sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Josei Mangá ajuda a lidar com o autismo



E falando de mangás com temas especiais... Os temas abordados nos mangás são infinitos e quando se trata de questões sérias que atingem as relações humanas, os mangás femininos sempre saem na frente. O primeiro mangá sobre AIDS e, de fato, o primeiro produto da cultura pop japonesa a lidar com o assunto, foi um shoujo mangá. Agora, tropeço nesta matéria do Yomiuri Shimbun que fala do sucesso de um mangá sobre autismo. E claro, que ainda existem pessoas que tem a cara de pau de reduzir shoujo/josei à romance. A série, Hikari to Tomoni (Com a Luz), é centrada em um casal e seu filho autista, como lidar com a questão, como interagir com o mundo. E, como é um mangá para mulheres, o foco maior está na mãe que é acusada pela sogra e por outras pessoas desinformadas de ser culpada pelo comportamento estranho da criança.

O mangá foi publicado originalmente na revista For Mrs, mais do que josei, uma legítima Lady’s Comics para mulheres casadas. Só isso já limitaria o campo de influência da série. A autora, Keiko Tobe, diz que buscou inspiração no drama de um coleguinha de jardim de infância do filho, que era autista. Detalhe é que a especialidade da autora, com 21 anos de carreira, são mangás de fantasia e ficção científica e sua obra mais importante até então foi um mangá histórico com fantasia, Bakumatsu Mahojin, passado no período Edo. Hikari no Tomoni, foi republicado pela Akita Shoten e virou dorama em 2004, a série recebeu o prêmio na sua categoria. O que eu não sabia é que a série, começou a sair nos EUA em 2007 com o nome de
With The Light. Como eu perdi isso? O volume dois sai este ano. Já virou título obrigatório e vou correr atrás dele. O problema é que a série está em andamento... Quantos volumes terá? Pessoal, estou sem tempo para traduções, mas vou me esforçar para traduzir toda a matéria, porque ela é realmente interessante. E aqui, nesta página, há uma entrevista com autora.

5 pessoas comentaram:

Esse mangá virou até drama de sucesso:
http://wiki.d-addicts.com/Hikari_to_Tomo_ni

Poxa, que legal! Não só para mães, seria um título interessante para todos. Ou para aqueles que ao menos se interessem por educação infantil. =D

Nossa, esse mangá se tornou obrigatório pra mim, que estou cursando psicopedagogia. E me faz refletir sobre como muitas pessoas ainda acham que quadrinhos são bobagem!

Bem, eu não tenho esperanças, as cabecinhas do mercado brasileiro são limitadas. Vide a Narutomania.

Eu li o volume 1 em inglês e gostei muito!

Related Posts with Thumbnails