quarta-feira, 31 de março de 2010

Murinho da Vergonha 2: Os Otakus se fazem conhecer no Twitter



Eu decidi usar esse título não para comentar algo que tenha sido dito aqui para mim (*ou sobre mim*), mas por causa de um ataque sofrido pelo autor Walcyr Carrasco no twitter ontem. Para quem não sabe, ele é um dos mais bem sucedidos autores de novela da atualidade, responsável na Manchete por Xica da Silva, e na Globo por elevar os patamares do combalido horário das 18h da emissora. Não gosto das suas últimas novelas, dentre elas o mega sucesso espiritualista Alma Gêmea, mas ele é importante. Mas você não vê novela, certo? Pois bem, como começou a confusão chamada de #OtakusContraAGlobo no Twitter?

Surgiu um boato de que a próxima novela do autor, novela das sete já que ele parece caminhar a passos firmes para o horário nobre, teria seus primeiros capítulos gravados no Japão e que falaria da cultura japonesa. A novela nem escrita foi, se estrear será somente em 2011, mas o boato e as fotos de viagem do autor foram o suficiente para que uma horda de autodenominados otakus entrasse no Twipic (*fotos mais atacadas? Adivinhe? As que ele tirava fotos com lolitas. Lembra alguma coisa?*) do autor e em seu Twitter, o xingassem, e colocassem nos trending topics brasileiros, no dia da final do BBB10, este TT #OtakusContraAGlobo. Bonito, não? Sabe qual foi o resultado? O autor não nos conhecia, mas agora conhece: “Eu não pretendo falar sobre Otakus na minha próxima novela. Mas se fosse falar, agora estaria com uma péssima impressão depois das agressões!” Olha, depois do que fizeram com ele, se eu fosse o autor, eu falaria dos otakus, e não seria nada elogioso. Aliás, na novela atual, a péssima Tempos Modernos, há um otaku esterotipado, não vi escândalo por causa disso.

Os fãs de anime e mangá e moda de rua japonesa conseguiram se fazer conhecer da pior forma possível, da forma mais facista e mal educada possível. Mas, parece, que a falta do que fazer corrói os neurônios das pessoas. Houve tempo em que eu defendia o uso do termo “otaku” no Brasil, via nele a neutralidade, um sinônimo de “fã” de anime/mangá/cultura pop japonesa e era assim mesmo. De uns tempos para cá, porém, “otaku” passou a ter o mesmo significado que no Japão: FANÁTICO por alguma coisa, do tipo que não vê nada além de seu hobby. Com um temperinho brasileiro, claro.

No Japão, o termo se aplica a qualquer fanático, aqui somente aos fãs de cultura pop japonesa. Aqui no Brasil, além do fanatismo também agregamos uma típica falta de educação genuinamente nossa, com termos chulos, ofensas de toda sorte, e uma grosseria de envergonhar.

Volta e meia me perguntam se já fui discriminada por ser fã de mangá, anime, etc. eu respondo que não. Mas, talvez, chegue o dia que isso possa, sim, ser um problema, me tornar mal vista no meu trabalho, igreja e família. Não por minha causa, mas por conta dessa geração problemática de fãs que fazem essas coisas. Talvez, chegue o tempo em que tenhamos, assim como no Japão, que nos esconder. Mas tem gente que ama tanto o Japão que talvez isso seja a glória!

Senti muita, muita, muita vergonha. Mas o meu post não é o melhor sobre o caso. Visitem o Gyabo!!! e o Japan Pop Cuiabá que fizeram excelente cobertura, muito melhores que o meu post aqui.

39 pessoas comentaram:

Como se já não fossemos descriminados o suficiente. Esse tipo de pessoa, se criasse uma novela com esse tema, poderia ajudar contra o preconceito, mas não. Essas pessoas que se dizem otakus, mas tem esse temperamento, são os que nos dão fama de fanáticos.¬¬'

Perai. Tudo isso aconteceu ontem????

Perdi o Xavecoday e agora isso???

Pô ,parece que não estou tão conectado assim... nem deu tempo de sentir vergolha alheia pelo comportamento infantil no pior termo possivel dos nossos pares.

Otakus, rings, starfãs, fanboys...fã fanatico, purista e sem noção é um porre, alem de envergonhar seus pares nerds.

Está certíssima. Isso é uma vergonha para mim que sou da época em que otakus eram mais antenados e não idiotas facistas e alienandos. Quando ser otaku era sinônimo de apenas conhecer desenhos e a cultura japonesa. Agora o termo tem o mesmo significado que tem no Japão.

huauhiauhiahiuahuia
Não tem ser mais mal educado do que aquele otaku "puro". Eu gosto de animes, mangás, cosplays e Japão há anos, mas deixei de me identificar com os otakus desde o início...

Eles JÁ SÃO uma imagem deturpada e estereotipada dos fãs de cultura japonesa.

Mas cá entre nós...O Walcyr Carrasco PEDIU. Chamar as Lolitas de Alice no País das Maravilhas e as harajukus de "Tribo dos Ursinhos" foi uma gafe TREMENDA!

Aí eu senti vergonha alheia!

Continuo sem entender bem o motivo da fúria dos otakus: é porque as lolitas seriam uma visão estereotipada ou o que?

Tenho muita preguicinha dessas polêmicas de twitter, sabe?! Impressão que eu tenho é que essa ferramenta consegue juntar muito desocupado em torno de causas bestas (ou até de causas pretensamente importantes, como um #forasarney da vida, mas nego solta a frase no twitter e acha que a pate dele pro mundo ficar melhor já está feita...).

Da minha parte, eu sempre vi o termo "otaku" com o significado japonês mesmo. Não por eu ser xiita, mas pelas atitudes dos fãs, que pareciam montar um universo artificial.

Concordo com você. Penso que muitos dos que aqui se dizem "Otakus" nem sabem que no Japão isso é um xingamento. Muitos foram grossamente ofensivos e sem educação. Mas, você concorda que se a novela for mesmo ao ar, surgirão MILHÕES de posers e esse tipo de gente superficial que diz "amar" as coisas e nada profundo delas sabe?

Nossa adorei esse texto! Quando eu fiquei sabendo da história pensei, ''nossa pra que tanta raiva,e de certa forma preconceito também'' da parte dos otakus. Eles agiram como se a globo fosse os denegrir,eles agem como se fosse um grupo muito fechado. Não há nda de mal em mostrar ao mundo quem eles são. Mas é claro eu até imagino que '' esa gente da globo não sabe o que é ser otaku'' deve ser isso que eles pensam.

Otakus frenéticos e sua maldita mania de "Se não é japonês, não é bom!"
Parece que agora o povo começa a enxergar quem realmente são os otakus fanáticos do Brasil. Não, eles não são bonitinhos, são chatos...

Quando me perguntaram o que achava sobre a novela, respondi algo como o postado no Gyabbo, acho que uma novela com o tema poderia trazer algumas imprecisões, inverdades ou farofadas, mas que a popularização do tema poderia ser benéfica para os otakus.

Defendo sempre que a popularização do mangá traria novos títulos e quem sabe até poderia estimular a produção nacional, o que seria ótimo para os desenhistas do país. Nos quais eu me incluo.

Apesar de ter sido discriminada sim, por gostar de mangá/anime e achar que isto acontece independentemente das pessoas saberem ou não o que é otaku, concordo que a reação contra a proposta da novela foi totalmente MIMADA.

Os fãs pareciam estar mais com ciúmes de "suas coisas" (como se o fandom ainda se resumisse àquela meia dúzia dos anos 90) do que preocupados com uma possível discriminação fruto de alguma informação distorcida veiculada na tv.

Sempre fico triste quando os nossos pares nerds falam bobagens sobre os otakus, mas agora penso que o grupo tem dado motivo.

Vou acabar falando por aí que sou "uma fã" como os otakus mais antigos fazem para "evitar a fadiga".

"Talvez, chegue o tempo em que tenhamos, assim como no Japão, nos esconder. Mas tem gente que ama tanto o Japão que talvez isso seja a glória!"

Brilhante Valéria, nem sei mais o que escrever sobre isso, mas você vai achar comentários meus nesses blogs que você indicou. Inclusive fui eu que perguntei no seu formspring sobre o que você achava disso.

É realmente triste ver esse tipo de atitude.

Só queria dizer que Alma Gêmea não é uma novela espírita, pode ser espiritualista, mas não espírita.
Novelas são coisas muito difíceis de se classificar e tal, porque seguem tendências que nem sempre são a realidade.
Enfim.. só pra constar..

Concordo Valéria. Também senti muita vergonha do que aconteceu ontem.

E também acho que aqui no Brasil existam muitos fãs que sejam otakus no sentido japonês mesmo, os fanáticos. O autor nem falou nada demais, e o pessoal já partiu pra agressividade e baixaria. O autor não tinha obrigação nenhuma de saber o que são lolitas e gashapon, ninguém é. Eu achei um absurdo o pessoal surtar pq ele chamou de bonecas... Pô, ok, os fãs chamam de um nome específico, mas por acaso deixaram de ser bonecas? Não. Aquilo foram um monte de grosserias gratuitas. O pessoal tem que deixar de ser tão fanático e tentar entender que nem todo mundo conhece os seus hobbies, se quer que alguém saiba o termo, que tal falar pra pessoa numa boa? Não custa nada.

No sentido de sofrer preconceito pelo que a mídia fala, eu já sofri, ou melhor, sofro até hoje. Pessoas que olham torto quando sabem que eu gosto de animês e mangás, e até mesmo minha família, que acha que não tenho mais "idade" pra gostar de animações e quadrinhos. E por mais que eu tente mostrar o outro lado, eles vão muito com o que a mídia fala. Nunca mais eu esqueci minha mãe surtando pq viu na tv um maluco dizer que os olhos grandes dos animês hipnotizavam...

Acho que em lugares como São Paulo, o pessoal já tá acostumado, mas aqui em Fortaleza ainda tem muita gente que olha torto, especialmente devido ao comportamento "otaku" de muitos fãs que queimam o filme por aqui.

Mas enfim, acho que além da falta de informação, o que mais contribui para o preconceito são os comportamentos "estranhos" e agressivos de muitos "otakus", no sentido japonês mesmo.

Quando fui fazer meu documentário de conclusão de curso, decidi fazer sobre animê e mangá no Ceará, e mostrar para minha família para tentar diminuir um pouco o preconceito. De certa forma, eles abriram mais os olhos, mas infelizmente, eles são o tipo de pessoas que preferem que eu me interesse somente pelo que vai me ajudar como profissional, e olha que nem da minha área de trabalho eles gostam muito, hauhau ^^" Enfim, o preconceito existe, mas é a forma como lidamos com ele que vai definir se ele pode melhorar ou não. E agindo da forma como fizeram com o autor, só atrapalham ainda mais quem está tentando mostrar o lado bom de ser fã da cultura japonesa.

E como eu disse no meu twitter, espero que o pessoal reflita mais antes de sair falando besteira e sendo grosseiro com quem não merece, porque terão conseqüências, e infelizmente, suja a reputação de todos nós.

Vem cá, só uma curiosidade, não pode haver uma "Tribo dos Ursinhos"?
Tem tribo de tudo, acho muito racional aceitar que exista uma tribo dos ursinho, mesmo que sejam apenas duas garotas!

Mesmo que não fosse, que falta de senso de humor!
São duas garotas. Com U-R-S-I-N-H-O-S!

Outro exemplo de absurdo é chiar por dizer apenas Gótica, e não "Góthic Lolita".
Sério, qual a diferença?

E sobre o assunto em si, repito o que já disse.
Não foi uma manifestação de Otakus retardados, foi apenas uma manifestação de retardados otakus.

OtaCUs me cansam, o povo acha que colocar a toquinha do mokona, beber muppy e reclamar por bobagem é ser fã de animes?
O bom é que essa gentinha que faz esse tipo de coisa não é fã de verdade, é aquele tipo de gente que assistiu três ou quatro animes na tv, comprou um mangá na vida.
Me recuso a acreditar que quem é fã de verdade agiria dessa forma.
Pq esse povo não se une pra protestar contra os preços da JBC, parapedir títulos como Hanadan? Mas não, eles preferem usar a energia deles só pra reclamar do que ainda nem existe.

Muita vergonha alheia.

Só espero que esse assunto junto com o pseudo-movimento desaparecam o quanto antes, e que isso fique apenas como uma triste lembrança.

Fato é sempre que houver um grupo vai haver idiotas queimando o filme dos outros - jogadores de rpg (como eu) que o digam...o grande problema aqui foi a visibilidade, se fosse algo que fica-se limitado aos fóruns internos era uma coisa...

Oi? Hein? Como é que é? 6.6' Hm... Ok. :P Que grande idiotice, além disso não vi nada contra os comentários que ele fez. Alice deve ser a personagem preferida entre as lolitas. Se nao me engano, a Gothic & Lolita Bible até teve uma edição dedicada a Alice no País das Maravilhas. Também tem uma edição sobre Teddy Bears que conta a história do surgimento dos Teddy Bears... E ainda ficam dizendo que ele deveria se informar antes de falar. Seriously... Que gente otária.

Eu tb percebi que o termo Otaku aqui no Brasil já tem o mesmo significado pejorativo que no Japão. E isso já faz até um bom tempinho que está acontecendo.
Pra mim otaku era apenas fã de anime, eu até já me denominei otaku, mas agora anda virando sinônimo de débil mental e é tudo culpa dessa gente problemática que faz essas besteiras... é esse mesmo povo que fica com aquela história sobre modinha. Haja paciência!

Este comentário foi removido pelo autor.

Desde o primeiro evento de anime que eu fui eu digo que nunca me identifiquei com otakus. Eles não são nem um pouco receptivos! Adoram ficar nos seus grupinhos...Por esses motivos eu sou da "queer nerds" e não da "yaoi Brasil"...

Pior é voltar a ler o Twitter do Walcy Carrasco hoje e ver que a confusão persiste. Com os melhores exemplares do mundinho otaku pedindo censura e acusando o autor de ser "teimoso", quando eles e elas é que insistem nas sandices. Todos, claro, devidamente escondidos atrás de seus festivos nicks.

Eu me sinto cada vez mais envergonhada. E, agora, sim, esperem pela novela, porque ele vai escrever sobre o caso ou sobre os otakus. Isso se não chamar a atenção da Gloria Perez, o que será pior, acredito...

Quanto aos posers, que alguém citou. Não vejo o problema, aliás, não consigo distinguir muitas vezes uns de outros. Para mim, muitos desses fãs extremados são posers a sua maneira. Com o agravante de acharem que sabem tudo e são donos dos seus hobbies.

Tem pessoas que quanto mais se aponta o erro (p/ não dizer idiotice) de suas ações, mas fica ofendido e se sente dono da verdade.

Triste isso.

Eu sofro preconceito principalmente da minha familia e da minha concregação, mas é mais pelo RPG e por todo o meu gosto nerd que eles veem como infantil (menos RPG que é visto como perigoso ^^)

Espero que o autor supera essa pessima primeira impressão e faça um retrato menos medonho dos otakus na novela.

Seria um tapa de luva de pelica nesse mal-educados.

Anderson, o que me espanta é ler os mesmos chavões usados contra mim, só que com o agravante do cara nem ter escrito a tal novela, "você é teimoso", "você é arrogante e acha que sabe de tudo", "você vai ter que se retratar", fora os palavrões e similares, claro.

E algumas criaturionhas estão dizendo que os otakus são um grupo unido. Esse pessoal do "otakuscontraaglobo" não me representa.

Isso só prva que nem p/ criticar esse pessoal pensa direito. Sai só repetindo as mesmas ofensas de sempre.

E se alguem os chamar de crianças...

Essas pessoas não nos representam, mas infelizmente uma parte do fandom só se une para esse tipo de coisa.

Muita vergonha alheia por esses otakus, se eles se dizem tão unidos assim deveriam ter feito uma carta ou algo do tipo que explicasse de maneira coreta seus motivos para boicotar a novela - e não ficar trollando o twitter do cara. Que tipo de respeito eles esperam obter dessa maneira? Só estão dando razão a quem diz que otakus são bitolados.

Mas confesso que a minha primeira reação contra isso foi rir - e rir muito. Primeiro que nessa foto do post ele está com uma mori-girl e uma fairy kei(?), obviamente não com lolitas, isso eu garanto. Depois que a impressão que ele teve sobre a cultura pop japonesa foi completamente normal para alguém que nunca teve muito contato com esse tipo de cultura - e acho que alguns comentários infelizes são compreensíveis. Eu não gosto das novelas dele mas os livros são muito bons; e creio que ele não escreveria nada com base apenas em sua opnião pessoal sobre o Japão em uma viajem. Esse ataque no twitter foi uma enorme tempestada em copo d'água.

Por último, me desculpe, não pude deixar de reparar nesse comentário: "Outro exemplo de absurdo é chiar por dizer apenas Gótica, e não 'Góthic Lolita'. Sério, qual a diferença?". Bem, MUITA diferença. Gothic Lolita é uma subdivisão da moda lolita e pouquíssimo tem a ver com góticos. Apenas foi dado esse nome pela predominancia de cores escuras, e alguns objetos como cruzes. Até porque, góticos são uma tribo e gothic lolita é apenas uma moda. Além da coisa mais obvia de todas: Como o termo é em inglês e foi criado em um país onde inglês não é a lingua materna, por convensão não deve ser traduzido.

Veja bem, se as próprias pessoas que se dizem entendidas da cultura pop japonesa não etendem certas coisas, como o Walcyr pode entender?

Elisa K.

Nenhuma das meninas da foto postada aqui está de lolita. A menina da esquerda é mori-girl, e a da direita, fairy-kei. Quanto às fotos que foram 'criticadas', envolviam maids, não lolitas. É outro bicho totalmente diferente.

É muito ignorante e baixo o que fizeram no twitter, e otaku fanático tende a ser assim, aparentemente. Mas não tem absolutamente nada a ver com lolita. [e por sinal, Alice no país das maravilhas é um ícone entre loltias em geral, nada de ofensivo aí.]

Eu entendo que você esteja irritada com 'lolitas em geral' porque atacaram seu formspring e seu blog e tudo mais, de verdade. Mas eu acho desnecessário ficar enfiando lolitas em toda coisa desagradável que envolve algo made in Japan, especialmente quando você não diferencia e não tem interesse em saber diferenciar os estilos e aplica o nome lolita a qualquer coisa com silhueta vagamente rodada e bonitinha. Repito, esse ataque não teve nada a ver com lolita. E sim, estou escrevendo esse texto mais por causa daquela frase de referência à lolitas do que qualquer outra coisa.

Não quero discutir os méritos do que fizeram antes no seu blog e formspring, nem dos motivos que levam alguém a levar o nível direto ao fundo do poço ao invés de conversar normalmente (ou pelo menos criticar no próprio canto, e não no seu espaço). Acho isso desagradável e infantil, assim como você acha.

Mas é fato que as primeiras pessoas que tentaram falar com você no começo daquele velho drama ao qual você se referiu novamente neste post, foram educadas e tentaram te corrigir porque estudaram o assunto mais que você e conhecem mais que você. Você sabe que não conhece o estilo direito e diz isso abertamente, mas ao invés de ver que estavam te corrigindo de boa fé, você enxergou como um ataque e ficou teimando até os trolls saírem do armário pra te atacarem. Não vejo coerência em admitir que não conhece bem o estilo, ou qualquer moda japonesa, mas escrever sobre e quando corrigida mostrar uma total falta de vontade de aprender ou de admitir que não acertou, e defender um ponto que você mesma diz não ser bem-fundamentado.

Se você tivesse sido mais aberta a discussão desde o princípio, nada daquilo teria acontecido. Poderiam ter te "zoado" ou seja lá o que for, mas teria sido no canto delas do orkut, blog, msn ou seja lá o que for; expressão normal, especialmente entre adolescentes, que muitas delas são. E como escritora você já devia saber que não se pode agradar a gregos e troianos, sem ficar ofendida por isso, e mais importante - deveria talvez lidar com terceiros mais diplomacia e humildade no futuro. Só uma sugestão.

Respondendo também a um comentário, gothic lolita não é a mesma coisa que 'gótico', e há uma diferença enorme, como olhar fotos mostra facilmente. O nome é mais um daqueles casos de apropriação de palavra estrangeira da parte dos japoneses, como chamar cigarro de tabako. Cigarros são feitos de tabaco, mas tabaco não _é_ cigarro. Entende? O próprio nome lolita também é uma apropriação maluca e a moda não tem a ver com o livro - que por sinal, é muito bom, mas unrelated. "Gothic loltia" é um misto de elementos góticos com elementos tipicamente lolita que simplesmente não estão presentes em moda gótica padrão, seja romantigoth, ou um mais raiz a la anos 80, cybergoth ou qualquer outro.

Espero que este post seja pelo menos lido, se não publicado, porque levei um tempo escrevendo e o fiz de boa fé; espero também não ter ofendido na minha tentativa de explicar. Sei que é meio fora do tópico deste post também, mas penso que antes tarde do que nunca. :P Para os interessados, meu blog por vezes fala de lolita, mori-girl e outros estilos japoneses, entre meus posts pessoais e fluff - e sou dona, com outra moça, do primeiro portal brasileiro sobre o estilo.

http://victoriasdolls.multiply.com/

Não estou dizendo? Já descobriram o post aqui. Eu publiquei os dois comentários.

No mais, se forem ver as fotos do Twipic do Walcyr Carrasco (*o link que coloquei*), está lá coisas como "é uma lolita e não alice" ou coias assim.

Realmente, quem acha que eu estou enfiando lolita em tudo precisa ler outra vez o que eu escrevi.

No mais, sim, adquiri uma certa repulsa pelas lolitas e similares. Não nego, não negarei. E não fecharei os olhos quando elas e eles se meterem nessas chacrinhas, como o fizeram agora.

Não publicarei mais comentários "dando aula" sobre o que é estilo lolita, mori, fairy, whatever. acho que as duas explanações foram mais do que suficientes para quem desejar "saber mais" a respeito dito pro fãs e praticantes dos ditos estilos.

Não fique chateada por uma lolita descobrir seus posts rápido (e quando ver algo assim mostrar pra outras), é sinal que frequentam o blog e provavelmente tem interesse em ler o que você fala sobre mangá. :)

Eu li o que você disse, eu vi as fotos, e eu comentei da parte de Alice. Estou dizendo que lolita não teve nada a ver com isso porque quem trollou foram "otakuscontrawalcyrcarrasco" ou seja lá qual fosse a tag no Twitter.

Não precisa "fechar os olhos", só seria interessante não usar seus preconceitos, fundamentados ou não, pra usar lolitas de bode expiatório.

Não precisa publicar o comentário, eu vi o aviso anterior.

Sucesso! ♥

Valentine, se meus preconceitos são fundamentados, e eu tenho testemunho de que são, deixa de ser preconceito e passa a ser conceito. Meu conceito sobre lolitas brasileiras em geral é péssimo e tende a se tornar pior, ainda que possa manter boas relações com pessoas que gostem do estilo ou que o pratiquem, mas o grupo agiu da pior forma possível. E o grupo pesa na imagem cosntruída e não parece que ela será desconstruída ou modificada tão facilmente.

Não usarei meu blog para atacar ninguém, mas não vou esquecer ou fechar os olhos, como já escrevi. Elefantes e historiadores não esquecem, aliás, meu trabalho é exatamente este, não deixar que as pessoas esqueçam. Citei lolitas no texto uma vez. E vi lolitas comentando nas fotos, você mesma me confirmou agora. Não errei, portanto. Mas o texto é sobre "otakus" em geral, especialmente aqueles e aquelas que lançaram o TT "OtakusContraaGlobo".

Curioso é que uma das ameaças mais constantes que recebi é que deixariam de visitar meu blog, porque tudo o que eu escrevia aqui era lixo ou coisas similares, que minhas visitas despencariam. Curioso ver é que nem uma coisa nem outra se concretizou. Bom ver que o que eu escrevo continua se não de forma total, pelo menos parcialmente útil.

Eu sei que comentar aqui é chover no molhado, sei o que você pensa das lolitas...mas percebe o quanto as suas palavras são injustas? É inevitável julgar um grupo de pessoas por quatro ou cinco representantes, mas usa-se o discernimento para que não seja feita uma generalização. As únicas duas lolitas que eu ví comentarem nas fotos do Walcyr foram a @wild_clefable e a @adeliafernanda , que apenas o corrigiram e ajudaram com os nomes dos estilos e o fizeram corretamente (nada ofensivo, apenas uma forma de ajudá-lo pois evidentemente a moda de rua japonesa é algo desconhecido para ele). Acontece que uma polêmica toda é criada sobre os otakus e você de certa forma jogou a responsabilidade em nós, lolitas, como se nós tivessemos feito um ataque ao Walcyr. Você não conhece a todas nós, logo dizer que por conhecer quatro ou cinco pode julgar a todo o resto como imaturas e infantis é sim um preconceito.Algumas foram infelizes em seus comentários nos posts aonde ocorreu a confusão, mas a maioria apenas tentou lhe corrigir para que um blog muito visível e acessado por pessoas interessadas na cultura japonesa pudesse ser um veículo para transportar informações corretas sobre a moda que gostamos e somos adeptas. Quanto as lolitas que foram te atacar, peço desculpas.Só não julgue e recrimine um grupo inteiro de pessoas pelo erro de poucos. Eu lí o aviso anterior, sei que não será publicado, mas ainda assim vai o apelo. Obrigada.

Yuuko (Sarah de Aquino Améstica).

Valéria, esqueça, devem ser todos analfabetos.
Digo isso por experiência própria.
Acredito que isso não está acontecendo por serem otakus, mas sim por serem jovens brasileiro. Quase todos tem déficits de raciocínio.

Estão falando de uma briga por fora...?

Valentine.
Eu escrevi errado, acredito, mas grande parte por falta de atenção para digitar, o resto foi descaso.

Mas vou dizer o que penso sobre isso.
Acho que que simplesmente "detalham" demais.
Quer dizer, gótica, gótica lolita, gótica do ursinho, gótica lolita do ursinho, lolita do ursinho... percebe o padrão? São divisões do mesmo gênero, especificações que compartilham a mesma base.
Eu poderia me vestir nesse estilo e colocar uma acessório aleatório e dizer que pertenço a um grupo específico, que no caso eu acabei de criar? Acho que muita gente faz isso, sempre querem ser de uma "Tribo" ou uma tripo diferente dos outros e vão criando essas variações, mas no fundo todos pertencem ao mesmo estilo.

Era isso que eu estava pensando quando escrevi aquilo.
É algo meio que times de futebol. Não importa o time, todos são amantes de futebol em primeiro lugar.

Eu acho a moda de rua japonesa uma graça e tive minha fase de fascínio por gothic lolita, desenhava várias, namorava vestidos nas revistas...

Mas na época era tudo mais difícil e fiquei só no namoro, nunca aderi a algum estilo e ficava no Tanko-kei mesmo, rsrs. As pessoas perguntavam se era cosplay porque não estavam *muito* acostumadas com vestes "exóticas" mesmo em eventos e mostras. ^^

Não me lembro de ter ficado chateada por meus pares não entenderem a minha moda.

Penso se as meninas japonesas da foto ficariam tão ofendidas com o "Tribo dos Ursinhos" quanto as pessoas do twitpic. ^^;

Afinal o cara só postou suas fotos no Japão, onde não era nada mais do que um turista!

Yuuko, já conteceu. Não foram 5 lolitas, foram muitas lolitas, não menos que 30, talvez o dobro disso. A imagem do grupo está formada para mim. Tudo pode mudar, mas insistir por insistir que eu releve as agressões, porque o grupo não tem culpa...

Lamento, mas o grupo tem parcialmente culpa, sim. Não vou atacar, não vou reclamar em lugar algum. Mas é inadmissível que venham choramingar aqui. Já deu, não deu, não? Deixei até o link do site da Valentine para quem quiser ir ler sobre lolitas em um abiente pró-lolita.

E mais, a demosntração de que a minha imagem do grupo não está tão distorcida é o aumento no "não gostei" no texto. Ou as lolitas, porque são elas e eles, concordam com o movimento "OtakusContraaGlobo" e com as grosserias que fizeram ao Walcyr Carrasco (*porque as que fizeram comigo quase todas concordam que foi exclusiva culpa minha e já repetirama qui três vezes e eu publiquei*), ou estão vindo aqui bater o pezinho, reforçando mais uma vez o conceito - não, preconceito - que montei.

Não me importo. Cada um cuide do seu hobby e se divirta com ele. Eu nao tenho mais nenhum apreço pelas lolitas brasileiras como grupo. O Shoujo café não tem compromisso com a promoção ou detração do way of life, estilo ou o que seja, mas a Valéria como indivíduo não vai recomendar, elogiar, apupar e se alguma amiga ou amigo, especialmente de fora do fandom, vier me perguntar o que eu acho direi exatamente o que me aconteceu aqui e no formspring e no Twitter (*onde apaguei tudo, tudo*).

E chega. Aproveitem a Páscoa, divirtam-se. Get a life!

Pessoal, o assunto aqui não é lolitas é "OtakusContraaGlobo". lembrem disso, porque ao que parece há o interesse de pintar o Shoujo Café (*a Valéria na verdade*) como inimiga pública das lolitas e desviar para esse assunto só servirá para atrair mais comentaristas específicas para cá.

Eu vou ficar cansada de moderar e eu quero aproveitar meu feriado. ;)

Vai queimar na praia tia. ^_^

Nossa quantos comentários !!
Devo confessar que usei a tag !! Mas não foi por causa de protesto contra específicamente a novela que pode vir a ser produzida. Eu até gostei de duas novelas do Walcyr, Chocolate com Pimenta e O Cravo e a Rosa, eram duas novelas ótimas, e tinham uma leveza no enredo e na comicidade q já faltava há mt tempo nas novelas globais.
Minha maior critica era justamente contra a Globo, pqp ela põe informações mt distorcidas em suas novelas, principalmente, minha professora de História do Teatro I ano passado nos disse uma coisa muito interssante, q antes nenhum prof. meu tinha dito: Nós relegamos muito a novela, ela chega a toda a população brasileira, sem distinções e consegue impor certas condutas de pensamento e modos vidas...
O problema é q normalmente qnd a globo faz uma novela temática destas, ela põe um monte de glacê e nenhum recheio. Caminhos das Indias por exemplo, eu vejo gente até hj q acredita lá td mundo é rico, e tem muitas jóias e fica dançando o dia td... e caramba, a India é um ENORME problema social, tanto por causa das tradições das castas, qnt por causa da forma de governo q tbm é exatamente como é no Brasil, e em qlqr outro país subdesenvolvido capitalista. Até hj eu vejo gente achando q é facil entrar nos EUA, e pessoas MORREM nestas travessias !!
Bem, acho que agora me perdi no q qria falar... a Globo vende o seu próprio 'american way of life'. E qnd fazem uma novela temática o fazem de modo muito superficial, acho q um pouco da revolta das pessoas foi por este motivo. Pq do mesmo jeito q todo mundo falava AREBABA e INXALÁ na rua, começasse a dizer OHAYO tbm, sem nem saber oq estas palavras significam.
Todo mundo odeia os noobs, q são aqueles q só assistem NAruto pela sbt, mas só q td mundo esquece q já foi um, q ja viu animes pela Globo ou SBT, eu mesma comecei assim, mas comecei a ler mais mangás e a me informar mais sobre... e hj acho injusto o tratamento q a Globo (e SBT< Record, consequentemente) dá a estes animes, colocando eles mais com uma coisa infantil (alguns são realmente pra uma faixa etária mais jovem confesso), colocando péssimos atores nas dublagens e passando muitas informações errôneas. E acho q muitos otakus fecharam seu mundinho numa casca de noz por causa disso.
Será que dá pra compreender tudo oq eu disse? ou será q eu dei muitas voltas ?
Ah qria falar q tbm tava revolts ontem pelo um homem como Dourado ganhar o BBB, q já é um programa pessimo, dizem q é o show da vida real e na vdd tds estão ali só pra interpretar papéis e ganharem lugar nas capas de revistas e personagens nas telenovelas qnd sairem... e a globo pega um personagem destes e transforma em herói, péssimo exemplo pra população brasileira, pra mim ele é um homofóbico enrustido
Acho q é isso, me desculpe pelas abreviações exageradas, e pela confusão e pela falta de gramática e pontuações corretas, mas escrevi no calor do pensamento

Que vergoonha... ><"
Eu sou fã de animes, mangás, cultura pop japonesa. Mas nunca fui fanática. Estava comentando com meu irmão como seria interessante se uma novela retratasse a cultura do japão, aí ela ficaria mais conhecida aqui e produtos japoneses poderiam ganhar mais espaço. Será que esses fanáticos não pensam o quanto seria bacana mais pessoas conhecerem o universo dos animes, mangás, lolitas e j-music (citando exemplos, pois o Japão não se resume somente a essas manifestações)?
Os fãs poderiam aproveitar a oportunidade para se fazer conhecer de forma positiva, compartilhando seu universo com o autor e com o público. Mas em vez disso, fazem tempestade por pouca coisa... Como se a cultura japonesa fosse propriedade de um grupo e não devesse ser compartilhada para não correr o risco de virar "modinha".
É o medo de perderem a tão almejada "identidade" de alguém que aprecia uma cultura desconhecida da grande massa, acreditando que ser otaku faz deles pessoas "diferentes" e "bacanas". E hoje em dia muitos querem ser "diferentes", mas acabam ficando superficiais.
Muitas vezes esses fãs se fecham em seu mundinho e não olham nada além disso. Eu vejo muito dessa atitude equivocada, tanto nas redes sociais como fora da internet. E quando um pobre mortal tem a chance de conhecer aquilo, partem para a agressão, pois temem que outros conheçam aquilo que "lhes pertencem", talvez até mais que os próprios puristas.
Só que a cultura pop japonesa é uma cultura de massa. É "pop". E negar isso é besteira.
E agora, por causa deles, corremos o risco de ser todos rotulados, pois quem não ficaria com má impressão depois de um ataque desses?

Ah, talvez o Walcyr Carrasco tenha chamado as Lolitas de Alice e pela influência da obra de Lewis Carroll no estilo das meninas, e "Tribo dos Ursinhos" por apreciarem coisas fofas. E se ele usou termos equivocados - é, Tribo dos Ursinhos ficou estranho -, porque as Lolitas não informaram educadamente o escritor sobre sua gafe?n

Por isso que nem me dou mais ao trabalho de ir em eventos de anime. Além de caros e muito chatos, só tem fanático sem noção por lá. Gostar do anime que você não gosta? Heresia. Falar algo de forma incorreta sobre algo do Japão? Quase crime inafiançável. Essa juventude que se diz "fã" de animes está muito abusada, isso sim. Me dá vergonha de assumir que gosto de animes e mangás :P

Related Posts with Thumbnails