terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sobre Plágio em Blogs de Anime e Mangá



Ontem o Lancaster do Maximun Cosmo me avisou de uma situação muito desagradável, textos dele (*e o Alexandre tem um estilo inconfundível para mim*) e do Japan Pop Cuiabá estavam sendo utilizados quase na íntegra, com poucas modificações (*todas cosméticas, daquelas que professora macaca velha sabe perceber*), e com outra autoria em um blog sobre cultura pop japonesa. No final, assim, bem discreto, vinha um "para maiores informações, visite". Bem escondidinho, lá no final, e só para o Lancaster. Não vou me prolongar, esse caso só mostra o quanto o mundinho dos fãs de anime é pequeno e, ao mesmo tempo imenso, pois muita gente não sabe identificar esse tipo de coisa.

Eu falo isso, porque já tive textos meus copiados na íntegra, especialmente os resumos do meu blog Historiativa. Um site muito importante como o Shoujo Manga Outline chegou a fechar para se reestruturar depois que copiaram vários dos textos de lá. Mas deixa para lá, o Gyabbo comenta bem o caso e recomendo que visitem o site para se inteirar sobre o assunto. Só com um pouco de pressão será possível minimizar essas práticas. E eu vejo potencial no site que fez essa bobagem, pelo menos, o visual dá de mil à zero neste meu blog aqui.

11 pessoas comentaram:

O pior é isso, é ver um site bonito, que poderia ter qualidade, mas que fica apenas plagiando. Andei vendo e vi outros plágios no site, uma pena.

E obrigado por ter me linkado. Aliás, aproveito a chance pra perguntar se seria possível fazer uma troca de links permanente?

Gyabbo!

É, mas como Avatar nos ensina... um visual deslumbrante não é sinônimo de conteúdo... e pior quando se vale apenas disso pra chamar a atenção do público.

Já postei minha opinião e recomendação no blog citado, e por mais que o autor tenha se sentido "acusado" (desnecessariamente, já que dei margem falando que podia ter sido sem querer, mas que precisava de revisão), mantenho o que falei, sem arrependimentos.

Tou quase me sentindo uma plagiadora por sempre colocar as fontes no final e sem letras garrafais, mesmo quando as traduções dos artigos foram devidamente autorizadas. ^^;

Vou tentar prestar atenção para não cometer estas gafes.

Ainda bem que escrevo tão pessoal no meu blog (e talvez até seja meio xinfrim) que ninguém ia querer copiar.

Mas acho isso horrível também.

Eu tentei ser conciliador, na boa. Mas quando vi que há outros textos copiados até mais claramente e soube que eles disseram que iriam remover um texto da Vorspier pro JPC e não o fizeram, percebi que era má-fé mesmo.

Eu vou colocar meus textos em creative commons. acho válido que todos façam o mesmo daqui para a frente.

Tanko, é diferente, você traduz e credita. O problema é colocar um texto, artigo mesmo do tipo "O que é BL/Yaoi?", feito e pesquisado por outro como se fosse seu. O site que estamos "denunciando", faz isso.

Olha, se a pessoa achou um texto legal o que custa começar começar dizendo: "Achei esse texto xxxx que vi no blog xxxx de xxxx muito legal e estou postando aqui... e encerrar com cometários. Postar como se fosse seu não sendo acho ridículo. Mas mais ridículo ainda para mim é o Anime-pro que traduz notícias do Anime News Network e age como se fosse propriedade deles, quando na verdade eles no máximo suprimem alguma informação que seja irrelevante ao cenário brasileiro.

Realmente deve ser muito chato ter textos copiados.

Hum, acho que entendo. Mesmo assim vale a reflexão de que forma de crédito seria mais justa para o artigo original. Ou que tipo de impressão a formatação do texto e crédito pode passar aos leitores.

Desculpem o pânico momentâneo, morro de medo de fazer besteira e só descobrir depois, com alguém pedindo retratação. =)

Kadu, você está coberto de razão. Por isso, eu faço questão de citar a fonte, sempre. Vai ler quem quiser. Aliás, às vezes para evitar creditar um site do qual não gosto, vou atrás da notícia em outro site qualquer, para evitar colocar o link para lá.

Quem visita o JPC sabe que colocamos, sempre que possível, os links para os sites que geraram as notícias originais.
O artigo sobre tsunderes, meus amigos de fórum sabem, era praticamente o desenvolvimento de um texto que eu já tinha postado em meu blog pessoal, e lá eu esclarecia o porquê de ter escrito sobre o assunto e tê-lo postado.
No começo, eu fui amigável com o Marcos, pedi para ele retirar meu artigo na íntegra porque estava dando a entender que era dele o texto, e não meu. Pedi a ele que escrevesse um novo com suas próprias palavras, e se utilizasse o JPC como fonte, eu gostaria que ele não deixasse de colocar um link.Ele disse que tinha achado outras fontes e que tinha reescrito o post, mas vi que ele ainda mantinha muito do texto original.

Muito triste essa situação. O site é até bonito, tem um layout legal, mas já perde pontos por agir dessa forma.

Eu não entendo a dificuldade de donos de sites e blogueiros de dar crédito. Se não há lucro (porque se existe é pequeno) e se um dos objetivos é passar informação aos fãs, o melhor seria dividir conhecimento, pedir autorização a quem escreveu um artigo interessante, e de preferência fazer um comentário (pra não virar um mero site de release). Caso o artigo original seja muito bom e válido de se colocar na íntegra, autor original devidamente creditado - e em letras grandes, ou no início do texto.

Desonestidade define.

Related Posts with Thumbnails