quinta-feira, 2 de abril de 2009

CLAMP na França



O site Manga News está anunciando que a CLAMP virá ao evento Japan Expo 10e Impact. Trata-se de uma ação conjunta da direção do evento e de editoras locais para que o grupo de quatro mangá-kas esteja presente no país - que tem o segundo maior mercado de mangás do mundo - na comemoração dos seus 20 anos de carreira. Presente de primeira linha. E eu repito o mantra: "Quando é que vão trazer mangá-kas aos eventos brasileiros?". E nem venham falar em dinheiro, porque duvido que as diferenças entre um/a mangá-ka modesto saia mais caro do que essas bandinhas que vêm para cá. Passagem e hospedagem ao mesmo custo. É vontade mesmo, opção. E não estou falando de uma CLAMP, claro, entendam bem.

9 pessoas comentaram:

O "engraçado" é que no nicho de RPG (muito menor e menos lucrativo do que os de mangas/animes)isso ja é feito desde o começo da decada de 90.

O Encontro Internacional de RPG (realizado em São Paul todo ano no mes de Junho/Julho) ja trouxe praticamente todos os grandes escritores rpgisticos norte-americanos (que é onde o jogo nasceu e ainda possui o maior mercado a ponto de tb ser um nicho nerd-cultural forte)p/ fazer palestras, ter um bate-papo, tirar fotos.

Tendo em vista o numero muito maior não de eventos , mas tv de patrocinadores e de publico, fica dificil entende essa falta de atitude do pessoal envolvido.

Um ou dois manga-kas (quem sabe um homem e uma mulher de obras e estilos deferentes) por evento não deveria ser tão dificil.

Imaginando aqui os prováveis motivos dessa má-vontade dos organizadores, pode ser que o problema seja justamente quem trazer.

Explicando: dentro de um evento de animes e mangás, o público é muito diverso. Vc tem desde molequinhos que adoram Naruto a fãs hardcore de Evangelion, fãs de shoujos e de séries com "garotas mágicas", fãs mais adultos e de material mais "sério"...

Será que seria possível escolher um nome que agradasse boa parte do público (a ponto de ser chamariz pro evento e compensar os custos) e que não pedisse muito?

Bem, nosso mercado neste sentido é igualzinho o do resto do mundo. Logo, é má vontade e pão durice, sim. Eu, por exemplo, conheço muita gente que não se abalaria para ver os conjuntos que eles trazem, por exemplo. Um mangá-ka e cantores pop certamente dariam mais lucro.

O qu eu não posso pedir é que tragam os cantores das antigas, porque esses a molecada não conehce. Esses os franceses trazem de montão, porque eles viram os animes e curtem os cantores.

Eu concordo. Adoraria mangakás aqui, acho uma pena que eles tragam aqueles cantores que de JPop e JRock, que sinceramente quando têem são no máximo 2 ou 3 aberturas num anime, sinceramente, nunca vi ninguém ir nos eventos por causa deles (Mas se eles chamam é pq deve ter alguém disposto a pagar). Se o evento é de anime e mangá nada do que trazer um mangaká ou até mesmo um diretor de anime (Acho que teve vez que levaram alguém relacionado a produção do anime de Pokémon num evento aqui no Brasil, mas isso tá meio vago na minha cabeça agora). Seria legal se eles trouxessem alguém como a Matsuri Hino, afinal ela tem todos os seus mangás lançados aqui, o que significa que ela não deve vender pouco ^^ Seria um presente pros fãs dela (Ei íncluida =D)

Se os mangakas aceitassem cachê em churrasco, aposto que trariam aos montes.

nuss.. q maldade! "bandinhas"...
por mais q vc não goste, acho que para os fãs é fantástico que elas tenham vindo, e lembrando que nem todas vem, sendo que o show do kagra em fevereiro foi cancelado em cima da hora, por motivos até hoje não esclarecidos; e a atividade de uns e de outros tem natureza diferente assim é da natureza das bandas viajar pelo mundo divulgando sua musica, que é sempre única ao vivo, já a maneira de fazer divulgar a arte do mangaká é a venda de mangás, e acho q todos conhecemos um básico da rotina deles pra saber que dipõe de muito menos tempo para viajar...
É sempre um investimento enorme trazer um artista, seja de que espécie for para o Brasil, e para que este seja feito, é necessario que tenha se ao menos uma espectativa de retorno, o show de bandas proporciona assim muito mais garantia de retorno. É mais até uma questão de mercado...
Esclareço que não sou fã de nenhuma banda japonesa, houve uma época até que eu era fã da cantora "Olivia" da soudtrack do anime NANA, mas eu ainda acho um pouco desnecessário depreciar as bandas japonesas que vieram ou virão ao Brasil chamando-as de "bandinhas"...

Lali, eu não sou contra trazerem badinhas, bandonas, bandalhas, cantores andróginos, idols. Há espaço para todo mundo. O que me incomoda profunamente é o desinteresse por trazerem mangá-kas. É disso que falo.

Mickey, eu realmente não acho que paguem os caras com amendoins, não. É desculpa para dizer que é barato trazê-los e caro trazer mangá-kas.

Se bem que eu tenho medo do tipo de compotamento que certos fãs brasileiros pudessem ter, caso não gostassem do convidado ou convidada...

Hum, sou um pouco mais otimista Valeria.

Acho, que no maximo as pessoas iriam ignorar o stand em que o convidado estaria.

Principalmente se os organizadores aplicassem todo o recurso investido num evento p/ garantir uma diversidades de atrações.

Tirando alguns casos mais graves, as pessoas tendem a preferir ver oq gostam do que ficar avacalhando oq não agradam.

Quanto aos custos, não sei se existe uma pratica de cobrança por parte dos manga-kas (e mesmo que exista acredito que seja mais barato do que cantores e afins, até pq grupos musicais não vem sozinhos, precisam de transportes p/ seu material, equipe de apoio, etc,) mas seria um caso onde não seria dificil conseguir apoio de mais entidades, as editoras (que gostariam de mais propaganda sobre os mangas que publicam, e oq melhor que paresentar o(a)autor(a)?), talvez grupos ligados a cultura japonesa, etc.

Enfim, meios há sim, falta mais visão de mercado e vontade.

Na verdade eu acredito que o interesse em investir em coisas novas que é nulo. Dinheiro certamente não seria problema, porque se o fosse, acho que fulano não teria condições de realizar até edição de evento brasileiro na Argentina. =P Enfim, só tenho odiado mais e mais os eventos que ainda freqüento por pura teimosia.

Related Posts with Thumbnails