quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Newtype Americana Cancelada



A ADV anunciou que a edição de fevereiro da Newtype será a última, de acordo com o ANN. Ao que parece, eles irão substituir a publicação por alguma outra revista, mas não há maiores informações. O ANN estima que a tiragem da Newtype seja a mesma da Anime Insider estimada entre 50 mil e 75 mil exemplares. O engraçado é que neste caso o mercado americano é como o brasileiro, isto é, ninguém sabe qual a tiragem e vendagem dessas revistas. A Newtype USA começou a circular em 2002 com sua edição 0 e terá ao todo 65 edições. A Newtype original, da Kadokawa Shoten, começou sua publicação em 1985 e há uma irmã coreana que sai desde 1998.

1 pessoas comentaram:

Bom, de acordo com o Jason DeAngelis da Seven Seas (que produz material interno para a Newtype americana e parece estar mais inteirado da situação), o que aconteceu foi:

1) O custo de produção gráfica (nem precisa ir muito longe: porque a revista opera num formato fora do padrão gráfico americano. Logo sai mais caro produzir uma revista com o seu formato, ainda mais levando em questão o desperdício de papel na linha de corte – com uma revista um pouco menor, daria para aproveitar toda a bobina e reduzir o custo).

2) O licenciamento da marca Newtype – muito, mas MUITO caro. Como isso é incluído no custo de produção da revista, ela precisava de muitos investidores para ser viável. E aí é que a terceira patada vem:

3) A perda do maior anunciante da revista, a Geneon Entertainment (antiga Pioneer LDC). Para a perda de UM anunciante ser tão decisivo para a receita da revista desbalancear a ponto de se levar a um cancelamento, é sinal de que o seu peso em particular era enorme. Problema do departamento de marketing e anunciantes, que não atirou para todos os clientes possíveis pelo visto;

Mas há um ponto extra. A newtype vendia bem – ela é que tinha um custo de produção alto demais que acabava por comer a receita da revista. Pelo que eu soube, eles vão fazer uma nova revista que deve se chamar PiQ, mantendo a mesma equipe de produção da versão americana da Newtype. O detalhe, ela já está em produção e parece que sai uma, entra a outra – e os assinantes receberão a PiQ no lugar da Newtype (podendo cancelá-la e receber o dinheiro das edições restantes de volta caso a revista não os agrade). Mas a velocidade significa que a equipe não parou de trabalhar. Provavelmente a PiQ será a Newtype com outro nome – e provavelmente outro formato.

Boa sorte a ela.

Related Posts with Thumbnails