quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quais os esportes favoritos dos japoneses?



O site What Thinks Japan trouxe uma pesquisa feita no início de outubro sobre os esportes favoritos dos japoneses. Na verdade, acredito que o objetivo era medir a popularidade do futebol, pois trazia perguntas específicas sobre o interesse pela seleção japonesa e respostas engraçadas pontuaram mais, apontando que as pessoas deixaram de assistir a seleção jogar porque os jogadores não são mais tão atraentes. É sério, pessoal!

O interessante é que o resultado. Esporte mais popular foi o baseball. Não é surpresa, pelo menos para mim. Agora, em segundo lugar vem patinação no gelo! Uau! Achei bem curioso e, por isso, coloquei a imagem do mangá Kiss & Never Cry. Aliás, há vários shoujo e josei sobre patinação no gelo e devo confessar que eu paro para ver, sempre que a TV brasileira se digna a passar, o que é muito raro, já que somente o futebol tem vez. :P Terceiro esporte mais popular, futebol. O quarto, a Fórmula 1.

Eu estou tirando pela repetição dentro dos questionários. Quando perguntam qual as pessoas assistem mais pela TV, vôlei e artes marciais vêm antes, mas pontuam menos em outros formulários. As perguntas gerais, isto é, que não eram centradas em futebol, foram: Atualmente qual esporte mais lhe interessa; Quais dos esportes a seguir você mais assiste pela TV, no estádio, etc; Quais esportes você deseja continuar assistindo no futuro. Foram entrevistadas 14.560 pessoas, 54% mulheres, 1% adolescentes, 15% na faixa dos 20 anos, 37% na faixa dos 30, 30% na faixa dos 40, e 17% na faixa dos 50.

5 pessoas comentaram:

Na verdade o segundo lugar é futebol, não patinação no gelo.

A questão é que futebol foi divido em três aí (futebol europeu, liga regional e liga nacional).

Somando tudo o futebol fica com mais de 10%, logo, fica em segundo.

O baseball também foi divido em 2 (a liga Major americana e japonesa). Somando os dois o resultado do baseball é 22%.

Não concordo. Acho mais coerente desconsiderar as repetições. Patinação em segundo, porque foi a mais citada. quem assiste a liga nacional, infantil ou o diabo de baseball, pode não assistir todas as ligas. Só para citar um exemplo.

Não entendi essa sua lógica. Desconsiderar as repetições? Why?

Pq ignorar a opinião de 5,6% dos participantes deve ser ignorada?

Futebol pode ser regional, nacional ou eruopeu, mas é tudo futebol do mesmo jeito.

Eles fizeram essa divisão exatamente pq o futebol é tão popular que as TVs se dão ao luxo de dividir a programação em diferentes campeonatos e aí as pessoas assistem mais a uns que a outros, como acontece aqui no Brasil.

Sem falar que só pq o cara se interessa mais por futebol europeu, não quer dizer que ele ignore o campeonato nacional. E mesmo que isso ocorra, ele ainda vai ter preferencia pelo esporte futebol, só que de outra região. Mas não vai deixar de ser futebol por causa disso.

No caso da patinação, por não ser tão popular, ficou apenas sendo "patinação" mesmo, assim como todos os outros esportes menos populares.

Patinação é esporte 'menos popular" e aparece ranqueado em segundo e/ou terceiro? Na frente de artes marciais? Por que é menos popular se tem mais votos? Sinceramente? Eles dão uma cartela com opções, se um esporte pontuou em segundo como audiência, preferência e outros, é segundo independente dos vários campeonatos que possam existir de baseball e outros. Se patinação não fosse popular, estaria lá atrás e não está.

Aliás, por que a insistência com o futebol? É popular, está escrito na pesquisa, não precisa insistir porque já tem toda a visibilidade que merece.

Que o baseball é o esporte preferido dos japoneses todo mundo sabe, pois a liga deles é tão boa quanto a americana. Porém, se você perguntar a qualquer japonês fã de baseball, vai ver que ele prefere uma das duas ligas japonesas (sim, o Japão tem 2 ligas) do que a Major. Os times mais populares entre os japoneses são os Tokyo (Yomiuri) Giants e os Hanshin Tigers.

A patinação também é específica, sendo evidente que é a artística. O Japão tem muita projeção nesse esporte - que só não é popular aqui - graças a pérolas como a Mao Asada e a irmã dela.

Eu amo futebol, mas parece que brasileiro não sabe gostar de outra coisa e nem respeita quem prefere outros esportes. =P

Related Posts with Thumbnails