sábado, 26 de janeiro de 2008

Novas Aquisições


Apesar do meu aniversário ser somente no dia 5 de fevereiro, meu presente chegou ontem. Meu marido me deu de presente o artbook Romance Symphony no JPQueen. Foi a primeira vez que compramos lá e chegou rápido e direitinho. O artbook estava esgotado e tem trabalhos de Chiho Saito anteriores à Utena. A qualidade estava como B, mas o livro está novíssimo. Fiquei muito contente, tem imagens de séries que eu amo como Madonna Coroada e Waltz, além de outras tantas da desenhista que considero uma das melhores.


Agora, o que eu realmente não esperava era que os DVDs que eu tinha comprado em novembro de Orgulho e Preconceito chegassem. Trata-se da edição de 10º aniversário da minissérie da BBC com o Collin Firth e a Jennifer Ehle. É a melhor versão que eu já assisti, perfeita e com um elenco afiadíssimo. E eu assisti as versão do cinema dos anos 40 (*com Laurence Olivier, mas horrível em todos os sentidos*), a outra minissérie da BBC do final dos anos 70 e o filme americano de 2005 que, para mim, é cheio de problemas. Nenhum se compara. Eu achava que estava perdido, mas chegou. Pensei, também, que pagaria imposto e não paguei. Acho que consideraram o case/estojo verde como livro. A edição tem a minissérie, com closed captions, e um disco extra com documentários e entrevistas. Os dois protagonistas não participam, é uma pena. Há também um livro explicando cada passo da produção e com uma entrevista com o Collin Firth. Ótima compra.

Como chegou e não fiquei traumatizada, talvez peça os DVDs de Jane Eyre, a série nova de 2006, que é muito boa, captou bem o erotismo do livro que as outras versões fazem questão de deixar de fora. Devo pedir a edição Masterpiece Theatre: The Bronte Collection que vem com uma versão do Morro dos Ventos Uivantes que eu não conheço, mas é da BBC, então posso ter certeza que se não for excelente, deve ser pelo menos boa.


Aproveitando o embalo, ontem finalmente assisti A Moça com o Brinco de Pérola, sobre o famoso quadro do pintor Vermeer. Estava para assistir faz muito tempo. A Scarlett Johanssom está excelente no papel da criada, assim como todo o elenco, que conta com o já citado Collin Firth. OK, descabelado ele não fica legal, mas é Collin Firth atuando. Não sou nenhuma sumidade em arte, aliás, meus conhecimentos são fracos mesmo, assim, mesmo conhecendo o quadro do filme e outros de Vermeer, não lembrava do nome dele, até que o cinema o colocou em evidência. Enfim, A Moça do Brinco de Pérola é um filme excelente, que explora uma sensualidade nada vulgar que culmina, a meu ver, com a cascata de cabelos da moça sendo vista pelo pintor. Aliás, esta cena é muito semelhante a uma do filme iraniano Baran, que eu recomendo. A Moça do Brinco de Pérola é um filme de detalhes, lento e inteligente, e muito, muito bonito.

O filme também retrata a precária vida dos artistas quando estes ainda eram artesãos trabalhando a soldo de mecenas. Do outro lado, temos a vida precária da criada que poderia ser injuriada, agredida e mesmo estuprada. Aliás, a única cena de sexo do filme, nada tem de sensual, e a meu ver foi a forma que a criada encontrou de pelo menos não ter sua virgindade arrancada pelo patrão de Vermeer que quase a tinha violentado. Enfim, me fez lembrar Dona Beja. Alguém lembra? Quando ela foi seqüestrada e era noiva do Antônio e para que o sujeito não possa encontrá-la virgem, pede que o padre tire sua virgindade. Foi a única explicação para a atitude da personagem no filme e aqui terminam os spoilers. 


Enfim, parei para pensar também na fixação por descobrir mulheres anônimas de retratos, temos a Monalisa e a Moça do Brinco de Pérola. Parece bobagem e certamente é um pouco, mas em um tempo que artistas eram pagos para pintar por encomenda e o retrato era uma arte em ascensão junto com a burguesia, cada um deles geralmente tinha um nome, era o indivíduo se afirmando. Por que pintar anônimas? Qual sua importância? Para algumas pessoas, descobrir isso é a tarefa de uma vida. Talvez eu acabe lendo o livro que serviu de base para o filme. E estou ansiosa para assistir The Other Boleyn Girl , com a mesma Scarlett Johanssom e Natalie Portman, sobre as irmãs Bolena e seu relacionamento com Henrique VIII. Aliás, abrindo o IMDB, achei mais um motivo para assistir o filme: Eric Bana!

Antes que alguém diga alguma coisa, Henrique VIII foi durante muito tempo o príncipe mais belo da Europa, com seus trinta e poucos anos começou a engordar, mas não colocando o sujeito para andar de regatinha no filme como é na (desagradável) minissérie Tudors, para mim já está bom. Com esse trio de protagonistas, me vejo obrigada a bater ponto no ciname. Aliás, ainda tem a continuação de Elizabeth este ano. O primeiro filme foi ruim, ruim demais, eu assisti no cinema, mas as atuação de Cate Blanchett e Geoffrey Rush valem o ingresso, pois valem por elas mesmas. E voltando à Johanssom, parece que tão cedo ela não sai do século XVI, pois vai ser Mary Stuart, Rainha da Escócia. Se o filme não for bom, que pelo menos faça com que lancem aqui no Brasil o DVD o filme de 1972, com a Vanessa Redgrave e Glenda Jackson, e que esta onda de filmes do século XVI também faça com que seja relançado Ana dos Mil Dias.

Comecei falando de uma coisa e terminei falando de outras... Agora vocês já sabem que sou fã do Collin Firth e do Eric Bana, além da Cate Blanchett e Geoffrey Rush. Vou ficar de olho na Scarlett Johanssom a partir de agora, também. Ah, e eu amo cinema iraniano. :)

6 pessoas comentaram:

Que linda essa box da série da BBC de Orgulho e Preconceito *_* AMEI!
Sou fã da história! E essa série é demais.

Esse artbook é lindo!!! Amo o traço da Chiho Saito. É tão elegante.
Eu também queria fazer algumas compras na JP Queen, mas não sei ao certo como. Será que você poderia me tirar algumas dúvidas?
Como é o pagamento com cartão? É possível fazer um depósito? A entrga é rápida?
Desde já eu agradeço
Abraços
E feliz Aniversário adiantado ^^
Mª Clara

O pagamento no JPQueen é com cartão, sim. Achei a postagem bem em conta se comparada com o Amazon e chegou em duas semanas. Isso é bem rápido, sim. Entre no site, e faça o cálculo. E veja se compensa para você. :)

Adorei o seu blog,muito lindo! ^^
E adoro sobre os seus artigos na Neo Tokyo! ^_^
Te add no meu novo blog tá?
Vamos ver se terei paciêncai em atualizá-lo! XD


Beijos!! ;*

Eiii, Valéria. Eu vi que você também gosta do trabalho da Jane Austen (e eu fiquei babando pelos boxes da série da BBC)! E eu encontrei no site da Meg Cabot um link de popularidade dos personagens masculinos das séries dela bem legal!

Dá uma olhada:
http://www.pbs.org/wgbh/masterpiece/austen/menofausten.html

Adivinha só quem está ganhando?? =D
Não é surpresa alguma: Mr. Darcy.
^^ Divirta-se!!

Related Posts with Thumbnails