segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Concurso de Mangá da Folha de São Paulo



É um concurso interessante e acredito que muita gente poderia participar. Há duas categorias, uma juvenil e outra para adultos. Que tal? Ajudem a divulgar! O site da notícia é este aqui. E, claro, só citaram desenhistas de shounen, se a Conrad vai dar o prêmio, poderiam falar em Ai Yazawa ou Yuu Watase... Ou mesmo a CLAMP, não é? E esta aí de cima é Chiho Saito... Uma das mais absurdas ausências em nossas bancas. Bem, mas é uma boa iniciativa.

Quadrinhos: Concurso de mangá
Faça uma página de história em quadrinhos no estilo japonês e mande para o Folhateen
IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN


Em comemoração aos cem anos da imigração japonesa, o Folhateen lança hoje o Concurso Ninja de Mangás. A idéia é estimular os milhares de leitores a assumirem o lugar de mestres como Masami Kurumada ("Cavaleiros do Zodíaco"), Akira Toriyama ("Dragon Ball") ou Satoshi Tajiri ("Pokémon"). Serão duas categorias, uma até 17 anos e outra a partir de 18. Os prêmios incluem uma câmera digital e um kit com dez mangás da editora Conrad, que é parceira do Folhateen no concurso.

Ah, é bom explicar aos marmanjos que o nome do concurso não implica que os mangás tenham guerreiros japoneses. "Ninja", para os teens, significa "acima da média". Folhateen, um caderno pra lá de ninja!


Primeiros imigrantes viajaram por 52 dias
DO EDITOR DO FOLHATEEN

Em 28 de abril de 1908, 781 japoneses zarparam de Kobe, a bordo do navio Kasato Maru, em direção ao porto de Santos, no Brasil. Chegaram após 52 dias de viagem, em 18 de junho, dando início à onda de imigração japonesa.

O diário de bordo relata: "Os homens deixam de lado o quimono e vêm de terno e gravata, chapéu e bota. No dia 30 de abril, choveu à tarde. O navio percorreu 247 milhas e os imigrantes viram a pequena ilha de Suwa. Agora todos são "soldados da fortuna". Querem enriquecer e voltar em cinco anos".

Não voltaram. Esse primeiro grupo se estabeleceu em seis fazendas paulistas, para trabalhar na lavoura, e logo vieram muitos mais. Hoje, a comunidade japonesa conta com cerca de 1,5 milhão de descendentes no Brasil, sendo que um terço desse total é mestiço. (IF)

2 pessoas comentaram:

Valéria, será que você têm informações sobre a quantidade de páginas que o concurso de mangá da folha fala?! Existe um limite ou é só uma simples página?!
À propósito, adorei o blog! Já tá nos meus favoritos!;*

Obrigada pela visita. :) O regulamento está aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publicidade/promocoes/20080111-concurso_de_mangas.shtml Eles explicam tudo em detalhes.

Related Posts with Thumbnails