sexta-feira, 10 de julho de 2009

Solidão faz alunos e alunas japonesas comerem no banheiro



A investigação foi feita com alunos universitários (Toudai, Yokohama National University, Kansai University, Kwansei Gakuin University), mas não me espantaria se descobrissem que o hábito está nas escolas, também. Mas, vamos lá, alunos e alunas que temem serem vistos comendo sozinhos se refugiam no box do banheiro para fazerem as suas refeições.

O hábito é chamado de benjo-meishi. A prática é tão freqüente, segundo o jornal Asahi, que avisos têm sido colocados na entrada dos banheiros dizendo “Proibido fumar, grafitar e comer”. Parece absurdo, mas, ao que parece, a prática é fruto tanto do medo de ser identificado como anti-social, quanto do fato de serem anti-sociais.

Segundo a notícia, algumas universidades avisam que existem câmeras de segurança dentro dos banheiros para inibir o benjo-meishi. Alguns alunos e alunas dizem evitar os banheiros por causa disso, outros dizem não se importar, porque não há lei que proíba alguém de comer nos banheiros. As câmeras não existem, mas é muito triste que por causa da pressão social, alguém precise se enfiar em um banheiro para comer, simplesmente para não ser visto comendo sozinho.

3 pessoas comentaram:

Saudações

Sabe Valéria, este texto pode servir de alento sobre os males da sociedade.

Não refiro-me especificamente à sociedade japonesa ( muito embora o texto seja centrado nela ), mas a idéia passada pelo mesmo texto pode ser muito bem aplicada até em nossa sociedade brasileira.

Não digo que alguém vá à fazer uma refeição de forma tão escondida dos outros, mas que é perfeitamente possível a execução de algum outro ato por receio de uma represália, de uma opinião divergente, e até de boatos maliciosos...

Novamente Valéria, você presenteia os leitores do seu blog com um texto muito interessante e dinâmico em seu blog. Fiz uma breve chamada para esta postagem em meu blog, o "NETOIN!", pois achei que tal texto possui uma idéia importante à ser passada, e que merece total atenção.

Até mais!

Isso também é extremamente comum nos EUA. Muito mesmo. Eu tenho uma colega americana q já passou por isso diversas vezes e eu já vi isso até em filme (Meninas Malvadas).

Que triste =/
o pior é que eu entendo esses alunos.Quando eu sofria com o Bullying na escola eu simplesmente odiava que me vissem comendo sozinha.Ainda hoje não gosto.Mas nunca cheguei ao extremo de ir comer no banheiro.Tenho pena dessas pessoas.

Related Posts with Thumbnails