quinta-feira, 6 de agosto de 2009

64 anos da Bomba de Hiroshima: É preciso não esquecer!



Hoje os japoneses e o mundo inteiro lembram (*e não celebram ou comemoram, como alguns escrevem por aí*) os 64 anos da Bomba de Hiroshima. Não podemos esqeucer que o lançamento da bomba além de apressar o fim da guerra, que viria de qualquer forma, causou a morte de milhares, a destruição, gerações de doentes, enfim, uma tragédia até então nunca vista. O site Inside Tokyo comentou a cerimônia ocorrida no Japão, a foto do post veio de lá:
Durante o cerimonial de 50 minutos, houve um momento de silêncio em memória às vítimas por volta das 8h15, horário em que a bomba atômica explodiu sobre Hiroshima há 64 anos, a uma altitude de cerca de 600 metros. Estima-se que mais de 140.000 pessoas tenham morrido até o final de 1945.

Cerca de 50.000 pessoas participaram do cerimonial de hoje, incluindo representantes de 59 países.

A Rússia participou pelo 10º ano consecutivo, enquanto Israel, suspeito de possuir armas nucleares, esteve pela primeira vez na cerimônia. A China, que participou das celebrações pela primeira vez em 2008, e os Estados Unidos, não enviaram representantes.

O primeiro-ministro Taro Aso participou da cerimônia e reforçou os três princípios anti-nucleares do Japão: não produzir, não possuir e não permitir armas nucleares em solo japonês.

Aso e outras vítimas, que sofrem de doenças por causa dos efeitos da bomba atômica, assinaram um acordo em que o governo definirá a situação de 306 pessoas, que buscam o reconhecimento como vítimas das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, colocando um fim em uma batalha que já dura seis anos.


O vídeo lá em cima usa a música Rosa de Hiroshima - que fala do terror atômico - e imagens dramáticas dos sobreviventes. Aqui no Brasil, a editora Conrad lançou parte do mangá Gen, Pés Descalços
que mostra o terror nuclear e seus desdobramentos. eu recomendo o mangá. Ele ainda pode ser encontrado em livrarias e sebos. Mesmo que não tenham publicado completo por aqui, o que foi publicado já ajuda muito

8 pessoas comentaram:

É importante dizer, antecipando-me a alguns comentários que possam surgir: A versão de Gen publicada pela Conrad é uma versão editada, mas foi feita por iniciativa de voluntários no ocidente e do próprio autor, para atingir o maior número de pessoas. O importante para ele nunca foi preservar integridade artística ou coisa parecida – é espalhar a mensagem, que é fundamental.

Mas acho que já está na hora de publicar a versão integral do material.

E os EUA nem se quer tem um representante para dar as caras...eu acho isso uma tremenda falta de respeito.Não posso acreditar até hoje como o ser humano pode ter tido "coragem" em criar a bomba radioativa e causar tamanha destruição.

A história de "Hadashi no Gen",tive o prazer de conhecer pelo dorama mas gostaria de poder ler esse mangá lançado pela Conrad algum dia também...

Adorei essa postagem muito bem lembrado!

Olá!

O Blogblogs colocou seu post como um dos destaques de hoje na home.

Confira!

Abraços,

Equipe Blogblogs.

Um lembrete importante de algo que não pode ser esquecido.

E Gen é um material incrivel, merece ser publica na integra.

Esse é um assunto que tem que ser discutido de maneira seria , sem maniqueismo e sem medo.

Ano passado na mesma época assisti a um documentário sobre as bombas e as consequências.

Pelos depoimentos dos sobrevientes dá para ter uma ideia de que se há um inferno, deve ser algo muito próximo de Hiroshima e Nagasaki depois das bombas.

Palavras são realmente inúteis para descrever aquilo tudo...

O pior de tudo é saber que os sobreviventes (os hibakusha) foram e são vítimas de exclusão e preconceito, tendo que lutar para conseguir atendimento médico e pensão do governo. Algo lamentável para os japoneses. Muito triste...

Ah, o documentário era esse aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/White_Light/Black_Rain:_The_Destruction_of_Hiroshima_and_Nagasaki

Fato inesquecivel...

Gostaria de indicar um filme de akira kurosawa sobre este ocorrido:

Hachi-gatsu no kyôshikyoku (rapsódia em agosto)

Filme bem interessante, aonde mostra uma familia que perdeu um de seus integrantes para a bomba. No filme, é reproduzido, ou foi filmado no dia de "lembrança" de hiroshima. O filme é parcialmente(quase não) um documentário, aonde é relatado e mostrado alguns lugarem afetados pela bomba.

Link wiki sobre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hachi-gatsu_no_ky%C3%B4shikyoku

Mas não podemos esquecer o outro lado da história, como comentado aqui: "Many critics, myself included, thought Kurosawa chauvinistic in his portrayal of the Japanese as victims of the war, while ignoring the brutal actions of the Japanese and whitewashing them with cheap humanist sentiment." (da en.wiki)

Related Posts with Thumbnails