainda gosto de ouvi-la pelas lembranças.
Mesma coisa senti com Jaspion. Ao rever percebi muito efeito absurdo, e na época eram tão convincentes... Sem falar nos roteiros absurdos, mas eu não desdenho tudo isso. Acho que é necessário manter sua criança interior viva, e isso sempre acontece quando revemos coisas que gostávamos... Até hoje procuro onde assistir Patrine. Eu quase chorei ouvindo a música no podcast! XD
E compartilho do sentimento que a Band fez burrice... Band Kids foi algo inovador, mesmo que não pareça. Cara, era lei assistir esse programa toda tarde. Além de Bucky, que eu AMO, eles reprisaram Os Seis Biônicos que também fez minha infância... E hoje não tem mais nada pra nós na TV. Teve aquele programa na Rede TV que passava Ryukendo, mas era muito pouco.
E concordo com a Valéria quando diz que esse tipo de programa faz diferença, mesmo não sendo tão popular quanto a novela das oito... Se não me engano só as reprises de Pokémon e Ryukendo davam 4 ou 6 pontos de IBOPE, por aí, num horário que geralmente dava um só! Mas as emissoras querem um negócio rápido e não "preparam terreno"... É isso que penso quando falamos da carência de mangás yaoi/yuri/josei/bara... As editoras não adquirem porque "vende pouco" mas comparado com Naruto é claro que vende pouco... Mas não pensam que com um lançamento desses com mais frequência faria nascer um público fiel com o tempo... Mas vai entender, né?

Olas, finalmente comentando.

Em primeiro lugar ,seja bem vinda Lina. Foi muito divertida a sua participação e o constraste com a Valeria.

Agora falando sobre gerações, eu chegguei a conclusão de que sou ainda mais antigo que a Val, pq eu me lembro de assistir a Princesa e o Cavaleiro, Judoka ( o primeiro anime a me dar raiva),Shadow Boy e os mega ancestrais Fantomas e Sawamu, o Demolidor (esses dois ultimos eram especias pq era os unicos desenhos que meu pai assistia comigo).

Não vi a Patrulha Estelar,mas assiste um pouco de Candy Candy e Angel, alem do pequeno Principe e Pinoquio (vovozinhoooooooooooooooooooo).

Alias é bom lembrar que mesmo nos intervalos onde não havia uma megasucesso, ainda existiam exemplares de animes na nossa TV.

A propria Globo por exemplo exibiu Zillion (que eu amava apesar de tudo) e Macross (em sua versão gambiarra Robotech), alem de coisas esporadicas como, Guardiões (acho que era esse nome de um desenho que passava no SBT e mostrava cowboys futuristas e com direito a um mecha que tinha um chapeu de vaqueiro), Robin Hood, Zorro, Peter Pan e outros que sumiam antes que soubessemos o nome.

Assim pode-se dizer que a animação japonesa nunca ficou muito totalmente fora da nossa TV.

Anderson, vc é mais novo que eu, mas talvez em São Paulo as TVs continuassem exibindo alguns animes.

Falando em Zorro, a exibição do Zorro louro já foi na record pós-Cavaleiros. É da mesma época.

Os cowboys futuristas, se bem me recordo, não era anime. Não era mesmo. O SBT passou um monte de séries anime-like com animadores que eram da Coréia, ou algo assim.

Zillion e Robotech foram casos isolados. Pense que na Itália, França e Espanha eles passaram tudo o que s epode imaginar de grandes sucessos japoneses. E por anos e anos. Aqui não foi asism.

Ah, obrigad apor comentar.

A Lina está achando que sua voz é chata... Pode um negócio desses? :)

Continuando...

Eu tb achei Cavaleiro por acaso enquanto zapeava os canais numa tarde tediosa. Mas foi o primeiro episodio e bem na hora em que o Seya decepa a orelha do Cassius. Ver toda aquele sangue chamou minha atenção na hora e aliada a mitologia grega mencionada me conquistaram de emediato. ^^

Alem disso o desenho me proprocionou um sentimento de comunidade, já que todo mundo na escola assistia e comentava e isso era algo que eu só tinha experimentado com Changemam e Jaspion na propria Manchete (qualquer fã de cultura pop japonesa tem uma divida inestimavel com essa rede que merecia ter tido um destino melhor).

Eu fui o unica da minha classe que comprava revistas informativas que depois tinha que dividir com os amigos, comecei com Heroi, depois passei p/ Herois do Futuro, mas não acompanhei Anime Do pq ela não era frequente na minha cidade.

Alias foi na Heroi que conheci os termos shounen e shoujo quando eles fizeram uma materia (curta) sobre Sailor Moon. Ah, e issso me marcou pq foi a primeira vez que li sobre um anime e o vi estrear aqui no Brasil. Foi uma sensação legal, de eu já sabia. ^^

As revistas tiveram seu papel, importante na epoca, mas foram poucas que souberam se profissionalizar.

Verdade Val. Deve ter sido casos de reprises. Mas sabe que para mim era a Record que exibia esses desenhos?

Sim o Zorro Loiro, com sua versão mirim ja era da epoca de Cavaleiros (Robin Hood tb creio), mas não teve uma outra adaptação antes?

Hum, esses cowboys eu não lembro com certeza, mas nos anos 80/90 foram exibidas muitas seria "hibridas" que eram americanas ,mas com um "visual" mezzo anime (Thundercats,Transformes, Galaxy Rangers, SIlverhanks,etc).

Mas claro que isso não se compara ao que os europeus viram, mesmo assim só lembrando que anime faz parte da nossa cultura televisiva e por isso mesmo acredito que sim, um programa no horario nobre poderia ser bem sucedido dentro de suas limitações.

Ei, vc tb reclamava da sua voz e nunca foi chata.

Eu gostei da participação da Lina, até pelo constraste de gerações que trazem pontos de vistas diferentes.

espero que ela se torne uma participante constante do shoucast.

Muito obrigada pelas boas vindas!
Ahh, e eu tb adorava Patrine! XD

Olha, só por motivo de curiosidade pra quem não lembra, tirei uma foto daquela Herói que tem o Hyoga na capa e foi a primeira que comprei! Estava olhando ela por dentro e que coisa mal feitinha hahahaha
Mas na época era muito legal ^___^

http://twitpic.com/1bz0e3

Só p/ comentar mais dois pontos importantes.

A censura: Acredito que um dos motivos de tão poucas pessoas protestatem contra ela é que muitas familias tem preguiça (ou mesmo medo) de sentar e discutir oq é ou não adequado de ser ver/ler/ouvir em suas casas.

Mas como da trabalho p/ os pais analisarem oq seus filhos consomem, explicar p/eles pq isso é inadequado e restringir o acesso, a maioria prefere lavar as mãos e deixar que o Estado faço isso em seu lugar.

Oq é muito perigoso.

E em materia de censura a animes, acho que ninguem foi pior que a Globo, vide oq ela fez com Kenshim e principalmente Dragon Ball.

Sobre animes em horario nobre, teriamos que analisar as TVs:

A Band parece ter acordado e tem investido novamente em novelas juvenis musicais exibindo IZa-alguma-coisa e uma nova agora que não guardei o nome, mas minhas sobrinhas e primas mais jovens parecem gostar.

Eles tb trouxeram de volta um quadro com desenhos, mas só na parte da manha. Mesmo assim ainda tem direito sobre uma seria de animes e quem sabe algum executivo olha p/ traz, ve oq quase deu certo e tenta não repetir os mesmo erros?

O SBT p/ mim ao menos, parece viver mais de golpes de sorte (como Swallville e Supernatural) do que num planejamento de fato.

E temos que lembrar que eles ja colocaram dezenas de series no ar, só p/ cancela-as depois justamente por não alcançar em pouco tempo um ibope que o tio Silvio aprovasse (Gossip Girl foi o mais recente exemplo).

Sem contar as mudanças loucas de horario. Alguem mais lembra da tortura que era tentar assistir Guerreiras Magicas???

A Record me parece a mais profissional delas e tem o merito de exibir suas series até o fim.

Eles ja exibiram animes, mas nenhum que se tornou grande sucesso. Mas como a emissora tem investido em material "alternativo": a novela dos mutantes, mine-series, etc, sempre existe a possibilidade.

Mas chega que eu acho que falei demais. ^^

Ótimo cast, gostei da participação da Lina. Realmente no começo da conversa a voz dela estava meio estridente, mas depois parece que se acalmou. XD

Também sou da geração Cavaleiros, tenho a coleção completa da revista Animax e várias fitas VHS do fansub Shinseiki guardadas no armário.
Só fui ter internet em casa no ano de 2002, ae não precisei mais depender da tv para assistir os animes.

Valéria, vi que você já falou várias vezes sobre a dificuldade de baixar animes dos fansubers brasileiros por causa dos sites que pedem cadastro e tem cota de download e upload. Esse tipo de procedimento é necessário porque fica muito caro manter uma página com downloads diretos. A comunidade precisa compartilhar os arquivos por torrent mesmo, não tem jeito.

Gustavo, não precisa bancar um site de downloads diretos, é só disponibilizar através de megaupload, mediafires da vida. Mas os fansubers de anime andam fazendo isso ultimamente. O problema maior são os fansubers de doramas que querem distribuir APENAS por torrent, o que limita muito e leva inclusive MUITA gente a comprar doramas de pirateiros por causa da dificuldade de baixar.

Pois então Lina, esses sites de upload grátis também tem problemas. O arquivo pode ser apagado por inatividade ou pelo site hospedeiro, você precisa baixar um por um, também tem limite de download diário, etc.

No meu caso, acho muito mais prático pegar tudo por torrent, mas realmente seria legal se os fansubs oferecessem as duas opções.

Fantástico, adorei este programa, ficou super divertido e nostálgico. Amei a participação da Lina, espero que ela continue no staff. =*

A trilha sonora foi uma diversão à parte, fiz uma viagem no tempo com vocês.

Estou bem na faixa etária da Lina, minha história de otaku é bem parecida com a dela, apesar de ter tido um "revival" forte de cavaleiros.

Antes de Cavaleiros, quando criança eu assistia Macross (Guerra das Galáxias), Honey Honey e Zillion. Lembro de ter assistido Don Drácula e uma animação com um gênio que esqueci o nome. Adorava Niki e Neki e também os animes europeus. ^^

Muito bom relembrar o sufoco do início do fandom... e lembrar que se não fosse o crescimento das ondas e "MODINHAS", não teríamos tanto material assim nos dias de hoje.

Queremos leitura de comentários e emails no cast! =)

Olá! Achei muito legal esse shoujocast! Não conhecia o blog até poucos dias atrás, até que uma amiga minha, Danyella, que foi aluna sua,,me mostrou. Me fez relembrar muitas coisas da minha infancia, até pq assisti a maioria doa animes que vocês comentários. Sobre uma revista que você comentou, que era para garotas, acho que se chamava ShowTeen, eu tenho uma(ou tinha pq nem onde tá). Lembro q tinha matéria sobre Gokinjo Monogarati, algum top 10 de personagens masculinos, de beijos de anime... Se eu achar escaneio e mando! Do BaC lembro do episódio das fitas não entregues, mas tb não sei o que aconteceu depois. Lembro q depois os órfãos do BaC criaram o AnimeGaiden(acho que era isso)e também surgiram outras mostras. Foi uma época que não volta mais, com mostras que as pessoas iam realmente pra ver anime. Nos eventos atuais eu não vejo tanto interesse assim, pois as pessoas podem pegar em casa graças aos fansubbers, e isso é bom também.
Não lembro mais o q eu ia comentar, então é isso!

Olá Valeria e Lina!

Esse é o quinto shojocast que ouço, mas esse é especial com a primeira aparição da Lina!

Lina vc é uma fofa, no começo achei em tantinho estranho porque a Valeria é tão certinha, mas você faz a quimica ideal para o podcast funcionar, adoro o seu jeitinho! Parabens mesmo! Já estou acompanhando o seu blog q pegando as dicas de doramas :D

Eu não entendi muito bem, mas comprar dvd de fansubber vocês acham que não é mais correto? Eu comprei há algum tempo atrás Escaflowne em um fansubber de São Paulo, em uma loja física deles, o DVD é super bem acabadinho, o cd tem impresso uma imagem do anime, e pra mim valeu mais q pena que baixar pela net. O que vcs acham?

Um abraço! Adoro o trabalho de vocês!

Saudações! ^^

Ainda torço pra que a band tire os bons animes da geladeira!!

Bucky era muuuito legal =DD

Qual é o livro que você cita no episódio?
algo como "manga manga de frederic shute"ou algo assim fiquei curioso.

Grato pela atenção.

Bruno "MaKabro"

Related Posts with Thumbnails