segunda-feira, 17 de março de 2008

Life 17



Finalmente consegui ter acesso ao volume 17 de Life, a série de Suenobu Keiko que desperta tantos sentimentos contraditórios. Sim, a palavra é essa. É difícil não reconhecer a força de Life, a autora imprime um ritmo frenético e consegue nos fazer sentir o drama das personagens. Só que, ao mesmo tempo, a autora parece se perder em exageros. Se bem que eu não sei, o bullying no Japão atinge proporções extremas e, talvez, agressores como Manami sejam possíveis por lá.

Quando a autora nos deixou no volume #16, a máscara da vilã, Manami, tinha caído, e ela estava à mercê de toda a escola. Mesmo suas amigas a abandonaram. O volume #17 mostra Manami acuada e a autora opta – ou pelo menos percebi assim – em nos mostrar a ação a partir da ótica destorcida de sua jovem vilã. A arte em alguns momentos parece estar dissolvendo, o uso do contraste entre o preto e branco é reforçado, os rostos, especialmente o de Manami, são distorcidos. Game over, ao que parece. Afinal, de líder da escola, adepta da prática de bullying, ela agora vira alvo de chacota dos colegas. A sensação é que a história está chegando ao fim e, para o bem da série, deveria mesmo.

Manami é um trunfo, mas, também, o ponto fraco de Life. O exagero das suas ações, o fato de, às vezes, lembrar mais um youkai do que uma pessoa de verdade é cansativo. Se foi um recurso interessante ver o mundo através da mente distorcida da personagem, isso também cansa, fora que o volume #17 mostra uma Ayumu compassiva demais. Nada contra, claro, ela não vai ser a primeira heroína a oferecer a outra face e mostrar que é capaz de perdoar infinitamente. O problema foi largar Hatori para ir atrás de Manami e tentar consolá-la. Hatori, a melhor amiga que alguém poderia querer, não merecia isso.

Ayumu deixa Hatori para trás e acaba caindo nas mãos de Manami. Sim, mesmo teoricamente derrotada, ela ainda é perigosa e está acuada. Já Katsumi, o namorado pervertido e psicótico de Manami, também parece estar indo atrás da vilã... Digo parece, porque o desfecho ficará para o volume seguinte. Quando fechamos o volume #17, Ayumu está sendo estrangulada por Manami.

OK, dito isso, repito que a série parece estar terminando. Seria sensato parar agora e, não, iniciar um novo arco. Da mesma forma, não é coerente inventar uma saída rocambolesca para que Manami recupere seu reinado na escola. Já deu. Adoro Life, mas a sensação é essa. É melhor terminar por cima e fechar com chave de ouro uma série tão marcante. E eu quero Life no Brasil, pois a série merece!

3 pessoas comentaram:

Olá, sou eu, quele que sempre comenta quando o assunto é Life XD Então, eu concordo com tudo que você disse, acho que a história precisa acabar, pelo que você disse já teve um desenvolvimento dos personagens, e eles já passaram da parte em que o dorama acabou, então eu espero que ela não invente muito, já tô preocupado pelo fato de ter mais um volume, o que significa que ela vai inventar algumas reviravoltas pra enrolar.

Você pode me dizer aonde baixou? Quero ver, no dorama o Katsumi tenta matar a Manami e é preso, será que a autora vai acabar o mangá do mesmo jeito que o dorama? Agora isso do estrangulamento não teve não o_O

Consegui o mangá no Mirc, canal Lurk(http://gotlurk.net/). Quanto a autora inventar, tenha em mente que o mangá veio antes do dorama e não tem nenhum dever de imitar o fechamento da serie de TV. Espero que ela não invente reviravoltas nesta altura e, sim, seria interessante se o final da manami e do Katsumi fosse o mesmo. Vamos esperar. A autora não sinalizou o fim do mangá, acredito que siga pelo menos até o volume #19.

Obrigado pelo link, já baixei, e gostei até! Ah, eu não quis dizer que queria que imitasse o final do dorama, mas é que, pelo que deu pra ver nessa edição, a autora tá mesmo querendo mostrar a Mana como uma louca, tá até parecendo vilã de novela brasileira XD Já o final do dorama é mais leve, mostra até uma lado mais humano da Mana no final, e eu queria que o mangá fosse mais por esse caminho, mas vamos ver, tudo é possível. Obrigado pelo link de novo!

Related Posts with Thumbnails