sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Que vontade de rever Yentl


Eu nunca tinha visto o trailer original e como eu gosto deste filme, e quase chorei em vários momentos. E é incrível como um tema tão sério se tornou um musical e como a Barbra Streisand conseguiu colocar em música tudo o que precisava ser dito. Eu queria muito o DVD, tenho o CD com a trilha sonora e até baixei na internet o filme, mas que queria o DVD nacional. Será que nunca vão lançar?


Minha música favortia entre todas é "This is one of those moments", quando ela é aceita na yeshiva (*porque todos pensam que é um rapaz*) e canta na biblioteca e acaricia os livros, porque agora, aquele mundo é seu também e ninguém poderá tirar dela aquele momento. E é horrível imaginar quantas meninas e mulheres foram e são excluídas, não podem fazer livremente suas escolhas, simplesmente porque são mulheres. Seja estudar, usar a roupa que desejar, namorar ou casar com quem se deseja, ter ou não ter filhos, enfim, poderem ser cidadãs de primeira classe, também.

Aliás, uma das cenas do trailer é exatamente o pai de Yentl - que errou ao ensiná-la tudo o que ensinaria a um filho homem - explica que ela deve se conformar ao mundo do jeito que ele é e termina dizendo "E não pergunte por que!". Essa é a chave. Se não perguntamos o "por quê", aceitamos desigualdades, injustiças e um mundo ruim quando poderíamos fazer dele um lugar muito melhor.


Assistam Yentl, é um grande presente de Barbra Streisand. E eu esqueci de incluí-la quando me perguntaram sobre mesu gostos musicais. Shame on me. Eu preciso ler o conto original. Aliás, vou ver se faço isso agora que estou de férias. E não me perguntem por que lembrei de Yentl, pois eu não saberi explicar mesmo.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails