segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Grimms Mangá - Novas Histórias ganha destaque negativo na Folha de São Paulo



O comentário abaixo saiu na seção QUADRO A QUADRO da Folha Teen. Não gostei da piadinha do "tudo vai virar mangá", pois, claro, tudo quanto é material adora usar o rótulo para vender, mas qualquer um com o mínimo de bom senso sabe que mangá é mais que rótulo. E mais, "cenário apocalíptico" quer dizer o quê? Tudo virar mangá (*caça níqueis incluídos*)? É piadinha? Ou temor do avanço do material japonês em um mercado antes dominado pelas comics?

Enfim, as notinhas não tem autoria, mas não seria surpresa eu abrir os comentários mais tarde e ter o/a autor/a comentando aqui. Além do apocalíptico, tem ainda o "sem personalidade" e "histórias são contadas a partir de pontos de vista esdrúxulos". Um... quem conhece os contos de fada, sua multiplicidade, como foram depurados, sabe que ponto de vista esdrúxulo está nos olhos de quem vê. Mas, pelo jeito, é recomendação apra ninguém comprar, certo? Espero que que a Newpop não tenha que depender deste tipo de crítica ao seu material legitimamente japonês, e que nada tem a ver com caça níqueis com supers americanos (*que podem ser ótimos no se formato e não precisam disso*) ou aquele material duvidoso com rótulo de mangá sobre o Coríntias. Que aliás, também não precisava disso...

E não pensem que este tipo de not ame chateia, porque é a NewPop e sou amiga do Júnior Fonseca. Este tipo de nota é criticável, porque sinto que por trás dela está o enorme incômodo frente o avanço dos mangás, sejam legítimos, ou fakes, e o fato de nem Marvel, nem outras grandes estarem dispostas a ignorar isso. Segue a nota:

Fábulas em mangá

Vai chegar um dia em que tudo terá se transformado em mangá, desde heróis dos quadrinhos a times de futebol. Ao que tudo indica, a editora NewPOP vai continuar contribuindo para esse cenário apocalíptico.

Acaba de chegar às bancas o gibi "Grimms Mangá - Novas Histórias" (176 págs., R$14), que conta, por meio de traços japoneses, mais algumas das lendas dos irmãos Grimm - como a da Branca de Neve e a doGato de Botas. O traço, de Kei Ishiyama, é limpo e bonito, mas um pouco sem personalidade. As histórias são contadas a partir de pontos de vista esdrúxulos - como o do anão que se apaixona pela Branca de Neve (que apenas engasgou com a maçã...)

15 pessoas comentaram:

Sinceramente, quem escreveu isso foi um imbecil.

E se ele aparecer aqui e assumir a autoria, vou manter o ponto: é imbecil.

Das duas uma:

Ou o cara que escreveu isso pouco conhece de quadrinho em geral e tem uma visão estereotipada ou é um daqueles fã hardcore de quadrinho americano que vê os mangas com desdem.
Não é a primeira vez que eu deparo com esse tipo de texto na Folha.

Ignorância é tolerável, mas burrice e preconceito, não. Quem escreveu isso não entende nada de mangá, afinal não consegue avaliar o trabalho técnico que foi produzir essa série e também não entende nada de contos de fadas; para quem não sabe, nas primeira versão contada sobre Branca de Neve pelos irmãos Grimms, ela não engole o pedaço da maçã, mas só fica com ele na boca.
Voltar para a escola faria muito bem para certas pessoas! rsrsrsr

Se eu tivesse um traço tão "sem personalidade" eu ficaria muito feliz. u.u

E é versão esdruxula pq? Já vi 2 verções de Branca de Neve em que nem todos os anões eram de fato anões. E na versão com a Sigourney Weaver o príncepe morre. Ah, os japas não podem transformar nada ocidental em mangá, mas ocidentais podem fazer Dragon Ball Evolution a vontade. ¬¬

"Ou o cara que escreveu isso pouco conhece de quadrinho em geral e tem uma visão estereotipada ou é um daqueles fã hardcore de quadrinho americano que vê os mangas com desdem."

A maior raiva deles é que em mangás a história acaba quando o autor e a editora decidem (ou quando o autor morre). Já em quadrinhos americanos eles mandam outra pessoa continuar, correndo o risco das histórias ficarem ruins.

Esqueci de dizer: essa pessoa ñ deve saber o que é releitura, por isso falou tanta bobagem do mangá.

Posso apenas dizer que é lamentável a opinião do autor do texto. Tudo bem que eu mesmo não gostei tanto do primeiro Grimms, porém não desmereço a qualidade do mangá, apenas porque não gostei. Grimms tem muitos pontos fortes e qualidade.

Francamente, o pior é a postura do ser que escreveu a nota. Nem pra disfarçar e FINGIR que é neutro... em algumas lnhas a nota se preocupa mais em fazer chistes que em informar.

Sem contar que tenho percebido uma tendência muito grande de amantes de HQ a rejeitar tudo que cheira a mangá por encararem como "mero modismo". É "cool" renegar o que é "moda". E dane-se que no Japão existem milhares de estilos dentro do mangá... e esse tipo de nota só estimula essa atitude ignorante.

(Francamente, comparar o "mangá" do Timão com o Grimm´s é um atestado de ignorância suprema).

Depois reclamam das pessoas que não fazem jornalismo e querem exercer. Olha o papelão que os "jornalistas de verdade" fazem....

Não acho Grimms uma obra excelente (nem boa - Grimms simplesmente nãome empolga) mas a pessoa que escreveu isso não parece que fez mais do que passar os olhos por cima.

Comparar Grimms com Mangá do Corinthians é apelar demais. Se comparassem a NewPop por trazer modismos (afinal trouxe Vampire Kisses) eu entenderia, mas o mangá não tem nada a ver com essa modinha de tudo virar mangá.

Faltou uma crítica de verdade aí, tem cara de fã de comics mesmo. Mas quem acha que homenzarrões musculosos de colã são obras de arte e cultuam cronologias complicadas não pode ser muito levado a sério (ok, foi preconceituoso mas supers são rídiculos e não têm outra finalidade além de vender).

Kadu, você pegou exatamente o ponto. Não se trata de uma discussão sobre gostar ou não de Grims, mas como a crítica é construída. Eu também não me empolguei com Grims, mas o texto é tão cretino que não tem qualquer credibilidade nele mesmo, no entanto, ao aparecer em um jornal do porte d aFolha de São Paulo, isso lhe confere certa autoridade. é o tal lugar de fala. Então, é necessário apontar quais são os problemas e o motivo de um texto assim não ter valor e parecer cheio de recalques.

Pessoal, o autor sou eu. Escrevi um pouco mais sobre o assunto no nosso blog. Passem por lá e comentem, se ainda discordarem de mim. Obrigado pelas críticas.

http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/arch2009-08-02_2009-08-08.html#2009_08-04_10_48_00-137293607-0

Diogo Bercito
Repórter - Folhateen
diogo.bercito@grupofolha.com.br

Bem, Diogo, não sei se faço outro post remetendo para a sua resposta. Mas que o texto condensado ficou truncado, ficou. Se suas idéias eram "diferente", elas deveriam transparecer dentro do seu texto original e, não, da resposta às críticas.

Quanto ao esdrúxulo (estranho, extraordinário, fora do comum, extravagante, etc.), deveria ter ficado indicado em que sentido, pois tomando pelo que vinha antes, ficou aprecendo uma crítica sem explicação.

Mas o que mereceria explicação acima de tudo é o apocaliptico.

A essa altura do novo milênio, com expansão enorme da cultura pop que vemos hoje em dia, ainda tem idiotas que menosprezam a estética do mangá. Ainda por cima usa como muleta umas duas obras que ruins, que se entitulam mangás(Corinthians, Monica Jovem, Luluzinha Teen) mas que não verdade não são. Como se não houvesse um monte de porcarias entre os comics publicados hoje.

Se sabe que não gosta, pra quê um imbecil que teve a sorte de lhe cederem um espaço num jornal de grande circulação vai lá falar do que não entende porcaria nenhuma? Espero no mínimo que os leitores desse jornal estejam entupindo-o de e-mails revoltados!

Eu concordo que a nota acima foi infeliz, mas aí vir dizer que a culpa é de fãs de comics é demais. Acredito que sim, há certa revolta por parte dos fãs de comics (eu sendo uma fã de ambos os tipos de quadrinhos sei bem do quê falo) mas nem por isso é tudo gerado pelo mangá em si, e sim pelos fãs, ou otakus, que sinceramente são irritante, petulantes e tão preconceituosos quanto os fãs de supers, que como o Kadu disse, são ridículos assim como Naruto, robôs gigantes sendo controlado por adolescentes emocionais e depressivos, e mulheres quase sempre mostrando a calcinha e vulneráveis ao tal estupro consentido também é ridículo.

Eu só digo que isso de quadrinho brasileiro com um traço mais próximo ao mangá ser considerado ruim, como a Jáder disse também é ridículo. Eu leio Luluzinha Teen e Turma da Mônica Jovem e acredito que ambos são bons dependendo do gosto de cada um, principalmente quando o objetivo é ser um entretenimento e assim divertir.

Só quero dizer que cansei dessa maldita briga entre mangá/comics/pseudo-mangás, é tudo quadrinho, é tudo a nona arte, aprendam a apreciar ou pelo menos respeitar cada estilo.

E antes de defender os fãs de mangás, lembrem que muito deles tem tantas opiniões cretinas quando os comiqueiros de plantão.

Tanta coisa aconteceu desde 2009...

Related Posts with Thumbnails