terça-feira, 2 de junho de 2009

Animadores é hora de uma Heroína. Nada de Princesa, por favor!



Passando pelo Feministing hoje, vi que elas estavam comentando sobre uma carta aberta de Linda Holmes, que suponho ser uma jornalista, pedindo que a Pixar finalmente faça um filme com uma mulher ou menina protagonista. Destaco a parte abaixo, que era a que estava no Feministing:
Dos dez filmes que vocês lançaram até agora, dez deles têm como protagonistas personagens que são meninos ou homens, ou que são animais atropomorfizados ou robôs ou insetos que são dublados e imaginados como meninos ou homens. Estes filmes representavam meninas e mulheres em diferentes graus – Os Incríveis, em particular – mas a história nunca é sobre “uma garota e as coisas que acontecem com ela,” da mesma forma que é “sobre um garoto e as coisas que acontecem com ele”.

Eu queria muito que as garotas protagonizassem um filme como Up que é sobre alguém que elas podem usar como fantasia no Halloween, como Anika Noni Rose disse sobre estrelar como dubladora da Princesa Sapo. Não uma garota que é o acompanhamento, mas uma garota que seja o prato principal.

E eu realmente, realmente desejo que não seja uma princesa.
Quem for ler o texto integralmente em inglês, verá que não se trata de uma crítica ao material da Pixar, ela o elogia e diz amar. Quem não ama? Trata-se isso, sim, de um apelo pela melhor representação de gênero, traçando um paralelo com o que a Disney está tentando fazer com a Princesa Sapo, no caso dos afro-americanos. Enfim, os comentários logo embaixo, mostram como os machismos dos americanos não são muito diferentes dos nossos, alguém sugere que a autora vá caçar “um tanque de roupa”, no jargão americano similar. Ou seja, lugar de mulher não é estrelando um desenho que se propõe a ser universal. Ser universal é ser homem, de preferência branco e heterossexual, ainda que travestido de bichinho ou robozinho.

Pois bem, neste sentido, os japoneses estão bem além, pegue o material Ghibli com a presença de personagens feministas co-protagonizando. Se for material de Miyazaki, a possibilidade de uma heroína ou protagonista de ação é ainda maior. E ninguém sai do cinema ou termina o filme com a impressão de que faltou alguma coisa, ou se pergunta porque a Princesa Mononoke não está em casa lavando roupa. Vamos ver o que a Pixar oferece.

Já o caso “Princesa Sapo” é mais cabeludo. Eu assistirei, e sei que vou cantarolar as canções e duvido que não goste bastante. Mas me decepcionei muito quando soube que não seria animado um conto africano e mais ainda quando soube que a Princesa vai passar boa parte do filme não como humana, mas como um animalzinho. Para completar, ela não vai ser mais empregada doméstica, como na concepção original que tomou mil pedradas, mas não está muito longe disso, já que é garçonete.

Os americanos reclamam mais, algumas das lamúrias me parecem injustas, outras, nem tanto. A princesa não é negra o suficiente. Esquecem que há negros de várias cores. O príncipe – que descobri ser dublado por um brasileiro – não é negro. Bem, para mim, ele é mulato ou latino, mas eu me perguntaria “Para que um príncipe?”. As demais reclamações se aproximam da minha e, claro, vão de encontro aos clichês como jazz e vodu associados aos negros e negras norte-americanos.

De qualquer forma, a questão é como as mulheres ou as supostas minorias são representadas, ou mal representadas. Das exclusões e das formas como são ridicularizadas. A princesa precisava ser um sapo? Mas das princesas ninguém vai se livrar, pois elas vendem. E mais estranho para mim, quem mais vende mais é a Cinderela, a que eu acho mais sem graça. Estranho, também, é que Pocahontas seja quase sempre excluída do material Princesas, apesar dela mesma ser uma princesa por seu próprio direito. E muito bonita, por sinal.

20 pessoas comentaram:

Por isso eu amo tanto shoujos (e principalmente doramas)...
Porque, apesar das estórias se passarem no Japão, lá no outro lado do mundo, eu consigo me colocar naquelas situações, eu me sinto representada. E isso é maravilhoso.

Wall-E era uma garota, não? Tá ai um filme Disney Pixar recente com uma protagonista q n é princesa.

E a Mulan também não é sempre excluída quando falam de "princesas'? Tecnicamente ela não é uma princesa, mas é uma das minhas favoritas! (Junto com a Bella, a Jasmine, a Pocahontas e a Ariel)

Eu realmente acho que falta a Disney/Pixar dar um papel mais interessante para uma menina, como fizeram com Coraline (é adaptação do Gaiman, mas e daí?). Eu sinto falta de uma personagem dos filmes da pixar com uma menina tipo as 'princesas' que citei acima, que no geral são bem independentes. Ou ainda uma como a Jessie de Toy Story, só que colocando ela como personagem principal!

a Pixar faz ótimos filmes, seria muito bom se ela fizesse um com uma mulher protagonista.
A Dreamworks já fez Monstros vs Alienígenas.

Oii =D adoro seu blog :3
acompanho ele faz uns 6 meses
adoro como vc posta comentarios sobre as matérias , sem contar que você posta sobre animes e mangás *-* ~amoo~ queria também sugerir uma parceria com meu blog http://kokoro-sweet.blogspot.com/

da uma olhada se tiver tempo ^^
bom é isso ,continue postando :3 bjoos

Wall-e era menino ou robô do sexo masculino... Não era menina, não.

Meus amigos sabem de cor um zilhão de músicas de filmes da Disney, das princesas, mais especificamente. Quando criança sempre achava musicais um saco, hoje em dia percebo que o problema não era a cantoria em si. Eu simplesmente não me via naquelas garotas e tanta frescura purpurinada por causa dum príncipe babão ao invés de traquinagens me irritava.
O único dvd que tenho é de Mulan porque realmente gosto tirando o finalzinho trivial. =P
Eu gosto muito dos filmes da Pixar e seria ótimo ver uma história protagonizada por uma garota que não tenha como único objetivo na vida ser salva por um babaca prá ser feliz prá sempre. =P

rsrsr Pocahontas não poooode. Ela é independente, representante política, linda... a sociedade americana não a aprova. Eu também acho que ela é Adulta demais. Adoro ela e a trilha sonora do filme é bem interesssante. Não podemos esquecer que a Mulan é uma garota do povo que vai pra guerra travestida como homem, e também não aparece com "princesa".

Mas Pocahontas é princesa, Mulan, não é. Aí está o "X" da questão. Pocahontas 2 é muito legal e se o problema são os vestidos de princesa, quando ela vai para a Inglaterra e se casa com outro cara, já que a Pocahontas real nunca casou com o Smith, ela usa vestidos bem legais.

Eu prefiro a moda do século XVII.

E o mais engraçado disso tudo é que o personagem deveria ser o reflexo do público que o vê.

Principalmente em tempos atuais, as meninas não são mais tããããão sonhadoras com um principe encantado e castelos, mas sim como garotas que adoram aventura e diversão.

E o mais legal é que dá para aproveitar o universo de "conto de fadas" e fazer coisas bem legais. O maior exemplo disso é a animação destinada à Sininho (tinkerbell) desde muito tempo é a "marca" da Disney e somente agora ganhou valor...

Ela é teimosa e orgulhosa mas aprender a entender e superar seus obstáculo SEM PRÍNCIPES!!! e deu certo, tanto que terá continuação. Se a Disney e a Pixar olharem esse exemplo que deu certo, talvez possamos ter mais heroínas para os inspirarmos não é?

Caso contrário, eles irão perder cada vez mais público para os mangás, que como disse Barira, já fazem isso muito bem à muito tempo.

Mulan é o melhor filme de heroína de fato da disney ^^

mas o WALL-E é "homem", a mulher é a EVA... mas sei lá, acho esse concentio tão difícil de estabelecer, né? =x

Falando em contos de fadas, ninguem nunca fez um desenho baseado em Rapunzel não é mesmo?

E a Ariel da Pequena Sereia tb entra na categoria de princesas casadoras, e só por curiosidade alguem ja viu as continuações de Cinderella???

Talvez a Pocahontas tenha sido deixada de fora porque é um dos desenhos menos queridos da Disney, um dos menos citados - e um dos que q a turma considera mais chato, eu incluída. Não conheço o Pocahontas 2, porque não me interessei em nenhuma das continuações da Disney.

Mas concordo que na exploração da franquia das Princesas o foco é muito maior nas personagens mais clichês, as que mais reforçam estereótipos. Mesma coisa nas outras linhas de marketing: o ursinho Pooh é o "fofo ao extremo", e tb ressucitaram a gata Marie e toda uma linha rosada e cheia de fru-frus - e porque não todos os Aristogatos? Eu amo aquele desenho...

Pois é, parece que a passos de formiga é que vamos avançando...

PS: sabe qual a personagem feminina desses desenhos que eu mais gosto? A Lilo! A menina é genial (e geniosa), cheia de imaginação, surreal, e sem necessidade de ser "educativa" ou "politicamente correta"... um amor.

Só completando (eita, hoje minha fala tá comprida) porque relendo o post me lembrei de uma coisinha: todo semestre minha faculdade faz uma calourada, e é tradição quem quiser ir fantasiado.

Pois quase sempre eu fui de algum personagem masculino, e não é por teimosia minha. Só me citarem uma personagem feminina que seja conhecida (obscura não tem graça), carismática, e que não seja extremamente sexualizada.

Parece que Rapunzel vem depois da Princesa Sapo. Mas tem Pele de Asno, também. Eu adoro este conto.

Serio sobre pele de asno?

Esse conto é incrivel, bem como Rapunzel, ambos merecem uma adaptação de respeito e de qualidade.

Rapunzel vem com um cenário que se parece com aqueles livros infantis que a gente abre e que tem imagens que desdobram em relevo, se não me engano é da Pixar(é em animação gráfica). A primeira vez que vi eu não gostei mas depois eu achei lindas as imagens.

É só procurar na wikipedia em Princesas da Disney *estava procurando informações sobre as princesas do coração quando estava jogando Kingdom Hearts e acabei achando isso*.

A produção do desenho da Rapunzel está com alguns problemas, o próprio Princesa Sapo também - só ver o quanto a história já mudou em pouco tempo.

A entrada do John Lasseter (diretor da Pixar) na Disney não está sendo tão tranquila, e o sujeito estava sendo considerado o salva-pátria da empresa. Vi uns concepts do desenho do Bolt e estavam muito bons, uma coisa bem criativa e fora do comum. Aí o Lasseter entrou no projeto, o Dean DeBlois (o mesmo q dirigiu Lilo e Stitch) pulou fora, e a coisa desandou...

Só para visualização, alguns concepts de American Dog:

http://alwaysanimated.blogspot.com/2008/11/art-of-american-dog.html

http://www.animationnation.com/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic;f=1;t=010512;p=

(nesse segundo tem alguns do Rapunzel tb)

Eles pretendem adaptar o Pele de Asno tb? Isso não me soa muito bem, fico imaginando a caca q vão fazer pra encobrir a questão do incesto...

Não, não... eu é que queria que adaptassem Pele de Asno. Não há nada em produção que eu saiba.

Caramba! Deu pano pra manga, né?!
Eu sou negra, amo Disney, cantarolei as canções e ainda cantarolo...mas tb sou das que nunca se identificou mt com esse lance de Feliz pra sempre e príncipe encantado. Sim, Ariel. A Mulan não sendo princesa -e q bom - é uma das minhas favoritas da Disney. Também acredito que seria interessante ver as mulheres melhor representadas, mas velhas idéias são difíceis de mudar, não? Quanto mais os preconceitos, tão arraigados na História. Acho que ainda precisaremos de mais algum tempo até chegar a isso. Quanto tempo tivemos que esperar até que viesse uma princesa negra!
Também vou conferir. Quando li o roteiro não me agradou muito,mas mesmo assim decidi "ver qual é".
E se tem jazz com certeza lá vou eu cantarolando mais uma vez..Disney Disney...

Related Posts with Thumbnails