sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Geografia da exclusão ou da Inclusão, eu nem sei mais...



Quero ir assistir Sherlock Holmes, mas quero assistir o filme legendado, claro. Pagar para assistir filme dublado, só se for desenho animado por falta de opção. Minha intenção era ir ao cinema junto com o Lancaster do Maximum Cosmo no Norte Shopping (*Aliás, ninguém atende na casa dele*). Tínhamos certeza de que a cópia não seria dublado ou que nos dariam a opção, uma sala dublada, uma sala legendada, ou sessões alternadas (*sonho*), talvez. Abro a programação e surpresa!!! 16 salas legendadas, 10 salas dubladas. A maioria é legendada, certo? Mas onde elas estão? Zona Sul (*área nobre em termos culturais e econômicos*), Tijuca (*área nobre, ou antes nobre, da Zona Norte*), uma em São Gonçalo (*fora de cogitação por razões geográficas*), e Barra da Tijuca (*onde é possível escolher entre dublado e legendado. O pessoal da Barra e da Tijuca pode escolher. Por que será?*). Toda a Baixada e praticamente toda a Zona Norte e Oeste é dublado. São as regiões mais pobres, certo?

Pobre prefere filme dublado, ou não sabe inglês, ou não gosta de apreciar o filme no seu original, ou não sabe ler legenda... ou não sabe ler. Escolham as opções, porque deve ser essa a visão dos distribuidores, acredito eu. Se eu quiser assistir Sherlock Holmes, legítimo filme pipoca, eu terei que ir até Botafogo, é a melhor opção para mim por causa do metrô e pagar bem mais caro, já que é na Zona Sul e é sexta-feira. Sem problema, mas antes, quando eu morava no Rio, a gente fazia isso para ver filme Cult, não filme pipoca. Filme pipoca a gente podia ver legendado em qualquer lugar... Difícil era encontrar filme dublado. Era o inverso.

Trocando em miúdos, eu defendo que tenhamos cópias dubladas no cinema, é direito de quem quer assistir nesse formato, é fundamental para os deficientes visuais, para as crianças mas prestem atenção na distribuição geográfica dessas salas. Prestem atenção, também, em como quem quer assistir filme legendado e mora em áreas “menos nobres” do Rio não tem o direito de escolha. Depois, vão querer reclamar da pirataria ou do esvaziamento das salas de cinema. Porque vou ser muito franca, se cinema no Brasil virar sinônimo de assistir filme dublado, eu vou abrir mão de ir ao cinema. E farei isso com o coração sangrando, mas farei. Agora, tenho que refletir se me abalo até Botafogo hoje e pago mais caro para assistir um filme pipoca, ou se espero até segunda-feira, ou mesmo que eu volte para Brasília. Vendo agora a programação no DF, não posso assistir do lado da minha casa, porque lá é tudo dublado também. Mas as distâncias são menores, e os preços mais homogêneos. E são 11 salas legendadas e 4 dubladas. Mas eu posso agüentar, posso esperar o DVD, posso até baixar na net, ou posso esquecer mesmo, afinal, os últimos filmes pipocas que estão sendo despejados no mercado a gente começa a esquecer tão logo coloque os pés fora da sala de cinema.

Só uma última colocação: Acabei de ver o apartheid social se concretizando na distribuição das cópias dubladas e legendadas nos cinemas do Rio. E eu me sinto excluída. Vamos ver se em médio prazo essa opção pelas cópias dubladas se reverte em lucro, porque meu dinheiro os cinemas vão acabar perdendo. Mas, acredito, eu sou minoria.
P.S.: Olhando com mais cuidado vi que em Nilópolis está passando legendado. É o único cinema na Baixada. O motivo, não sei, pode ser erro. Mas vamos Alexandre e eu ver Sherlock Holmes amanhã em Botafogo. E pagando inteira, porque a lei da meia-entrada no Rio só vale para a rede municipal. Cheers!

11 pessoas comentaram:

Se nem dvd sem opção de audio eu compro, quanto mais cinema.

Que existe um grande numero de pessoas com dificuldade em acompanhar legendas é verdade. Que elas tem o direito de ver filmes dublados, tb, mas...precisa ser assim 8 ou 80?

Como vc disse, antes era dificil encontrar copias dubladas, agora é o contrario. É tão dificil assim manter as duas opções?

Oferecer possibilidade de escolha ao inves de tentar "igualar" tudo de qualquer jeito?



Isso é triste, muito.

Eu me lembro que quando era pequena odiava filmes legendados... Mas passaram-se os anos, e hoje amo. E aqui, na cidade onde moro, os filmes legendados chegam ao cinema depois de uns 4-5 meses da estréia, e acho que só se foram um sucesso ¬¬. Sei que existem cidades pela Espanha que eles podem escolher, mas tampouco sao todos os filmes...
É... A coisa agora, pra todo o mundo, é 8 ou 80, e somamos que cinema é caro, ainda mais se você quiser comprar pipoca ou outra coisinha, sobe a 15€. E é ai que eu chego à mesma conclusao que você: depois reclaman de pirataria, e de que as pessoas nao vao mais ao cinema e eles fecham. Mas tampouco fazem nada pra remediar (mais opçoes [aqui cheguei à conclusao que o povo espanhol é folgado, prefere tudo mastigado na língua deles] e mais barato) e é claro, os culpados ainda somos nós...

engraçado, aqui em Natal temos apenas 3 salas com o filme, e duas são cópias legendadas. Além de animações, poucos filmes vem com a opção dublada aqui. Apenas os grandes blockbusters. E a maior parte do pessoal aqui prefere filme dublado. vai ver por isso poucas pessoas vão ao cinema aqui.

Cada vez que vou ao cinema aqui em São Paulo me sinto na mesma situação que você.

Moro na região de Interlagos, ou seja, de classe média baixa, logo os cinemas exibem primordialmente cópias dubladas. E ainda pior, quando você é surpreendido no começo da sessão, pois muitos atendentes não te avisam que a cópia é dublada, pois esta opção virou padrão em alguns exibidores, e o ingresso vem sem indicação alguma, experiência que eu já vivi.

Realmente não tenho nada contra a dublagem nacional, mas é uma opção que não me agrada, sinto que perco muito do filme com ela. E fica muito complicado ter que me deslocar para uma região nobre da cidade, portanto afastada da minha, para poder assistir um filme em sua versão original, com legendas.

Popularizar o cinema? Sou todo a favor, mas deve-se preservar as opções.

Aqui no Rio de Janeiro é assim. Parece que pobre só gosta de filme pipoca e dublado. Nada contra os filmes pipocas e dublados, mas para conseguir um filme mais profundo invariavelmente tenho que ir para a zona sul. Na melhor das hipóteses, para a Barra. Entendo q muita gente só gosta d ver dublado, mas acho ridículo não termos opção.

No post em que você pergunta sobre as meias entradas, eu disse que meu tio, que é professor de universidade, entrava de meia. Mas tenho que me retratar, porque ele apenas paga meia pelo convênio que tem com o Estação Unibanco de Cinema.
No mais, fiquei impressionada com essa questão da divisão das salas dubladas e legendadas... todos os lugares deveriam ter opções de um e outro, qual é o problema nisso? Custa tanto assim para um cinema colocar uma exibição legendada que seja, mesmo que lucrem mais com a dublada dependendo da localização? Tenho certeza que deve ter muita gente insatisfeita com isso...

Nenna, o lugar do filme cult sempre foi a Zona Sul, mais especificamente Botafogo. A Barra só muito recentemente abriu salas de exibição Cult, já a Zona Sul sempre teve e eu, que morava na Baixada, sempre tive que me deslocar. Nunca precisei ir para a Barra, e não iria mesmo, já que é contramão (*hoje, talvez, nem tanto, porque colcoaram ônibus direto*), mas detesto a Barra, Brasília já me basta uma.

Quanto a pobre preferir... Bem, ninguém nunca perguntou. É simples conclusão e imposição. É como o ofereçam lixo e as pessoas se acostumarão com ele. Fosse assim, somente pobre assistiria BBB. Sabemos que não é verdade.

Eu assisti O Carteiro e o Poeta em São João de meriti, na estréia. Tive que engolir Duro de Matar #3 em sessão dupla, mas vi O Carteiro. Segunda-feira, na faculdade, somente eu e um colega que morava no Grajaú e foi para a zona Sul tinha conseguido ver. Bons tempos... Hoje, não seria possível uma coisa dessas. E, no caso de SH, é pipocão, não é filme cult.

Quanto a pobre preferir... Bem, ninguém nunca perguntou. É simples conclusão e imposição. É como o ofereçam lixo e as pessoas se acostumarão com ele. Fosse assim, somente pobre assistiria BBB. Sabemos que não é verdade.
[2]

Aqui aonde moro há apenas um cinema com duas salas de exibição. Qualquer filme que tenha algum apelo menor de 18 aparece dublado. Tive que assistir Avatar (melhor assim, deu pra me focar nos efeitos e panorâmicas) e ao Sherlock Holmes (não espere muito Valéria) dublados, mesmo Avatar sendo censura 16 anos (SH não reparei).
Simplesmente odeio ter que engulir filmes dublados, a sala de cinema mais próxima fica em outra cidade então para eu ir ao cinema tenho que ter uma desculpa muito boa. E é claro que em uma cidade que só tem duas salas de cinema todos os filmes são pipoca.

Em Niterói, antes do incêndio que aconteceu no plaza shopping que abrigava o Cinemark, as opções dublado e legendado eram até equilibradas. E tinha 3D.

Claro que filmes "infantis" e animações eram quase 100% dublados, o que é um saco. E a mania que me aborrece profundamente que é a de exibir filmes com atraso de meses após o seu lançamento no exterior para coincidir com o período de férias. Mas este problema é geral no país...

Agora as portas do cinema estão fechadas por tempo indeterminado e as únicas salas restantes são as do terrível Bay Market. Este sim poderia fazer um paralelo com os cinemas da Zona Norte do Rio, com filmes geralmente dublados e opções geralmente ruins ( apesar de estar na mesma rua que o Plaza).

Vamos ter que ir ver filme no Rio.

Pra ser sincera, eu vivo em dois grupos de amigos, um no meu bairro simples e outro ''melhor'' por causa dos animes, naquela fase de troca de cartas antigamente que mantenho até hoje a amizade, bem, os do meu bairro preferem dublado e de preferencia com ação. Por causa dos anime e tudo me acostumei e aprecio legendado e amo filme cult(Valeria assistiu Sinedóque nova york? perfeito!) que aqui só tem na ala nobre( patrocinado pelo unibanco) que só vou com meu namorado(sorte). Existe pra mim existe direfenças culturais mas como eu existe pessoas com diferencial.

Pelo menos tem opção na sua cidade de ver legendado e na minha que em todos os cinemas é dublado.
No meu caso eu já desisti e espero ou passar na tv paga ou alugar o dvd, senão eu baixo da net.
Ultimamente só vou no cinema se eu for com alguem pagando ou conseguindo meia entrada... pq eu já não presto mt atenção e é mais passa tempo.. opção cinema é só comer pipoca e sair com algumas amigas pra passar o tempo e botar o papo em dia.

E acredite que com o tempo um dia nos tornaremos maioria ^-^

Related Posts with Thumbnails