domingo, 29 de abril de 2007

Mangás mais rentáveis do Mercado Americano



O ICV, site especializado em quadrinhos e artigos da cultura pop, sempre faz um guia daquilo que é mais rentável em termos de mangá e anime. Eles se baseiam em vendagens da Bookscan (bookstores) e da Diamond (comics stores), para fazer a lista dos cinqüenta mangás mais rentáveis dos EUA. Este ano eles ressaltam que há um número equilibrado de shoujos e shounens na lista. Infelizmente, eles não liberam a lista de 50 títulos no site, mas somente para quem recebe o guia, isto é, editores, empresas, e demais profissionais da área. A matéria também aponta que há mangás shoujo em ascensão como Gentleman's Alliance (Shinshi Doumei Cross) de Arina Tanemura que é o 27º na lista.

Nos dez mais rentáveis, há os shounens de sempre dos quais somente Naruto (Panini), Tsubasa (JBC) e Full Metal Alchemist (JBC) foram licenciados no Brasil (*se os outros estão, não houve anúncio*) e há shoujos importantes como Fruits Basket (Tokyopop/JBC), Loveless (Tokyopop), Zettai Kareshi (VIZ/Conrad) e Vampire Knight (VIZ). Alguns dos mangás saem no Brasil mas a maioria não saem nem estão previstos no país. Será que seriam sucesso aqui? O que realmente faz sucesso no Brasil? Quem sabe? Por que não liberam vendagens em nosso país? Eis a lista:

1.Naruto
2.Bleach
3.Kingdom Hearts
4.Fruits Basket
5.Death Note
6.Full Metal Alchemist
7.Vampire Knight
8.Absolute Boyfriend
9.Loveless
10.Tsubasa

Tomando esta lista e pensando em Brasil, eu diria o seguinte, salvo por Kingdom Hearts, acredito que todos os shounen apareçam aqui até o início de 2008 se muito. Kingdom Hearts, aliás, é um sucesso interessante, pois mistura mangá e personagens Disney e se baseia em um jogo. O traço é uma graça e faz muito sucesso nos EUA. Queria que aparecesse o volume 1 na Livraria Cultura para que eu comprasse e desse uma olhadinha. Acho que efetivamente seria algo a se lançar aqui no Brasil.

Dos shoujo, acredito que Vampire Knight, da autora de Merupuri, também apareça por aqui até 2008. Nunca saberemos se Merupuri vendeu bem, mas eu apostaria que sim. Yuu Watase faz sucesso nos EUA e no mundo inteiro, Zettai Kareshi é curto e acredito que tudo isso pesou na escolha da Conrad. Já Loveless, bem, também apostaria que este mangá chega rápido aqui no Brasil, até final de 2008, porque Gravitation deve vir antes como teste e isso deve pesar na disputa entre as editoras. Não me surpreenderia se já estivesse licenciado.

Agora, Arina Tanemura, que aparece comentada na matéria, já deveria ter saído no Brasil. Qualquer de seus mangás, algum deles, enfim, ela é obrigatória, mas nem com o sucesso todo que faz, nem o fato de todas as suas obras ou quase todas virarem anime, algo raro, parece tocar as editoras brasileiras... Vai entender?

No caso do mercado de DVDs, houve grande queda nos lançamentos nos EUA, mas nem por isso vem gente dizendo que o mercado está morrendo como acontece aqui no Brasil, onde efetivamente não há mercado de DVDs de anime consolidado. Entre os animes mais rentáveis, não há nenhum shoujo.

1.Dragon Ball Z
2.Pokemon
3.Voltron
4.Naruto
5.Robotech Shadow Chronicles
6.Fullmetal Alchemist
7.Hellsing Ultimate
8.Howl's Moving Castle
9.Final Fantasy VII: Advent Children
10.Bleach

3 pessoas comentaram:

Valéria, Full Metal Alchemist é publicado pela JBC! Já deve tá no 3º volume ou mais.

bah, gravitation por aqui o_O?

estou bem surpresa!
pensei q eles nem pensariam em publicar algum yaoi aqui no brasil!

Eu coloquei que FMA é publicado pela JBC. Está no post.

Related Posts with Thumbnails