domingo, 20 de julho de 2008

Antique Bakery – O Anime




Depois de três episódios, acho que posso falar da séria afinal. Eu li pouco do mangá sobre um grupo de rapazes e sua confeitaria estilosa, mas que li até agora da série de Fumi Yoshinaga (ふみよしなが ) não me decepcionou. Seria muito bom ter mais material da autora, em especial Ohoku (大奥) que foi indicado duas vezes para o Tezuka Award, para ler. Aliás, é muito bom quando a gente muda de idéia a respeito de uma autora, pois meu primeiro contato com Yoshinaga foi através de Gerard et Jacques (ジェラールとジャック ) que eu detestei. Mas dei outra chance e acho que fiz bem. (Antes que alguém peça para que eu dê mais uma chance para Miki Aihara, digo que já foram quatro mangás dessa autora que eu li ou tentei ler. É chance demais.)

Antique Bakery ou Seiyō Kottō Yōgashiten (西洋骨董洋菓子店) é baseado em um mangá com quatro volumes publicado na revista Wings. Esta revista é shoujo e publica histórias de fantasia e com pitadas shounen-ai/BL. Nada hardcore, mas serve para confirmar aquilo que defendo – apesar das pedradas das fujoshi – que é a dependência do BL/Yaoi em relação ao shoujo e o fato das fronteiras serem fluídas. Só mesmo as fãs para verem divórcios incontornáveis e ódio ao BL por parte das fãs de shoujo mangá. Antique Bakery foi premiada com o Kodansha Manga Award de 2002 na categoria shoujo.

O plot é o seguinte: Tachibana é filho de uma família muito rica e poderosa, mas decide abrir uma confeitaria. Ele não dá a mínima para doces, mas vê grandes possibilidades no negócio. Tachibana contrata Ono Yuusuke famoso chef confeiteiro que não consegue se manter no emprego. Ono é conhecido como aquele que tem um charme “homossexual demoníaco” (*ou algo assim*) e provoca paixões fulminantes que trazem problema para o bom relacionamento profissional. Ono também estudou com Tachibana e se declarou para ele no colegial, sendo duramente rejeitado. Para Ono isso foi fundamental para sua saída do armário. O outro membro do grupo é Eiji, um jovem boxeador brilhante que tem que abandonar a carreira por conta de um deslocamento de retina. Eiji é apaixonado por doces e se torna aprendiz de Ono, a quem chama de sensei, aproveitando para provar de todos os doces. Ele e Tachibana vivem às turras. E, por fim, temos Chikage, que é fiel servidor de Tachibana e enviado pela família para cuidar dele. Chikage tem problemas de visão, é desastrado, e Ono cai de amores por ele. Pela confeitaria, chamada de “Antique”, passam todo o tipo de pessoas em busca daquilo que importa na vida, um bom doce. ^_^

A animação optou por tons pastéis e manteve um character design bem fiel ao original. A abertura usa personagens recortadas, como feitas de papelão (cardbox), parecidas com as de algumas revistas de recortar vendidas na minha infância. O encerramento simula quebra-cabeças e mantém os tons pastéis. No final, sempre aparece algum doce enfocado no episódio e, bem, só de olhar dá água na boca. Um chefe de verdade está dando acessoria à série.

A animação é regular, nem muito elaborada, nem abaixo da média, com um uso de computação gráfica que às vezes me parece excessivo. O trabalho de character design se mostra irregular em alguns momentos e um olhar mais atento percebe algumas falhas (*olhos desnivelados, por exemplo*), mas nada que desabone o resultado final. Os episódios do anime até o momento seguem fiéis ao espírito da série, mas não aos acontecimentos do mangá original. Na abertura estão presentes personagens que aparecem no quadrinho, logo parece que elas não serão cortadas, mas aparecerão em uma ordem diferente da original.

Os três primeiros episódios apresentaram as quatro protagonistas e nada muito além disso. Está lançado também o mistério a respeito do seqüestro sofrido por Tachibana na infância. Como não cheguei ao fim do mangá, não sei como a coisa se resolve. Em termos gerais, Antique Bakery não me empolgou muito, não teve um efeito “Ouran” ou “Genshiken”, mas é uma série interessante, adulta e que caminha de forma consistente e agradável. É o típico produto Noitanima, isto é, boas histórias, qualidade acima da média já comprovada em Honey & Clover, Hataraki-Man, Moyashimon, Nodame e outros. Como a série deve ser curta e está sendo legendada rapidamente, vou acompanhar tudo. Himitsu, o outro anime que estou assistindo, parou no episódio 7 e não legendaram mais nada, o que é uma pena.

Antique Bakery não é um material para diabéticos ou quem faz regime, pois você vê tanto doce que tem vontade de sair direto para uma torteria e pedir uma fatia do bolo mais gostoso à venda. Não tem nada que afaste o pessoal que não curte yaoi, pois tudo é muito leve e bem humorado. Minha nota até o momento é 8,5. Espero que a boa média se mantenha.

6 pessoas comentaram:

E pensar que ainda não tive coragem de encarar o anime. Tenho medo de me decepcionar. O seu comentário é um dos poucos favoráveis que li.

O mangá é muito bom, mereceu o Kodansha Award. O traço da autora é algo tão fluido que você acaba acostumando. Depois de três volumes e vários doujinshis (feitos pela própria Yoshinaga, e todos BL), para mim se tornou inegável o talento da autora em desenhar expressões faciais e delinear personalidades. =]

Não sei quanto a você, mas até agora minha personagem favorita é o Chikage (ele é tão fofo! =D).

Bem, uma das coisas que o anime faz é colocar de forma linear uma narrativa que não é linear.

Eu estou gostando, mas eu não sou propriamente uma conhecedora do trabalho da Yoshinaga. Mas está bem simpático e natural, por assim dizer. eu recomendo.

Acabei de assisitir o anime, pena que não li o manga, pois não tenho com o que comparar. Mas a animação desse manga me deixou marvilhada.

Claro que teve algumas falhas como você mesma descreveu, mas a narrativa da história me conquistou.

Pena que esse manga só teve 4 volumes, pois, para mim o final do anime me deixou com um gostinho de "quero mais".

oiiie adorei seu blog se quiser visita o meu: http://animess2shoujos.blogspot.com/

Kissu *_* Yaya-chan

Olha, estou vendo o anime e gostando bastante, realemne tem algumas coisas no design do desenho (3d) que não ficam legais, mas os personagens me encantaram, vou procurar o mangá para ler!

Gostei muito do comentário, estava receoso em assistir mais depois disse não tive duvida.
Já estou no episódio 7. E realmente as cenas são bem feitas e a tonalidade dada nas imagens dão um ar mais diferente e interessante.
E sobre os doces e bolos não tenho nem comentário.

Related Posts with Thumbnails