segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Não Perca seu Tempo com Uwasa no Midori-Kun!



Sempre vejo Uwasa no Midori-kun ( うわさの翠くん!! ) entre os mais vendidos quando sai um volume novo. O quarto saiu semana passada e a série melhorou ainda mais de colocação nos shoujos mais bem vendidos da Taiyosha no ranking dessa semana. Semana passada li uma sinopse de mangá que me deixou curiosa. A idéia geral parecia bem interessante, olhem só:

Midori é uma garota que mora em uma pequena ilha onde só pegam três canais de TV e as revistas de mangá chegam com uma semana de atraso. Ela não tem pai, mora só com a mãe. Durante a infância ela conheceu um menino de Tokyo que sempre ia passar o verão na ilha, eles se divertiam juntos, ele a ensinou a jogar futebol e ela se tornou realmente boa nisso. O garoto passa três anos sem visitar a ilha e Midori sente falta do seu melhor amigo e primeiro amor, a menina guarda com carinho a bola que ele lhe deu antes de partir. Um belo dia, ele retorna à ilha junto com o time de futebol do seu colégio. Ele agora é uma promessa do futebol. Ele vê Midori e concebe um plano maligno, naquela mesma noite, na praia, eles se reencontram. Ele declara seu amor, a beija e pede sua virgindade. A menina resiste, diz que a mãe falou que ela só poderia fazer sexo com o homem com quem fosse se casar. Ele jura que vai casar com ela, que os dois são apaixonados desde a infância... Midori cede.

No outro dia, felicíssima vai para a escola e ouve o amado contando para os colegas que já tinha passado a noite com a primeira garota caipira e que era muito fácil seduzir essas garotas. Midori fica arrasada e ele simplesmente diz que um dia seria um grande jogador de futebol, famoso no mundo inteiro e que ela deveria ser grata por tê-la colocado na sua biografia. Midori lhe dá uma bolada, diz que nenhum craque pode ser tão lento assim para desviar de um chute. Jura vingança, e afirma que ainda irá derrotá-lo no campo de futebol. Mais tarde, corta o cabelo curtinho e notifica a mãe que pretende ir fazer o colegial em Tokyo e vai estudar em uma escola masculina com programa de futebol para levar adiante seu plano de vingança.

OK, achei a sinopse um pouco forçada, mas a estratégia da Mizuki de HanaKimi cola como diversão, por que não a de Midori? O problema é a execução da coisa e o fato de tudo girar em torno de um erotismo barato, rasteiro e sem função dramática real. Tudo isso piorado por uma arte que propositalmente quer parecer MOE (*Moe Kare é da mesma autora*). Midori anda nua pela casa sem razão aparente salvo o fato de ser "tomboy" (*homens até andam sem camisa pela casa, mas nus?!*); quando se transfere para o dormitório da escola masculina, ela continua fazendo o mesmo sem nenhuma preocupação com os colegas que moram no mesma andar, o vizinho descobre seu segredo no primeiro dia. Quando está no campo jogando, os seios de Midori ficam evidentes sob a roupa. Não há nenhum disfarce. E olha que HanaKimi parecia fake...

Todas as personagens parecem mais jovens do que são, Midori tem 15, mas parece personagem de Naisho no Tsubomi. A cena de sexo entre Midori e Tsukasa, seu primeiro amor, lembra mais um estupro, com um ângulo que parece saído de material hentai. Futebol? Até o volume 2, praticamente nada, mas sem muita razão, Midori já desfila com roupinhas de maid, porque se disfarça "de novo" para ir trabalhar em um maid café. Fetiche e clichê, um atrás do outro. E Tsukasa já descobre no primeiro volume o “segredo” da menina e cada vez que ele chega perto dela, ela se derrete, desmaia, se rende, o beija, eles trocam uns amassos, enfim, desculpa para pretensas cenas hot, história mesmo, nada! O companheiro de quarto que protege o segredo de Midori gosta dela e com ele não rola coisa nenhuma, salvo fanservice, já que ela é adepta do nudismo indoor. Enfim, uma história ruinzinha de doer.

Um amigo disse que por conta do aperto do governo japonês, a Sho-Comi estava pegando mais leve... Imagina se pegasse pesado! Uma história promissora, acaba mal executada, tudo se resume à cenas eróticas e bobagens, com a vingança sendo deixada de lado e a possibilidade da heroína ficar com o desprezível do Tsukasa cada vez mais firme no horizonte. Na frente de Uwasa no Midori!!, Boku ni Natta Watashi parece uma história genial e HanaKimi uma obra prima. Mas Midori vende bem, não deve virar anime, mas está sempre no ranking da Taiyosha e da Tohan. Não recomendo, a não ser que você só goste das partes smutty mesmo.

15 pessoas comentaram:

Nossa! Não gostei disto não!!!
:-(

eeita, uwasa é um dos melhores mangás q eu já li. acho q vc se deixou levar muito pea sinopse... eu tô no final do 4º mangá e tá perfeito *-*

não, Bibi, se você leu minha review percebeu que eu li pelo menos os dois primeiros volumes e não gostei. O que uns consideram perfeito, outros podem não gostar. Aturo tramas absurdas, aturo até algum sexismo, mas apelo lolicon, clichês sexuais, e outros ingredientes deste mangá são intragáveis para mim. Não preciso continuar lendo, se a autora já fez esta lambança logo no início, eu passo. E o mangá continua vendendo e bem, assim como outras obras desta mangá-ka.

Errm, Uwasa No Midori-Kun é um dos meus mangás favoritos, e sou super fan da Go Ikeyamada. Certo que tem momentos ecchi no mangá que acabam sendo meio apelantes, mas não acho que "tudo gire em torno de um erotismo barato". Claro que todos podem gostar ou não do mangá, mas "Não perca seu tempo com Uwasa No Midori-kun" é meio forte, não? :/

DramaxAngelxGabs, não, não acho forte. É a opinião de quem leu dois volumes e leu outros tantos mangás, e conhece o caráter daninho dessa moda "moe". Mas, como a internet é democrática, há espaço para que as fãs de Go Ikeyamada defendam os mangás desta mangá-ka e mostrem aos leitores que eu tive uma percepção equivocada.

É só tentar, pois como desistia dos mangás dela, não teremos nenhuma outra resenha de mangás de Ikeyamada por aqui.

Eu até entendo sua opinião, mas esse é um dos meus mangás favoritos. Adoro o traço da autora, sem falar que eu acho a história muito boa. Agora, cada um tem sua opinião. Se você acha que isso gira em torno de erotismo barato você devia olhar as histórias da Shinjo Mayu. Isso sim na minha opinião gira em torno de erotismo barato. Mas esse mangá não. Eu recomendo ele com toda certeza a todos que gostam de shoujo e principalmente Moe, pois alguns personagens são realmente Moe, como o colega de quarto dela. Assim como recomendo os outros mangás dela.

Bem, Carol, sempre é questão de opinião, a chave sempre é fundamentar a opinião. Não vejo muita diferença entre Go Ikeyamada e Shinjo Mayu, ambas exploram uma pornografia light e fazem apologia à violência contra mulheres. De qualquer forma, concordo com você em uma coisa: os fãs de moe devem gostar de Ikeyamada. E eu não sou fã de moe.

Olha, autora(o) desse texto, se você não gostou simplesmente fique calada e não assista mais, bom, tudo bem que é muuuito ecchi ás vezes mais tem gente que gosta e tem gente que não gosta.
Bom,"Futebol? Até o volume 2, praticamente nada" se você não percebeu essa história é voltada ao futbol, isso não que dizer que em todo volume tenha que ter uma partida.
Sinceramente eu num gosto de futebol nem de ecchi, mais a história é interessante e criativa.

Caríssima Joana, se você não gosta do que eu escrevo, não se dê ao trabalho de comentar, porque, caso você não saiba, este é o MEU blog e aqui, para azar de fãs-fanáticas como você, eu escrevo o seu quiser.


E caso você não tenha entendido, mangá a gente lê - eu leio pelo menos, anime e filme, a gente assiste. E se uma autora não vai falar de alguma coisa, não anuncie. Futebol foi o motivo para a mocinha da história ir para Tokyo, não desfilar pelada ou de vestir de lolita. Estamos entendidas?


Ai, ai, fazia tempo que não lia comentário irados-infantilóides assim. Posso ter perdido a mão, cometido excessos, mas não tenho que ter paciência com criança mimada perdida na net.


E não adianta comentar mais nada nesses termos. Não será publicado até que você tenha idade para entender minimamente o que é mangá, blog, crítica e opinião pessoal, OK?

Nossa eu li sua resenha e e fiquei muito ansiosa até agora eu estava gostando estava no 16º capitulo e fui dar uma olhada bem no final do ultimo episodio. Pra que? Agora posso concordar com você não perca seu tempo mesmo apesar do erotismo barato eu esperava que midori ficasse com tsukasa. Mas me deparo com um final ridiculo como a historia estava caminhando mesmo Midori um tanto confusa quanto aos dois garotos, ela e tsukasa tinham toda uma historia, a primeira paixão dela e também o primeiro rival ela escolhe um garoto que na minha opinião é sem graça. não sei o que acontece mais no final midori está na praia com sua filha (do garoto que eu nem sei o nome) E de repente se depara com o filho do tsukasa e nisso aparece ele com sua mulher eu sinceramente odiei. Apesar de gostar de alguns trabalhos de go ikeyamada. Eu também acho que esse mangá não tem futuro com anime assim como outro erotismo barato que assisti esses dias, ridiculo, Oniichan no Koto Nanka Zenzen Suki Janain Dakara Ne
o pior até agora.

o mangá vende bem porque preenche os sonhos dos leitores japoneses (os meus tambem) com triangulo amoroso entre personagens lindos e tal...

Hã, você foi muito exagerada em "não perca seu tempo", claro que o mangá tem algumas cenas forçadas, mas ele tem muita e boa história, é completamente equivocado você dizer para ninguém ler o mangá se a maioria das pessoas que leram gostaram :/
E eu li o mangá até o fim e o final foi perfeito, engraçado, tocante, quando os volumes vão passando você vai conhecendo as personagens e as entendendo, eu realmente me toquei com a história do Tsukasa...

Não, Vitória, eu expressei minha opinião, da mesma forma que você está expressando a sua. Cenas isoladas não tornam uma história boa.

Uff, claro você tem total direito de não gostar,mas ainda acho que foi exagerado =/

É comum as pessoas acharem que aquilo que gostam está acima de crítica. Infelizmente ou felizmente, não é como eu penso. ;-)

Related Posts with Thumbnails