sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mangá Alavanca as Vendas dos Vinhos Franceses



De acordo com uma matéria o Wired Blog Network, o mangá Kami no Shizuki” (“As Gotas de Deus”) está ajudando a vender vinhos franceses no Japão e na Ásia. Desde que Chateau Mont-Perat do produtor Thibault Despagne foi descrito de forma requintada em 2001 no mangá, as vendas dispararam na Ásia, a marca chegou a vender 20 mil garrafas deste vinho em um único dia em 2004. O mangá é escrito por um irmão e irmã sob o pseudônimo de Tadashi Agi e tem como protagonistas dois especialistas em vinho. Trata-se de um manual criativo sobre o assunto em formato mangá. Despagne disse ao Asahi Shimbun: “Eu estou surpreso com a influência deste mangá na Ásia e no Japão, em particular. Eu tive alguns bons artigos feitos por (Robert) Parker e outros especialistas em vinhos, mas o impacto do mangá foi enorme”.

Estou postando, porque é uma matéria que ilustra bem o potencial dos mangás e a capacidade dos japoneses de fazer quadrinhos sobre qualquer tema, até os mais insuspeitos. Já vi imagens desse mangá e o traço é belíssimo, as imagens são poéticas e acredito que ele seja feito na mesma linha que os mangás de balé como Swan. Você cria poesia visual e transforma um tema desinteressante para muita gente em algo bem legal de se ler. Falando nisso, Yakitate Japan, que é um mangá sobre um garoto que quer ser padeiro e criar o pão que sintetize a alma japonesa, é patrocinado por grandes padarias na França. É esse tipo de patrocínio que seria interessante no Brasil, só que a visão por aqui é estreita demais para isso.

3 pessoas comentaram:

Poxa, vinhos, pães????

Apesar de ler manga a anos, nunca pensei que esses temas pudessem dar boas historias.
É, pré-conceitos são dificies de superar...

Mas já que não da p/contar com o apoio de empresas, ao menos que os fãs/escritores percebam que existem muitas opções alem do plagio do anime da moda.

Oie Val,
Eu tava lendo essa reportagem, e estou citando sobre ela no meu trabalho que é exatamente voltada a utilização das propagandas nos mangás. è possível sim isso. mas ainda nao existe no Brasil.

ps.: nao sei se vc lembra de mim hehe
bjo

Tudo bem, Yuri... Espero que seja útil.

Related Posts with Thumbnails