segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

"Shoujo Antigo" Alguém me dê uma luz


Não sei quem lê a Neo Tokyo, ou sabe o que eu escrevo para a revista. Pois bem, lá na comunidade da Neo Tokyo alguém abriu um tópico para comentar a "decadência" da publicação. Um dos motivos apontados é a quantidade de matérias sobre shoujos antigos. Eu fiquei sem entender, afinal, o material que eu resenho geralmente é novo, novíssimo ou ainda em publicação. Expus a questão, disse que compreenderia se a crítica se fosse em relação a escolha de temas, estilo e outros fatores ligados ao meu gosto pessoal, mas a idade do material não poderia ser um fator. Afinal, na última edição, só para citar um exemplo, tem matéria de Naisho no Tsubomi, Sunadokei e Otomen escritas por mim. Houve matérias recentes, feitas por outros redatores, sobre Nana, Vampire Knight e outros mangás "da moda". Mas daí alguém disse que shoujo "antigo" não quer dizer "velho", mas com histórias e traço em "estilo antigo".

Daí começaram a explicar que LoveCom, Hanakimi, Fruits Basket, Karekano e mesmo Marmalade Boy seriam modernos. Ninguém enumerou ainda o que seria "antigo", tampouco sugeriu algum título "moderno" para que eu fizesse matéria. Alguém entende o que estão chamando de "estilo antigo". Eu realmente não sei o que pensar... Fiquei sem entender e acho que não vou ter sugestão alguma saindo deste tópico. Vai ser como no caso da matéria sobre yaoi que alguém disse que estava tudo errado. Perguntei o que estava errado e como seria o certo e que ficaria grata pelas correções, estou esperando a resposta até hoje, a matéria sobre yaoi foi na edição 8 ou 9, agora estamos na 25. Enfim, desculpem o semi-desabafo, mas realmente essas coisas são difíceis de entender, sabe?

10 pessoas comentaram:

Valéria, não se abale por causa disso. Seu trabalho na Neo Tokyo é ótimo e posso dizer com certeza que é por causa das matérias sobre shoujo que compro a NT. Já li diversas cartas publicadas na revista extremamente elogiosas à você e seus textos. Essas pessoas que se dizem fãs e que só consomem os mesmos Narutos de sempre, tem muita garganta e pouco conteúdo. Nem se dê ao trabalho de respondê-las, pois nem iriam entender suas palavras.

Boa noite, Valéria (desculpe a intimidade).
Meu nome é Stephanie e tenho 13 anos.
Gostaria de dizer que admiro suas matérias sobre shoujo mangá.Passei a gostar mais desse gênero depois de ler algumas matérias na Shoujo House.
Fazia tempo que queria escrever, mas estava sem coragem...e agora estou sem palavras...
Desculpe tomar seu tempo e obrigada por ler isto.

Hahahaha, Marmalade Bay e KareKano modernos?! meu manga de M.B é datado de 1992, 15 anos e se for com relacao ao conteudo moderno, piorou, sao historias mais que ultrapassadas... Gosto de pensar em mangas modernos como Akuma to Love Song, Otomen e Kyou, Koi o Hajimemasu. Mas Valeria, nem se preocupe com opinioes mediocres como essas de moderno e antigo, o que interessa é o conteudo.

Não se preocupe com isso^^
Acho que algumas pessoas não concordam com sua opinião e somplismente dizem que está errada em relação a determinado assunto.
Pelo que eu aprendi discordar da opinião de alguém é diferente de essa pessoa estar errada , e se estiver , que tenha um bom argumento para provar tal afirmação.
eu não comento muito por aqui...mas sempre leio seu blog e adoro a maioria da suas matérias (embora não concorde simplismente com tudo...)

continue fazendo seu ótimo trabalho
Bjs.

hmmm acho que nem a pessoa sabe do que está falando...

Shoujo antigo? Shoujo moderno? Acho que o que interessa são as histórias atemporais; divertidas, emocionantes, dramáticas, cômicas... boas e belas histórias que nos emocionam, não interessa se são 'antigas' ou 'modernas'.
Você é umas das poucas que pesquisa, se informa, vai fundo no assunto! É sempre um prazer ler suas matérias e visitar seu blog.

Muito obrigada mesmo pelos comentários e apoio, pessoal. Fiz outro post comentando o "causo" e estou esperando que definam lá o que é "história e traço modernos". A Sett, que é redatora da revista e fala de shoujo e quadrinho coreano feminino, sentiu o baque, também. Afinal, ela ama quadrinhos com conteúdo histórico.

Oooww, eu lembro desse topico na comu! /o/ Rs

Bem, refletindo hj em dia... Acho q qnd a pessoa falou de "traço antigo"... bom, num sei, mas é só um palpite... acho que se referia ao traço que algumas obras famosas mais (ou: um pouco mais) antigas tinham e que se diferem de algumas das famosas de hoje. Por ex, se comparar Honey Honey, HanaDan etc com, sei lá, o proprio Otomen (cuja materia me trouxe a esse post :D)por exemplo... são maneiras diferente de se desenhar... então o q eu pensei é que ficou mt marcado - pra esse fulano- alguns traços de autores a épocas passadas. Deu pra entender o q eu expliquei?Oo

Eu não sei bem... porque dos mangás antigos que conheço ( me refiro a dec de 70), não vejo lá muita diferença entre os traços (claro, existem diferenças...mas não tão grandes assim, acho)...Mas não q eu pense agora q tds os mangás daquela época eram assim: penso que, apesar de haver certa semelhança entre os traços, são poucas obras que eu conheço dessa epoca...então não dá pra dizer que, porque uns poucos eram assim, que todos são e que, portanto, o traço é "antigo" (e o q acho que essa pessoa fez foi generalizar tudo). Muito pelo contrario, acho que o traço é "do mangaká".

Por ex... a Yuu Watase... Fushigi Yugi é da década passada, mas Sakura Gari é recente e o traço continua lembrando (pelo menos pra mim) como ele mesmo era em meados de 90. Ou seja, não é um traço antigo, mas sim o traço proprio da autora.

Bom, sei la, Minha teoria. oO

Valéria, eu tava pesquisando sobre Otomen quando achei seu blog por acaso, e o achei muito interessante... não pude deixar de ler o que você postou... eu não leio neo toklio mas estou sempre pesquisando sobre animes/mangas em geral, e acho esse negócio de dizer que algo é "antigo" não tem nada a ver... eu gostei muito do seu blog e acho que você apenas deve continuar o trabalho do seu jeito *porque pelo que pude ver pelos comentarios, muitas pessoas estao muito satisfeitas com o seu trabalho*, não ligue para as pessoas que reclamam, pois só porque um manga nao é tão famoso elas pensam que não é interessante... bem, é impossivel agradar gregos e troianos, mas na minha opinião seu trabalho é excelente, continue assim ^-^v

Related Posts with Thumbnails