sábado, 12 de setembro de 2009

As 25 melhores adaptações para o cinema?



Passando ontem pelo Enchanted Serenity – um site sobre filmes e seriados de época – vi que elas postaram a lista das melhores adaptações de livros para o cinema feita pelo jornal inglês Telegraph. Não postaram critérios de escolha, há muitos filmes dos anos 30 (*período no qual as adaptações não eram assim tão fiéis*); duas vezes Spielberg; as séries de Harry Potter, que eu curto, mas todo mundo sabe que às vezes chutam os livros e são muito inferiores a eles; e omitiram algumas obras fundamentais.

O problema é que não assisti a maioria, mas posso comentar, por exemplo, que apesar de amar O Morro dos Ventos Uivantes de 1939, o filme não é uma boa adaptação. Vai somente até a metade do livro, transfere a ação do século XVIII para o século XIX. Amo. Adoro. Comprei o DVD na edição lixenta que lançaram aqui no Brasil. Mas não é uma boa adaptação. Drácula, que eu assisti no cinema e li o livro, pode ser um filme legal, mas não é uma boa adaptação. Concordo com Ligações Perigosas, A Primavera de uma Solteirona (*apesar do livro ser fininho, excluíram muita coisa e mudaram, também, mas é ótimo*). Não li Dr. Jivago, mas adoro o filme. Como não posso falar do livro...

Sem dar muitos tratos à bola, cito algumas omissões que considero sérias, algumas, imperdoáveis são E o Vento Levou (*imagina o esforço em adaptar Gone With the Wind com o máximo de fidelidade um livro de 1000 páginas e funcionar?*), A Época da Inocência (*baseado no livro The Age of Innocence de Edith Wharton, filme dirigido por Martin Scorcese*), Spartacus (*o segundo é melhor, mas acho que foi feito para a TV*), O Estranho no Ninho (Over the Cuckoo´s Nest), Romeu e Julieta do Franco Zeffirelli. Meu marido certamente incluiria As Vinhas da Ira, eu sei. Acho que não vou aumentar a lista. Vocês podem comentar, se quiserem. Saibam que foi um inferno achar o nome brasileiro de algumas obras, como The Heiress (*eu até sei qual é o filme mas...) e não tenho certeza se acertei. Segue a lista o Telegraph:

1. Grandes Esperanças (Great Expectations) de Charles Dickens
Publicado: 1860-1861
Adaptação para o Cinema: 1946
Diretor: David Lean

2. O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) de Emily Brontë
Publicado: 1847
Adaptação para o Cinema: 1939
Diretor: William Wyler

3. O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird) de Harper Lee
Publicado: 1960
Adaptação para o Cinema: 1962
Diretor: Robert Mulligan

4. Doutor Jivago (Doctor Zhivago) de Boris Pasternak
Publicado: 1957
Adaptação para o Cinema: 1965
Diretor: David Lean

5. O Leopardo (Il Gattopardo) de Giuseppe Tomasi di Lampedusa
Publicado: 1958
Adaptação para o Cinema: 1963
Diretor: Luchino Visconti

6. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) de Thomas Harris
Publicado: 1988
Adaptação para o Cinema: 1991
Diretor: Jonathan Demme

7. Ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses) de Pierre Choderlos de Laclos
Publicado: 1782
Adaptação para o Cinema: 1988
Diretor: Stephen Frears

8. À Beira do Abismo (The Big Sleep) de Raymond Chandler
Publicado: 1939
Adaptação para o Cinema: 1946
Diretor: Howard Hawks

9. Os 39 Degraus (The 39 Steps) de John Buchan
Publicado: 1915
Adaptação para o Cinema: 1935
Diretor: Alfred Hitchcock

10. A Primavera de uma Solteirona (The Prime of Miss Jean Brodie) de Muriel Spark
Publicado: 1961
Adaptação para o Cinema: 1969
Diretor: Ronald Neame

11. Moby-Dick de Herman Melville
Publicado: 1851
Adaptação para o Cinema: 1956
Diretor: John Huston

12. Rincão das Tormentas (Brighton Rock) de Graham Greene
Publicado: 1938
Adaptação para o Cinema: 1947
Diretors: John e Roy Boulting

13. Drácula (DRACULA) de Bram Stoker
Publicado: 1897
Adaptação para o Cinema: 1931
Diretor: Tod Browning

14. O Dia do Chacal (The Day Of The Jackal) de Frederick Forsyth
Publicado: 1971
Adaptação para o Cinema: 1973
Diretor: Fred Zinnemann

15. Nada de Novo no Front (All Quiet On The Western Front) de Erich Maria Remarque
Publicado: 1929
Adaptação para o Cinema: 1930
Diretor: Lewis Milestone

16. O Império do Sol (Empire Of The Sun) de J.G Ballard
Publicado: 1984
Adaptação para o Cinema: 1987
Diretor: Steven Spielberg

17. Trainspotting de Irvine Welsh
Publicado: 1993
Adaptação para o Cinema: 1996
Diretor: Danny Boyle

18. Apocalypse Now (Heart of Darkness – o livro) de Joseph Conrad
Publicado: 1902
Adaptação para o Cinema: 1979
Diretor: Francis Ford Coppola

19. Onde os fracos não têm vez (No Country For Old Men) de Cormac Mccarthy
Publicado: 2005
Adaptação para o Cinema: 2007
Diretors: Joel And Ethan Coen

20. Vestígios do Dia (The Remains of The Day) de Kazuo Ishiguro
Publicado: 1989
Adaptação para o Cinema: 1993
Diretor: James Ivory

21. O Iluminado (The Shining) de Stephen King
Publicado: 1977
Adaptação para o Cinema: 1980
Diretor: Stanley Kubrick

22. Harry Potter – a série (The Harry Potter Series) de J.K Rowling
Publicado: 1997-2007
Adaptação para o Cinema: 2001-2011
Diretors: Chris Columbus, Alfonso Cuaron, Mike Newell, David Yates

23. Tarde Demais (The Heiress – título em inglês – Washington Square – livro) de Henry James
Publicado: 1880
Adaptação para o Cinema: 1949
Diretor: William Wyler

24. A Lista de Schindler (Schindler’s List – título em inglês – Schindler’s Ark – livro) de Thomas Keneally
Publicado: 1982
Adaptação para o Cinema: 1993
Diretor: Steven Spielberg

25. O Senhor dos Anéis – a série (The Lord of The Rings Series) de J.R.R Tolkien
Publicado: 1954-1955
Adaptação para o Cinema: 2001-2003
Diretor: Peter Jackson

11 pessoas comentaram:

Não citar E o Vento Levou com certeza compromete a qualidade da lista. É um filme fantasticamente adaptado. E tenho um carinho todo especial tanto pelo Romeu Julieta de Franco Zeffirelli, tanto pelo O Estranho no Ninho. São filmes tão bons, clássicas adaptações.
Gostei de ver O Silêncio dos Inocentes, O Iluminado e Drácula na lista mais por ser fã do que por qualidade de adaptação. E quanto a Harry Potter, o que essa série está sequer fazendo na lista? Eu sou leitora de J.K. Rowling, mas não posso admitir que os filmes sejam considerados bons, que dirá fiéis a estrutura do livro. E ainda por cima estão a frente de Senhor dos Anéis, uma adaptação muito cuidadosa dos livros de Tolkien (as versões extendidas então, nem se fala). Bom, vou parar por aqui, hehe.

Não acho que estão em ordem d eimportância, não. Acredito que a ordem é meio aleatória.

Como falei, não acho que os filmes de HP devessem entrar na lista, mas, eu gosto deles. Gosto, porque foi o terceiro filme que me conduziu aos livros, me cdeixou curiosa. Aliás, eu considero o filme três o melhor filme, mas longe de ser o mais próximo dos livros. Já os filmes 1 e 2 são muito fiéis ao livro, mas são filmes sonolentos. Já os restantes... ^_^

Senhor dos Anéis, não me comove. Não comentei, proque não gosto dos filmes (*assisti os três no cinema*) e não suportei chegar até a página 70, acredito, do primeiro livro. Dito isso, não comento, mas todo mundo que leu ressalta a fidelidade. Pode ser fiel, mas não me agradam em nada. Filmes ou livros. Não percebi genialidade nenhuma.

Ah, eu não posso dizer que gosto plenamente dos filmes de HP, talvez porque minha experiência foi inversa. Foi como se tivessem restringido a minha criatividade. Apesar disso, sei que eles tem suas qualidades, também (eu gostei muito da composição da Hermione no primeiro filme, e de outras personagens além dela, e o 3º filme aprofunda mais a história, etc).
Quanto ao LOTR, eu gosto muito da história, e os filmes conduziram o enredo muito bem. Mas é um livro diferente, na minha opinião, até meio impessoal, pois ele tem mais a "cara" de um relato mítico do que de um romance. Acho que Tolkien construía mais a vida de um mundo do que uma história de personagens, e passar isso para as telas sem dúvida foi uma tarefa bem complicada. Falando em mitos e, dando um salto bem grande, lembrei-me de Tróia e de quando quase morri de desgosto no cinema... mas isso é outra história.

O engraçado é que dos livros e filmes que estão na lista eu não cheguei realmente a ler o livro de nenhum, vi muitos dos filmes, mas não cheguei a ler o livro em que foram baseados, muitos estão na minha lista de livros pra ler, mas faz meses que eu não leio um livro D:, só mangas/manhwas. Mas dos filmes que estão na lista eu realmente amo alguns, por exemplo O Iluminado, O Silêncio dos Inocentes e The Heiress, e esse último eu realmente amei o filme e a história em si, só não li o livro porque não consegui achar D:, e falando em adaptações, eu também gostaria de citar outra também do autor de The Heiress, o Henry James, Os Inocentes é o nome do filme e o livro é A Volta do Parafuso, eu achei no geral uma ótima adaptação e se não foi tão fiél ao livro foi porque assim como a maioria das adapções da lista as ambiguidades da história foram retiradas ou abrandadas, de qualquer jeito acho que eu não mudou muito o conceito da história em si, mas também faz um tempinha que eu li o livro e vi o filme, então eu não consigo me lembrar de todos os detalhes, eu só lembro que o vi o filme primeiro e quando fui ler o livro achei que pelo menos alguns dos conceitos da história eles manteram.

"Primavera de uma solteirona" noossa assisti várias vezes na Rede Manchete. Encontrei o livro por acaso na livraria, era uma edição da ROCCO, fiquei muito feliz e li numa tarde. são duas obras que se completam.

Lista interessante, mas pra mim perdeu todo o sentido quando listaram "Onde os fracos não têm vez".

O livro "Onde os Velhos não tem Vez" é maravilhoso. Quando comparado com o filme perde muito na composição dos personagens, e isso é horrível em se tratando dos personagens desse livro. O Anton Chigurh do filme é um cara muito bonzinho comparado com o do livro.

Dessa lista eu só posso comentar (pq li os livro e assisti os filmes) sobre SdA (otima adaptação), O Silencio dos Inocentes, Vestigios do Dia, Ligações Perigosas, o Dia do Chacal, e a serie HP (e tb posso reclamar do pq estar ai).

A falta do Vento.. é realmente uma falha seria, bem como de outros titulos.

Acaba sendo mais uma daquelas listas p/ levantar assunto pelas concordancias e discordancias, alias é mesmo por isso que a maioria dessas listas são divertidas.

Ah, sim, Anderson, acho que o objetivo das listas é fazer a gente discordar ou comentar. :) E isso é legal, ou pelo menos, eu acho.

Conversando com meu marido ontem (*e ele abriu dizendo que colocaria As Vinahs da Ira... ele não tinha lido meu post*), a gente ficou ponderando. O que torna boa uma adaptação?

Acredito que é capturar o espírito do livro. Se for além disso, será maravilhoso, mas o fracasso está exatamente em perder esse ponto de vista.

Muitas boas adaptações precisam cortar, adaptar, introduzir situações/personagens. Aliás, recomendo o livro A Arte da Adaptação de Linda Serger, ela disseca o processo.

O que ferra uma adaptação? Às vezes, tentar seguir o livro em tudo, às vezes, mudar tudo. Vou falar de True Blood, não é filme é série, eu sei. Mas para quem True Blood - livros foram escritos? Para mulheres, com uma protagonista forte. O que fizeram na adaptação? A transformaram em uma IDIOTA, porque isso deve agradar os homens, pensam os criadores (homens) da série. Resultado? Quem é a personagem mais odiada?

Mas o interessante é que, em muitos casos, um livro medíocre é capaz de dar em um filme excelente, exatamente, acredito, porque quem tem o material em mãos sabe disso. E vale para novela, também, vide Escrava Isaura. quem leu o livro, já deve ter entendido. Imagino o terror quando você tem uma grande obra em mãos, deseja fazer o melhor, sofre em cortar/mudar... Enfim, adaptar um livro não é coisa fácil, fácil é a gente criticar depois. ;)

Boa ponderação.

Cinema e TV são midias diferentes, oq sempre vai implicar em adaptações.

Mas eu acreidto que é sempre melhor ser mais do que menos fiel. Até pq geralmente as mudanças não p/ melhorar o orginal, mas sim p/ tentar torna-lo mais apreciavel por uma base alem dos fãs da obra.

E isso me desgarada pq se algo faz sucesso a ponto de "merecer" uma adaptação é pq do jeito que ta ela ja atraia bastante gente.

Lembra do filme da Mulher-Gato?
Eu odiei pq eles mudaram tudo, seu nome , sua cidade natal, sua motivação, lhe deram "poderes"...

Era praticamente uma outra personagem, e se for p/ fazer alguem totalmente diferente do que os fãs conhecem e gostam, pq usar o nome ja consolidado?

De certa foi oq fizeram tm em 300 de Esparta. Só nerds que não sabem oq uma mulher de verdade não iam "estranhar" todos aqueles machos musculosos, depilados semi-nus. Para que os homens "normais" não ficaem "assustados" enfiaram uma cena de sexo, outra de estrupo e outra num pseudo harem, para dar uma cara mais "aceitavel".

E o mesmo em True Blood. Uma personagem feminina, forte (mas não masculinizada), divertidia (mas não boba), independente conduzindo a trama? Não importa se fez sucesso nos livros, era literatura p/ "mulherzinha", p/ a TV tem que ser uma loira gostosa e idiota como os "homens" gostam.

E é por isso que é facil criticar ^^~

O pessoal nos da muito material p/ isso.

Você citou Spartacus, e esse é um caso complicado. O livro do Howard Fast é um dos meus favoritos de longe e é um grande livro. O Kubrick fez seu próprio Spartacus a partir de algumas linhas gerais do livro; como adaptação beira o estupro conceitual. Por exemplo, o personagem do Tony Curtis não existia no livro; foi criado justamente porque o Kubrick jamais engoliu o espártaco letrado, que recitava a odisseia de homero para seus homens. O Judeu David, um dos mais importantes, desapareceu (ou melhor, aparece na lista de chamada um judeu david, mas era so um personagem generico que nada tinha a ver com o personagem). E isso era só o começo. Mas como filme, Spartacus é um GRANDE filme.
É complicado. Eu acho melhor separar as coisas e tentar evitar ser purista nessas horas. Melhor um filme infiel mas que é um bom filme do que um filme fidelíssimo mas pedestre.

Bem, Alexandre, esse Spartacus de Kubrick cai no mesmo caso do Morro dos Ventos Uivantes de 1939. Grande filme, mas adaptação muito complicada... E já até conversamos sobre isso, como adaptação o Spartacus de 2004 é excelente e um grande filme, tb. Já assistiu?

Related Posts with Thumbnails