terça-feira, 21 de abril de 2009

Shoujocast #8 no Ar: Momentos Marcantes dos Animes, Mangás e Doramas III



Concluindo o programa sobre os "Momentos Marcantes" dos animes e mangás. Esta foi a primeira tentativa de gravar com outra pessoa e o resultado foi uma falação sem fim e muita coisa esquecida do planejamento original. De novo, eu esqueci de falar de um montão de coisas... Fica para a próxima vez.

O Mypodcast também não quis cooperar comigo outra vez, então eu alojei o programa no meu site. Não é o ideal, porque eu não fico sabendo quantas pessoas estão ouvindo ou fizeram download. Será que vocês que baixarem o programa podem deixar um aviso aqui no topico? Sei que é chato, mas eu preciso saber... Também agradeço os comentários, sugestões e correções. Quem quiser enviar um e-mail comentando o podcast ou contando seus momentos favoritos é só escrever para
shoujofan@gmail.com

O meu "convidado" é o Kamugin, meu marido. Ele foi lá para a sala e eu fiquei aqui no quarto dos computadores. :P Bem tosco, eu sei. ^_^ O Kamugin mantém um blog sobre figures. Para baixar o programa, é só clicar no link. Vocês podem ouvir o programa aqui no site clicando no player abaixo:



E agora algumas aberturas ou pedacinhos de animes citados no programa:

Abertura de Mahou Tsukai Tai!



Abertura de Popotan



Abertura de Escaflowne



Abertura de Utena



Um pedacinho de Earthian



Abertura de Toradora



A belíssima abertura de Elfen Lied

7 pessoas comentaram:

Eu realmente adoro o podcast e não perco uma edição. Minhas cenas favoritas, vamos lá.

Três das minhas cenas memoráveis são de Sailor Moon. Primeiro, na morte das Sailors, na primeira temporada, eu quase morri. E na luta final contra a Beril eu choro toda vez que vejo até hoje. E a última cena do último episódio, com o beijo sob a lua, é a coisa mais arrepiante para os fans da série.

De Honey and clover. A última cena, no trem (não vou descrever, porque não me lembro se você já viu), mas é a cena que eu mais chorei na minha vida. Quando eu terminei, eu tive que assistir denovo logo em seguida, e chorei o episódio inteiro. É uma cena realmente mágica.

Kita he, que em inglês ficou como To the north, se não me falhe a memória, também é uma série do tipo "se mate de chorar todos os eps". São histórias fechadas, que se unem no final, no norte, claro. Você vê a abertura e acha que vai ser mais um animê harem, mas não há como estar mais errado no julgamento. É uma série estremamente adulta e forte. Todos os eps tem geralmente a cena final impactante, mas a cena do último é demais!!

Não preciso comentar de Cemitério dos Vagalumes, né?

Eu não me lembro o nome em japonês, mas é um filme de uns 3 anos atrás, Beyound the clouds. Não é mecha pq não tem robos, mas são aviões. Eles tem q parar um tipo de fenômeno, não me lembro bem. São 3 amigos que tem q se reunir depois de muitos anos separados, para lutar contra o governo burro que vai fazer caca para salvar a vida de todos. A cena perto do final, quando um dos personagens finalmente entende o que vai acontecer quando eles pararem o fenômeno, é muito sutil (tanto que da primeira vez que assisti, eu não entendi, tive que voltar a cena e prestar muita atenção) mas no momento que eu ouvi a fala dele, eu desabei.

Em dorama, eu amo a cena final do Live Action de Sailor Moon, quando as Sailors se reencontram e falam ao fundo See you again! (Sim, eu sou fissurado em Sailor Moon).

Eu também me emocionei muito no final do Live de Nodame (não vi o animê).

Acho que é isso. Não tenho visto muito animê nos últimos tempos, e como não tem sido esse meu foco, não me recordo com facilidade...

Só um comentário, se bem me lembro, dente de leão em japonês é tanpopo, mas elas trocam para popotan pq elas acham mais bonitinho, pelo menos é essa a explicação q me lembro no animês

Mas espero que vc continue o bom trabalho no blog. Me dá um prazer muito grande ler uma pessoa inteligente fazendo comentários inteligentes sobre um dos assuntos que mais gosto, Shoujo Mangá. (Eu acompanho outro blog que fala sobre vários generos, e já estou cansado de ouvir tantos comentários machistas e homofóbicos).

E continue a falar dos livros de True Blood, que conheci por seu intermédio, mas que já espalhei o vício por todos os meus amigos.

Bjs!

Eu não estou com tempo para ouvir o podcast, então pulei as duas primeiras partes. Apesar disso, achei ótimo esse podcast =O Convide mais pessoas! Você disse que ele ficou na sala, então vocês fizeram por algum programa, tipo o Skype? Deu certo?
Eu estou tentando fazer um também para falar sobre livros e talz com umas amigas, mas a gente não sabe se com o Skype fica bom.

Bem, estou escrevendo enquanto ouço, então não sei se meu comentário vai pegar alguma coisa que vocês ainda vão dizer.
(ah, sobre subir pelas paredes, é fácil, se você for correndo XD)

Enfim, momentos marcantes (não necessariamente tristes) dos últimos animes/doramas que eu vi:

1) Em Itazura na Kiss, no meio dele, quando a Kotoko acha que o cara lá (que minha memória não deixa achar) vai casar com outro e desiste dele =/ É muiiiito tocante porque ela faz umas coisas lá... (tá impreciso porque eu não quero dar spoiler)

2) De Nodame: (tem muitos)

+Nodame e o Kotatsu no Dorama!!!! É a coisa MAIS hilária e eu nunca mais olho pra um kotatsu da mesma forma. (não que eu já tenha visto um. Assim, quando eu vejo em mangá e anime, lembro na hora). Tipo, o Chiaki ficando PUTO porque ele ficou uma semana no kotatsu sem fazer nada é impagável!

+O fim do Dorama de Nodame =O É realmente tocante.

+ Nos especiais do dorama, quando ela fica revoltada com ele no meio da rua.

3) Ouran: o Bossanova-kun, que se apaixona pela Haruhi e NINGUÉM acerta o nome dele. (O nome é Kasanoda)

4) Honey e Clover: Toda a situação Yamada-Morita-Mulher velha é muito marcante, mas a parte que eu mais me lembro é quando o Morita vê a Yamada dormindo e imagina uma virgem cercada de unicórnios (XDDD)
Também adoro a jornada daquele menino lá de bicicleta para descobrir o que quer fazer da vida =P

5) Hanadan: Nossa, quando ele espera ela na chuva por 6 horas... só de lembrar meus olhos enchem de lágrima. Foi um dos únicos doramas que me fez chorar. Aliás, em Hanadan eu chorei feito uma criança...

6) Goong: o dorama, né? Outro que eu chorei horrores. A melhor cena para mim é quando ela fala do divórcio em rede nacional e ele protege ela =O

Enfim, são os que eu lembro^^

Foi a primeira vez que ouvi o podcast. Muito bom. Gostei principalmente dos comentários em relação a Suzumiya Haruhi, Azumanga Daioh e Toradora! Em parte por serem três animes que eu também gosto muito.

Hoje em dia é bem mais difícil me impressionar com animes do que antigamente. Quando eu era criança conseguia vibrar apenas vendo o Seiya se levantando um milhão de vezes depois de tomar uma surra daquelas, por mais ridículo que isso fosse. Hoje só consigo dar risada. Claro que tenho cenas memoráveis dos animes de antigamente que até hoje me marcam.

Em YuYu Hakusho a luta do Yusuke contra o Toguro é uma delas. Até hoje não vi uma luta melhor em shounens, em parte porque o Toguro era um vilão que criava muita expectativa. A única cena melhor do que essa no anime foi a morte da mestra Genkai, também nas mãos do Toguro.

Acho que ninguém vai ler o que vou escrever, mas mesmo assim vou listar cinco momentos marcantes nos animes atuais.

1 - Hoshi no Koe: Na minha opinião, o melhor anime que já vi na vida e aquele com cenas mais marcantes, talvez por amar astronomia. Hoshi no Koe é um curta de animação do cenário underground, resultado do trabalho de um único homem (Makoto Shinkai). Não só a qualidade de animação foi marcante logo de cara, como o enredo inicialmente clichê se desenvolve de uma forma muito poética. A guerra contra aliens nesse anime não é uma guerra para massacrar a humanidade, mas algo que remete a uma espécie de "grandes navegações do século XXI". Makoto Shinkai é o mesmo que fez o filme Beyound the Clouds e depois Byousoku 5 Centimeter, outros dois filmes marcantes ao meu ver, mas que não superam Hoshi no Koe. As cenas de solidão da protagonista no meio do espaço e cada vez mais distantes da Terra são sutis, mas extremamente profundas. As partes na qual ela manda mensagens de celular em direção a Terra é uma das minhas cenas favoritas. Na Terra isso é simples e rápido, mas já pensou na escuridão do espaço?

2 - Clannad After Story: Já tinha visto Air e Kanon. Os dois eram bem tristes, principalmente Air (que só não consigo gostar tanto por apelar demais para o melodrama em certas partes). O filme de Clannad é algo passável e a primeira temporada como um todo perde para o Kanon 2006. Porém a segunda temporada (After Story) é de longe um dos melhores dramas que já vi. Confesso sem vergonha alguma que chorei em muitas partes. Fica até difícil enumerar todas e dizer algo sem fazer spoilers.

3 - ARIA: As vezes nem eu sei direito porque gosto tanto desse anime. Tudo bem que sou fanático por slice of life e ARIA é o meu preferido. Comecei odiando o anime, mas com o passar das temporadas (são três) cada episódio se tornava algo mágico, mesmo partindo de situações com uma simplicidade extrema. Aos poucos fui sendo envolvido pelo clima calmo e tranquilo de Neo Venezia. O final da terceira temporada é o momento alto na minha opinião, pois faz valer a pena tudo que aconteceu desde o começo.

4 - Suzumiya Haruhi no Yuuutsu: Lembro perfeitamente do que pensei quando vi o episódio 0 de Haruhi. Havia baixado o anime pois ele tinha sido considerado o melhor de 2006 ao lado de Code Geass e Death Note, que embora não sejam marcantes para mim, os considero de bom nível. Partindo disso e vendo o "Melancólia" no nome da série, esperava algo meio triste e dramático. Quando vi o primeiro episódio não conseguia de forma alguma acreditar no que eu tava vendo. A toda hora eu pensava "que porcaria é essa?", "o que tem de melancólico nisso?", "como isso foi considerado um dos melhores animes de 2006?". Só não desisti de ver o anime porque tinha dado trabalho para baixar, mas se tivesse teria cometido um dos maiores erros da minha vida, seja pelo valor que o episódio 0 tem hoje em dia pra mim, como também a serie toda.

5 - Kino no Tabi: Minha série de light novels favorita, até mais do que Haruhi. Em relação a versão animada particularmente gosto do episódio do país dos adultos. Nesse lugar as pessoas já nascem com um destino pré-determinado e devem seguir uma rotina sem nunca tentar mudar. Muita gente joga pedra em mim quando falo que gosto desse episódio e do anime em si, pois muitos não conseguem ou não querem entender o significado por trás disso. Ok! Sou uma das poucas pessoas que deve gostar dessas coisas meio "no-sense" é só ver minha lista de momentos favoritos. A maioria é meio assim,

Bom tinha outros vários momentos, mas por enquanto vou limitar a esses que não quero escrever um livro sobre isso. XD

Eu ouvi as duas primeiras partes, sempre indo para o trabalho. Assim que ouvir essa, comentarei aqui meus momentos. =)

Esse foi longo.
Mas já que estão todos falando suas cenas memoráveis, vou soltar minha listinha pessoal também.

1) A morte de Takeshi Ageya e Ryusuke Domon em Patrulha Estelar. Foram as primeiras mortes a me impactar em anime – não as primeiras que vi, mas as primeiras a realmente me marcar ao assistir um desenho, até porque elas vieram em um último capítulo particularmente desesperador – havia a sensação de que tudo poderia dar errado no final. E ambos morreram não de graça, mas para que os personagens pudessem vencer: Ageya, entrando com seu caça dentro do canhão da grande arma do inimigo, explodindo-a kamikazemente; e Domon, ferido mortalmente por um disparo do oponente, se arrastando para com suas últimas forças consertar a fiação da arma que seria disparada contra o Sol, salvando, assim, a Terra.

2) Sawamu, o Demolidor: a inacreditável cena onde Sawamu não consegue desenvolver sua técnica de salto, e é massacrado diariamente por uma espada de bambu. Então ele entende que jamais saltaria de verdade por não ver uma espada de bambu como uma ameaça. Então ele pega a espada de sua família, que tem descendência samurai, e pede para seu treinador brandir a espada contra suas pernas, senão ele jamais conseguirá saltar. Ele se responsabiliza também caso suas pernas sejam decepadas. Ele então consegue saltar contra a espada de sua família. Cortesia do roteiro de Ikki Kajiwara – e eu nem sabia disso na época. ;)

3) Taro Kid (Skyers 5, no Japão). Esse era um desenho de ação e espionagem e tem uma das cenas que eu trouxe para minha memória sei lá como, e jamais esqueci: Um personagem, agente secreto E músico, está cercado pela organização secreta inimiga. Então ele faz um último pedido: tocar uma última canção antes de ser morto. Eles concordam e ele pega seu trompete. O que eles não contavam é que seu trompete era uma submetralhadora, e quanto mais ele tocava, mais disparava balas pela boca do instrumento, explodindo todos os seus inimigos em pedaços e sem dar a eles chances de reação. Eu adoro essa cena! :D

4) O final de Space Runaway Ideon. Não, não o do último capítulo. Assista a série, pare no penúltimo e vá direto ao segundo longa (o primeiro longa é repescagem do que aconteceu na série, mas é uma repescagem confusa, cheia de contradições). Conseguiram tornar o extermínio completo da raça humana um final feliz – até porque quem acompanhou a série viu que ela também não era lá muito merecedora de continuar existindo. Só vendo pra entender.

5) Na mesma linha: o final de Zeta Gundam, talvez um dos finais mais brilhantemente impiedosos já produzidos na história dos animes. Para despertar interesse extra: o roteirista principal de Zeta Gundam foi Akinori Endo, o mesmo roteirista-chefe responsável pela adaptação de Lenda dos Heróis Galáticos em anime. ;)

E claro, se entrou live-action, tenho que colocar "quando brilha a estrela ultra", o episódio de ultraman aonde ele descobre na prática o preço a ser pago por uma identidade secreta nas mãos do inimigo. Foi um murro ver praticamente todo o elenco de apoio pessoal – namorada, melhor amigo, só faltou aquele molequinho chato – do personagem principal ser assassinado em um episódio só. E de quebra, três gerações de heróis se unindo pela primeira vez em combate. Sensacional.

Otimo post.

Nossa lembrei de muita coisa que achava que tava perdida na memoria, ^^

E para uma primeira parceria vcs se sairam bem.

O podcast ja é uma das sessões preferidas no blog.

baixando... tomara q seja tão bom quanto o anterior! ^^

Related Posts with Thumbnails