segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gótica, lolita e fofa



Houve matéria na Globo esses dias entrevistando essa moça. Eu gravei, mas ainda não coloquei no Youtube. Devo fazer nos próximos dias. Só achei curioso como dois fetiches se encontram. além de gothic lolita, a moça ainda é enfermeira... A matéria veio da Folha de São Paulo.

Gótica, lolita e fofa

Embaixadora pop japonesa diz querer ser como uma princesa

Diogo Bercito
Da Reportagem Local

"Não sei se vocês sabem, mas a embaixadora só trouxe seis vestidos na bagagem, por conta do limite de peso."

O aviso é dado com tom de pêsames pela tradutora de Misako Aoki, 23, durante a tarde em que a garota conversou com jornalistas brasileiros, em meio a sua turnê pelo país -com aparições em SP, Rio, em Recife e, no dia 2, em Brasília. É que as roupas bonitinhas são fundamentais para a missão diplomática de Aoki: divulgar o estilo "kawaii" -meigo, em japonês- mundo afora.

São três as embaixadoras incumbidas em fevereiro pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão de espalhar a moda desse país. Foram escolhidas a dedo, por já serem famosas em suas áreas. Uma delas vai promover o estilo de vestir-se como uma estudante colegial. Outra propagará a moda de Harajuku, bairro "fashionista" de Tóquio, marcada por cores berrantes.

Para Aoki ficou o encargo de mostrar ao mundo a tendência "gothic lolita" - doçura, inocência e roupas da Era Vitoriana (século 19, na Inglaterra). Em entrevista à Folha, a garota resume suas motivações. "Penso em me tornar uma princesa, uma boneca. Para isso, preciso ter as unhas, a maquiagem e o comportamento de uma princesa."

É como uma princesa - mas mais como uma boneca - que Aoki se porta durante a entrevista. Fica sentada imóvel, movendo apenas os olhos de um lado para o outro. Quando dá raras risadas, cobre a boca com delicadeza de gueixa. Quanto ao enxoval restrito de sua visita ao Brasil, faz questão de enfatizar que é circunstancial. "Meu armário está lotado de vestidos, não faço idéia de quantos eu tenho. Gasto todo o meu salário em roupas."

Além de modelo, Aoki é enfermeira, no Japão. E pretende manter as duas carreiras. "São trabalhos femininos", explica.

16 pessoas comentaram:

Bem, algumas propagandas usam a "sensualidade" (leia sexo facil) brasileira p/ atrair turistas, mas é a primeira vez que vejo um fetiche se tornar um elemento diplomatico.

Lolitas assim me lembram antigas bonecas de porcela (minha avó tinha algumas, pena que não sobreviveram aos filhos e netos... a unica que escapou foi destruida no incendio da minha casa), são lindas, mas da medo de tocar e quebrar.

Sim, sim... É isso que esta menian parece, uma bela boneca de porcelana.

Nesse sentido ela é linda mesmo.

Mas parece um tipo de beleza p/ enfeitar...quer dizer, ela tem que ficar parada na maior parte do tempo p/ manter o efeito de boneca.

Imagino que varias delas dariam a imprecção de uma casa de bonecas gigantes. ^^

Vc acha que esse estilo tem chance de se popularizar no Brasil?

Devo admitir que gosto de Gothic Lolita e vários de seus derivados. Tem vestidos lindíssimos. Mas penso que é legal como se fosse algum tipo cosplay, já esse pessoal encara como estilo de vida, querendo agir como princesa, virar boneca e o escambau, pra mim isso é já caso de psiquiatra uhauahauhauhaua
Se eu fosse magra, gostaria de ter um vestido gothic lolita para usar em eventos! Sério uahuahuahauhau

Se bem que ocidental de gothic lolita geralmente não fica bem, só as japonesinhas ficam kawaii XD

Curioso sem dúvida, e tenho que concordar que ela parece de fato uma boneca de porcelana, e que essa é uma manobra curiosa, mas considerando que a idéia é promover a cultura pop...

Com tenho habito de desenhar confesso que faço vários desenhos nesse estilo (até pesquiso) e que eles tem sido bem úteis para melhorar meu traço (além de me forçarem a aprender formas novas desenhar).

Pessoalmente, não vejo problemas, ainda que compreenda as possíveis preocupação entorno, mas uma das idéias e regras da moda até onde entendi, é justamente evitar a erotização.

Fora, que sempre me pareceu também, que é algo que as pessoas que seguem, se o fazem é por que gostam e não tanto pelo outros (até por que parece ser algo caro e complicado, enquanto pesquisei notei que existem várias regras/normas).

A releitura do termo "embaixatriz da moda" é o que acho mais interessante. As primeiras embaixatrizes eram manequins em tamanho natural e levavam para o novo mundo as modas da Europa. Ela pode assumir esse estilo quase em tempo integral, mas o comum é que o jovem nipônico faça isso no final de semana, fora do trabalho.

Infelizmente não pude estar em sua passagem pelo RJ, mas gostaria, até fiz planos.
Gostei da observação acima quanto ao termo embaixatriz da moda. E sim, as lolitas perseguem esse ideal de boneca... é estranho pra mim, pq o contato que tenho com brasileiras que seguem este estilo se resume a ter uma vida, digamos, não 100% do cotidiano nesse estilo.
Observar essa ótica de uma japonesa me faz pensar bastante..

Eu fui na Academia Brasileira de Letras ve-la quando estava aqui no Rio (amo lolita e os outros estilos harajukus)e nossa..ela é muito mas fofa pessoalmente, simpatica, atenciosa...queria tirar foto e dar autografo pra todos que estavampedindo rs pena que ela precisava pegar logo o voo..mas valeu muito a penair ver a Misako *-*

Empregos femininos?... (ela me parece um fanservice vivo

Fetiche? AONDE? Lolita é MODA, não tem NADA a ver com fetiche - e é BEM tampada, modesta e o termo fetiche é TOTALMENTE rejeitado por lolitas. E pra quem não sabe é moda no MUNDO todo, não só no Japão ou no Brasil, e NÃO, lolitas NÃO VIVEM COMO BONECAS. É uma MODA, assim como vintage, que é inspirado em décadas passadas, só q inspirada na era rococó/vitoriana. O que ela fala é que lolitas devem ser quem elas são, se sentirem bem e sempre sorrir, não agirem como bonecas. Lolitas são pessoas normais com gosto por moda, no Japão, na Coréia, no Brasil ou em qualquer lugar, e bebem, fumam, vão a festas, trabalham, VIVEM. Não vivem num mundo de imaginação, e isso é palavra de quem VIVE NO MEIO e conheceu a Misako pessoalmente.
E pra quem queria ver fotos de lolitas, só ver as fotos das garotas do Brasil que desfilaram com ela: foram tão incríveis que saíram em revistas do Japão direcionadas ao estilo.
Por favor, PESQUISE antes de escrever.

Bem se vê pela reação que a pessoa "é do meio". Leia-se fanática e que não consegue refletir sobre o seu próprio hobby.

Há uma fetichização da profissão enfermeira. Isso é notório, aqui ou no Japão. Há uma fetichização do visual lolita, que nada em a ver com moda do século XIX, a não ser na cabeça de suas fãs. Isso é ruim? São pessoa sdesequilibradas? A moça tem algum problema por causa disso? Não, não tem.

Moça da dieta, de uma próxima vez seja um pouco mais educada. Ou, efetivamente, não haverá ´roxima vez, pois seu comentário não será publicado.

Lolita, neste caso, não é um fetiche! É um jeito de se vestir e um estilo de vida! Não tem nada a ver com sexualidade, aliás, o estilo lolita incentiva a inocência!

Por favor, informem-se antes de falar besteira...

Querida, a Aoki não é "Gothic Lolita", o estilo se chama Lolita (em japones, Roriita). Gothic Lolita é uma subdivisão do estilo, assim como existem outras subdivisões. (Sinceramente, não sei como alguem ve uma lolita tão doce e pode incluir o nome Gothic nisso)..
é uma MODA japonesa, e não tem absolutamente nada a ver com feitiche/sexo. Pelo contrário, tem a ver com douçura e é inspirado em roupas vitorianas, como disse no post :*

O termo Lolita no caso está sendo usado errado pela autora do texto e em vários comentários.

Nada mais é do que uma moda, sendo que as que seguem esse estilo, se sentem profundamente ofendidas quando as associam com um fetiche ou pedofilia.

A moda é isso.. Se inspirar na era vitoriana, e se vestir como tais, seja parecendo uma boneca ou uma princesa.

Muitas não ficam agindo pro ai como se realmente fossem princesas.

Elas tem empregos, estudam, tem vidas normais, e algumas usam pircings e tatuagens, elas não se vestem 24hrs por dia de Lolita, as vezes só em alguns eventos especiais e encontros do estilo.

Enfim, é uma moda como qualquer outra, como vintage[já citado], emo, punk e etc.

Lolita é sim uma moda com base no século XIX, e também que tem tudo a ver com inocência.É uma moda tão comportada ao ponto de que usar uma meia abaixo do joelho ja é estar mostrando demais do seu corpo. Contudo tem sim pessoas que veem em lolita um fetiche, essas são as mesmas pessoas que tem fetiches por bonecas/crianças e são conhecidas como "pedófilos".
Não quero ofender ninguém, mas se você pensa assim desse jeito, veja bem se você não se encaixa em um desses dois.
Você diz que não conseguimos refletir sobre nosso proprio hobby, pois bem, ja lhe mostrei o suposto fetiche que as pessoas enxergam na moda lolita, mas e você? Já parou pra refletir sobre o porque de você enxergar esse fetiche?
Sei também, pelo que ja li, que o eu escrevi de nada vai adiantar pra você, mas não me custou nada vir dar minha opinião.

Parece que vocês têm medo da palavra "fetiche". Fixação por um objeto, ou coisa. O fato de alguns terem fixação por enfermeiras e coisas fofas, não quer dizer que vocês - os adeptos da moda - tenham parte nisso ou sejam pervertidos. Mas parece que isso lhes causa horror... Bem, não tenho como resolver o problema de vocês, nem quero.

No mais, vir aqui me xingar ou me acusar de pedofilia ou algo assim, como o Hikari insinuou, é realmente algo que não me atinge em nada. Eu me importo com gente de verdade, não com quem se esconde atrás de nicks ou do anonimato da internet.

Aliás, se o objetivo é dissipar o preconceito, o comportamento da maioria (*não tod@s*) dos lolitos e lolitas que por aqui apareceram em massa só faz reforçar as minhas idéias: fanáticos, imaturos, desinformados, agressivos e que, sim, não tem muito o que fazer. Se tivessem vontade de divulgar sua arte, porque é uma arte, poderiam usar a internet para fazer propaganda positiva da coisa. Mas deve ser difícil fazer outra coisa se não bater o pezinho e ficar de mimimi.

Related Posts with Thumbnails