segunda-feira, 5 de maio de 2008

Comentando O Homem de Ferro



Sexta-feria fui ao cinema. Se bem me lembro, havia mais de seis meses que não fazia uma das minhas coisas favoritas e, de novo, para ver filme pipoca. Sim, porque da última vez foi Harry Potter, acho que filme "sério" só tenho assistido esporadicamente em casa. Mas meu marido queria assistir o Homem de Ferro e eu acabei saindo junto. Não tenho nada contra filmes de supers, vi o primeiro e o segundo Homem Aranha, todos os X-Men, dois dos antigos Batman (primeiro e terceiro) e os dois Quarteto Fantástico no cinema. Não me arrependi de nenhum.

Simplesmente, não tenho grandes conhecimentos sobre o Homem de Ferro. Sei que é ou era o Tony Stark, sei a cor da armadura... e não muito mais que isso. Dos Vingadores - e só fiquei sabendo o que foram os Vingadores depois de casar - só conheço relativamente bem o Hulk e o Thor. Meu favorito era o Thor, da época dos desenhos da Marvel paradões que passvam na Globo, mas os dois se adequavam bem ao papel que mais me "comovia" na minha infância e adolescência o sujeito sofredor. Hoje, já não tenho paciência com esse tipo... Hoje! Se bem que ainda aturei muito o Angel em Buffy...

Enfim, como não sou fã do Robert Downey Jr, também, nem o acho "lindo" , como uma amiga, ele não era atrativo. Sim, é o comentário bem babaca de uma mulher heterossexual que está a beira da meia idade, ao qual eu acrescentaria "Ainda se fosse o Eric Bana" ou outro ator... Mas não assisti o filme do Hulk até hoje, apesar do Eric Bana, ou seja, pouco me afeta, especialmente se não tenho interesse pelo filme. O fato é que não estava muito in the mood para sair de casa, pois tenho muito que fazer. Mas fui, e gostei.

É legal quando a gente não espera lá grandes coisas de um filme e acaba saindo plenamente satisfeita. Acho que os maiores méritos do filme estão na coesão do roteiro e no equilíbrio entre diálogos e ação. Patriotada houve, mas foi pouca moderada. A representação das mulheres no início me deixou com vontade de ir embora, mas, pensando bem, é o tipo que orbita em torno de um playboy rico como o Tony Stark. Está na média, não é realidade, mas passa perto. Voltando ao ponto, o filme não cansa e o Robert Downey Jr e o resto do elenco estão bem. O humor ficou bem dosado, sem os exageros do Quarteto Fantástico os do segundo filme do Homem Aranha (*gostei mais do primeiro, não assisti o terceiro*), assim, tudo se completa na história. Gostei muito das seqüências de ação e a armadura ficou bem realista. Tive as explicações básicas do meu marido para saber que a primeira armadura do filme parecia com a primeira armadura do Stark que eu desconhecia.

Claro, que a confiança do Stark no vilão, sempre um só, o indivíduo enlouquecido, foi meio infantil. Acredito que depois da primeira traição, ele não deixaria mais a porta aberta para o sujeito fazer o que fez, mas, paciência, sempre há um ou outro furo, o importante é que o filme não perde ritimo e no final a gente fica com vontade de "quero mais". Ou seja, poderia ser mais longo um pouquinho. Não gostei da última cena com o herói revelando a identidade secreta. Detalhes não dou, mas alguém já me explicou que está de acordo com desdobramentos mais recentes das sagas da Marvel que meu marido não leu. Ele já largou supers faz tempo. Engraçado é que gostei mais do filme que ele. Acho que é porque tinha conhecimento quase ZERO da personagem. ^_^

Ah, e existe uma cena extra depois dos créditos, fiquem esperando. E o Stan Lee faz, claro, uma ponta imitando o cara que fundou a revista Playboy. Li também que o Homem d eFerro, ou o Tony Stark, fará participação especial no filme do Hulk. Está no IMDB. Será que haverá um filme dos Vingadores? Quem assistiu Homem de Ferro sabe porque eu estou comentando isso. E, bem, devo comprar a coletânea dos Vingadores que sairá pela Panini e, talvez, nem seja eu a pagar por isso, já que meu marido está interessado. Voltando ao Homem de Ferro, pela notícia abaixo, eu imagino que em breve saia um segundo filme. Espero que o Downey Jr se mantenha sóbrio.


"Homem de Ferro" supera expectativas de bilheteria nos EUA

LOS ANGELES (Reuters) - O personagem de histórias em quadrinhos "Homem de Ferro" provou seu valor nas bilheterias na América do Norte, dando o pontapé inicial para a temporada de filmes de verão (no Hemisfério Norte) e arrecadando cerca de 100,75 milhões de dólares no fim de semana.

O número supera em muito as expectativas de uma estréia entre 70 e 80 milhões de dólares para um período de três dias à partir de sexta-feira. No todo, o filme contabilizou 104,25 milhões de dólares, contando as pré-estréias de quinta-feira, segundo números apresentados pelo estúdio neste domingo.

O números de "Homem de Ferro", protagonizado por Robert Downey Jr, para os Estados Unidos e Canadá ficaram um pouco abaixo dos 114,8 milhões de dólares arrecadados por "Homem Aranha" no primeiro fim de semana em maio de 2002.

Com críticas em sua maior parte favoráveis, "Homem de Ferro" é estrelado por Downey, 43, interpretando o industrial bilionário e playboy Tony Stark, que enfrenta uma crise de meia-idade conforme cria uma armadura de alta tecnologia que o transforma em super-herói. O filme foi dirigido por Jon Favreau.

"Homem de Ferro" facilmente marca o principal filme de Downey, pelo menos em termos comerciais. Mais conhecido por sua indicação ao Oscar em 1992 por interpretar Charlie Chaplin no filme biográfico "Chaplin", sua carreira começou a afundar nos anos 1990 em meio à dependência de drogas que o levou a ser preso por um ano.

(Reportagem de Alexandria Sage)

8 pessoas comentaram:

Não acredito! Eu sempre fico até o fim dos créditos, mas havia ido ver esse filme com uns amigos apressadinhos que já estavam levantando antes da última cena acabar. Acabei perdendo esse extra. Bem, fazer o que, talvez eu encontre no YouTube. Obrigada por comentar. \o/

Um amigo que viu o filme na estréia nos contou. Por isso, ficamos até depois dos créditos. Mas são tão longos que cansa...

Em 2010 vai sair o segundo do homem de Ferro e em 2011 vai sair Vingadores

Ao contrário de você, fui ver o filme 90% por causa do Downey, um ator que sempre gostei. Ele é lindo a sua maneira, mas o que impressiona é o talento, que sinceramente, é pra poucos. Curiosamente, tinha visto "A Pele" (pela segunda vez) no fim de semana e acabei indo ver o "Homem de Ferro". Sempre tive simpatia pelo personagem, embora nunca tenha lido nada a respeito. Agora, discordo em relação ao final. Achei tão criativo, ao contrário do clássico "olhar ao horizonte, aí vou eu"... achei bem coerente com o personagem.
E o Downey terá toda a minha torcida para continuar limpo. Não que outros atores não entrem e saiam de 'rehabs' todos os dias, mas ele merece todo o sucesso que alcançou. E nós merecemos (e estamos precisando muito) vê-lo nas telas.
Ah! Se não sair meu nome no comentário (ando esquecendo senhas de tudo), eu sou a Tabby!^^

Bem, de acordo com meu marido que lia os quadrinhos, foi uma atitude absurda. Revelar a identidade secreta, uma das identidades mais bem guardadas dos quadrinhos Marvel, é absurdo. Agora, como a personalidade dele foi mudada e ele se tornou espalhafatoso e ousado, enfim...

De acordo com um amigo, foi o Stark quem liderou a onda de revelação d aidntidade secreta na saga chamada Guerra Civil... ou algo assim, então, de repente, é essa a base...

Bom, a identidade secreta ele já havia revelado há algum tempo antes da guerra civil – e foi uma evolução natural do personagem. Mas eu tenho uma teoria simples: é o primeiro filme da Marvel Films – ou seja, o filme pertence a marvel e provavelmente eles quiseram que o leitor que fosse buscar o personagem por causa do filme encontrasse mais ou menos o personagem do jeito que ele está nos quadrinhos. E se foi isso, não acho que estejam errados. O Nick Fury negro é outro exemplo – ele corresponde à versão do personagem em "Os Supremos", que pertence à linha "Ultimate Marvel" – Aonde os títulos podem ser colecionados sem tanta dependência de universo, em volumes encadernados, e lidos mais isoladamente.

E não custa dizer: antes do roteiro ser escrito, os roteiristas do filme fizeram uma mesa-redonda com autores que trabalharam e conhecem bem o personagem. Se esse for o padrão na Marvel Films daqui pra frente, eu acho uma idéia muito bem-vinda.

Ah, sim, o Homem de Ferro mais espalhafatoso também bebe (opa!) mais da versão em "Os Supremos", enquanto o original era mais calcado em Howard Hughes.

Eu me referia ao personagem do filme. o Stark que o Downey Jr interpretou. Com aquele Stark, sair falando combinou. E muito. Eu não sei nada sobre o Homem de Ferro dos quadrinhos, não posso falar sobre ele, apenas sobre o que vi no filme.
Infelizmente, por melhor que seja o filme, nunca vai agradar todo mundo. Sempre terão os fãs que não aceitam mudanças, mesmo as que parecem tão bacanas pra quem não é especialista como eles. Apenas expectador do filme. Fazer o que?

Related Posts with Thumbnails