terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Peach Girl Finalmente Cancelado



Eu nem sabia que havia este site dentro da página oficial da Panini no Brasil, na verdade parece escondido d epropósito, mas eis que ele existe, é oficial, publica notícias e a última cadastrada é que "Éden e Peach Girl foram descontinuados". "Descontinuados" é um eufemismo para "cancelados" e isso depois de um retorno seguido de uma suspensão de dois anos. Se não iam levar a série até o fim, para que voltar? Lançaram dois volumes e já avaliaram as vendagens? Peach Girl #26 chegou semana passada aqui em Brasília que é fase dois. Me sinto a palhaça-mor agora, porque fiz matéria para a Neo Tokyo, minha última coluna no Anime-Pró é sobre o retorno de Peach Girl. O desrespeito da editora pelos consumidores, mantidos em stand by por dois anos e depois por mais quase três meses em espera ansiosa, é imenso. Sim, consumidores, a Panini não estava nos fazendo favor algum, estávamos comprando. Eis a notícia do site deles:
"Séries de Mangás Eden e Peach Girl, são descontinuadas.
Lamentamos informar aos leitores dos mangás EDEN e PEACH GIRL que, devido ao baixo volume de vendas verificado nas edições lançadas até o momento, somos obrigados a descontinuar a publicação de ambos os títulos a partir dos números 23 (EDEN) e 27 (PEACH GIRL). Ressaltamos, porém, que a Panini continuará se empenhando para oferecer títulos de primeira linha aos fãs brasileiros, com a melhor qualidade editorial do país."
E ainda me vinham os "Panini lovers" aqui para deixar recadinho dizendo que estava no checklist de sei lá qual site, que se publicaram as duas capas é porque ia sair, e que o contrato é de um ano ou X edições e que não tinha como não ir até o fim. Não vou mentir dizendo que achava que iriam cancelar, afinal, voltaram a publicar depois de tanto tempo, mas contratos são cancelados, isso, aliás, deve acontecer muito. Vêem porque Fushigi Yuugi não deve ter sido o "fracasso" que gente por aí gosta de repetir? Pensem que Dr. Slump foi cancelado e Fushigi Yuugi, não. Agora, Éden e Peach Girl são cancelados, também.

Não me arrependo de ter trocado Peach Girl por Mars, já que comprei o volume #1 dos dois quase ao mesmo tempo pelo E-Bay. Completei Mars, mas, se soubesse que ia dar este rolo todo com Peach Girl, já poderia estar com as edições da Tokyopop, em formato 100% mangá, aqui em casa faz muito tempo. Aliás, ultimamente, com dólar mais baixo, dou preferência às edições internacionais sempre que posso. Não encontro Peach Girl para baixar, então, ou esqueço o mangá, ou terei que passar o pente fino na net.

Éden passa por problemas nos EUA, baixa vendagem, também, só que lá publicam tanta coisa que até uma série com méritos pode ser deixada de lado, mas Peach Girl não teve percalços em nenhum país no qual foi publicado, só aqui. Aliás, caiu por terra a mentirinha que foi contado algumas vezes de que Éden tinha sido suspenso para não alcançar a edição japonesa e SOMENTE Peach Girl, por ser shoujo, vocês sabem, é que vendia mal. Mas já falei demais sobre os motivos do fracasso de Peach Girl nesse país, a começar pelo maldito espelhamento e terminando nos atrasos descomunais. Tá aí. Panini do Brasil acertando muito e errando na mesma medida.

5 pessoas comentaram:

Uma vez eu me perguntei uma coisa mais nunca procurei saber a resposta, eu coleciono algo e a editora cancela, será que posso acionar o procon @_@~ taí uma dúvida. Eu acho que se a panini relançasse Peach Girl desde o número 1 e em leitura oriental o título daria certo, e o mesmo com Éden, e eles não seriam "descontinuados" por poucas vendas, se é que esse é o verdadeiro motivo dos cancelamentos @_@~ vai saber.

Realmente, revoltante... Não acompanhei a primeira "parada" de Peach Girl, mas sempre achei uma mancha para a Panini, apesar do bom trabalho que eles têm feito em outros títulos... Entretanto, animada com a volta do mangá, comprei todos os números anteriores em um evento para poder colecionar mais um bom shoujo e para quê? Para ficar sem saber o fim da história... Para ficar com uma coleção incompleta... Para que voltar a publicar e parar novamente? Absolutamente revoltante!
E, Junnior, como advogada, infelizmente acho que você não pode acionar Procon por isso - a editora não é obrigada a continuar a publicação de algo, salvo se o ocntrato com a fornecedora estrangeira a obrigasse, mas aí só seria a fornecedora que poderia acionar... Como consumidores só podemos reclamar do que já foi publicado - qualidade e etcs... Infelizmente...

Eu sei onde tem peach girl pra baixar =]

Aliás, Peach Girl e um monte de outras coisas, se quiser, me manda um e-mail ou uma note no dA

nossa quando li esta noticia, nem sei o que pensei é realmente revoltante, foi pior do que o dia q lançaram peach girl, eu fui ate a banca e vi que estava espelhado, mesmo assim comprei e estava realmente feliz com o retorno, esta será uma mancha eterna para panini, e eu concordo com vc de que se realmente foi ruim as vendas foi graças ao trabalho inexperiente da editora, pois o mangá vale muito a pena e merecia um tratamento muito melhor.

Eu não acompanhei Peach Girl por ser nova no universo dos mangás, mas quando a Panini anunciou o relançamento do mangá eu fiquei por dentro da novela, e até me interessei em colecionar a série mas estava esperando a mesma ser finalizada com medo de outro cancelamento, e olha que ele foi mesmo cancelado. É revoltante a falta de respeito com os leitores de mangás...
Agora estou com medo de começar novas coleções longas da Panini, a editora não divulga quais títulos vendem bem ou mal, como eu vou saber se os que eu compro correm risco de serem cancelados? quando cancelarem? :(

Related Posts with Thumbnails