domingo, 19 de abril de 2009

Fumi Yoshinaga vence o Tezuka Awards



Depois de três anos de indicações, Ohoku de Fumi Yoshinaga, leva o Tezuka Awards. Na verdade, foi uma premiação diferente, pois dois mangás levaram o primeiro prêmio segundo o ANN. Mas vamos lá, o Asahi Shimbun anunciou os vencedores do 13º Annual Tezuka Osamu Cultural Prizes esta semana. Ohoku divide o prêmio principal com A Drifting Life de Yoshihiro Tatsumi.

Para quem lê meu blog, Ohoku não é novidade. Trata-se de um título de sucesso no Japão, vai ter filme em breve, vive sendo indicado para prêmios, mas não tinha sido premiado ainda. A Viz licenciou e eu estou esperando ansiosamente para poder ler, porque na net só tem raw. Encontrar scans de bons mangás josei é difícil. Os outros prêmios foram para Saint Onii-san de Hikaru Nakamura e eu aposto que esta autora ganha o prêmio principal em um dos próximos anos. Saint Onii-san levou o Short Work Prize. Não sei bem o motive, pois a série está em andamento... enfim... Já Suehiro Maruo levou o New Artist Prize por Panorama Tōkitan. Outro prêmio que não compreendi, afinal o autor não é estreante...

Esta foi a 13ª edição do Tezuka Award e é uma homenagem ao gênio Osamu Tezuka, premiando autores e autoras que tenham contribuído para a arte de se fazer mangá. Na comissão julgadora este ano estavam Go Nagai e Keiko Takemiya. O prêmio principal pafa 2 milhões de ienes e os demais prêmios 10 milhões de ienes. A entrega oficial dos prêmios será em 5 de junho. Ninguém levou o Special Prize este ano.

1 pessoas comentaram:

Acredito de que o fato de que não é uma das bizarrices que ele faz, e sim uma adaptação literária de um autor importante, deva ter contado muito. É também o primeiro trabalho dele fora das antologias under, ou seja, para uma editora de porte. Devem ter considerado isso como desculpa.

Related Posts with Thumbnails