segunda-feira, 13 de novembro de 2006

E o Conteúdo Sexual nos Shoujo Mangá volta à Discussão

Aluno estupra professora em Teachr's Pet de Miki Aihara  Detalhe: ela é noiva do seu irmão mais velho

A matéria traduzida está no site Manga News. Parece que o original saiu na edição impressa do Asahi Shinbum e vocês podem ver o texto original aqui. Fiz uma tradução rápida (da tradução) porque sei que interessa a todos e todas. Enfim, eu também acho que o conteúdo sexual de alguns shoujo - embora a matéria não diga de qual revista, série, ou mesmo faixa etária do público alvo o material se refira, fora que fala em material adulto o tempo inteiro - estão exagerando e, mais do que isso, mostrando mulheres e meninas "felizes" por serem humilhadas, violentadas e agradidas de todas as formas como se isso fosse expressão do amor. E para quem não sabe, há sexo nos shoujo mangá desde Fire em 1969 e eu me refiro à coisas do tipo steamy shoujo e cia. É uma atenção negativa essa que o shoujo mangá vem recebendo, mas são as revistas mais explícitas aquelas que conseguem uma vendagem mais estável. Espero não saber que as revistas shoujo tipo a Sho-Comi estão saindo ensacadas (*já foi cogitado*) e com tarjas pretas. Segue o texto:
Crimes sexuais sempre estiveram associados com as revistas feitas para o público masculino, entretanto, a sociedade também reconhece que o shoujo mangá também tem sido explicito demais quando a questão é expressão sexual.

No dia 6 de novembro, houve um artigo no Jornal Asahi [*versão impressa, não achei on line*] sobre o caráter sexual explícito de alguns mangás:

O problema foi colocado por uma mulher (45 anos) de Toyamashi. Ela deixou claro que estava chocada depois de ler alguns dos shoujo mangá que sua filha da 5ª série (11 anos) deixou sobre a escrivaninha. Com atividade sexual no colégio, grande indecisão amorosa, etc, assim como comportamentos sexuais opressores e agressivos, que são completamente abusivos em relação às mulheres.

“Eu acho que todos, inclusive aqueles que criam os mangás, aqueles que os vendem e os adultos que permitem sua circulação, tem problemas.”

O que os editores pensam? Nós fomos consultar o editor-chefe (47 anos) de uma das maiores revistas de shoujo mangá depois de ler a carta desta senhora.

O editor-chefe explica que, “o amor é um tema fundamental no shoujo mangá. É impossível excluir comportamentos sexuais, já que eles são expressão do amor.” Ele também coloca que,
“nos últimos dois anos, eu estive de olho no material que vem sendo publicado, e identificando os conteúdos que são potencialmente ‘nocivos’ e conversando com a manga-ka sobre eles.”

Ele admite que nos últimos 10 anos, houve um grande crescimento no material sexualm,ente explícito dentro do shoujo mangá. “Crianças tem tido uma maior oportunidade em conseguir informação sobre sexo. Os pais pararam de ficar enchendo a paciência deles a respeito disso, assim, parece que existe uma resistência menor ao conteúdo que contém situações sexualmente explícitas,” ele diz.

O Cômite de Revisão Ética da Associação de Revistas Japonesas também discutiu o problema do sexo e da violência nos mangás direcionados a um público adulto. Ryoukichi Yama (Diretor da Shogakukan) diz que “Nós podemos permitir beijos e cenas de sexo até um certo grau, porque elas fazem parte do curso natural do amor. Entretanto, nós devemos evitar que o centro do entretenimento esteja nas técnicas sexuais e no estupro.” Ele acrescenta que,
“na sociedade de hoje, as crianças compreendem que estupro e perversão existem. Entrando em contato com essas questões através dos mangás vai ajudá-los a entender a realidade. Pode ainda que acontecer algum caso de crime cometidos por causa do mangá. Se os pais sentem que pode haver algum problema, eles devem conversar com seus filhos sobre esses mangás.”

O Comitê de Revisão Ética espera suprimir a expressão sexual exagerada, mas eles se limitam às companhias participantes. Além disso, não existe uma organização que defina a idade alvo da audiência dos shoujo mangá.

5 pessoas comentaram:

Olá gostei muito do tema que você utilizou para esse post ^^
Bom hoje em dia um dos maiores problemas foi a faixa etária (bom eu acho :p) porque veja bem, o Negima! que está cheio de algumas cenas mais fortes tinha no seu primeiro volume censura de 16 anos, já que não mostra muita coisa e tal, mas se você analisar ChobitS que nem beijo dos dois protogonistas teve foi colocado uma censura 18 anos por mostrar a Chi nua, e se você ver bem, na história não têm tanto apelo como Negima! mas é claro que têm as suas apelações.
Bom o contexto vai de pessoa á pessoa o editor que pública esses conteúdos não pode pensar como todo mundo ele pensa no que é ceto para ele, ele não têm como secobrir oque todas as pessoas acham ético.

Só eu acho que cenas de estupro e abusos sexuais, bem como Pedofilia, deveriam ser banidos desses mangás porque não só banalizam essas atrocidades como as naturalizam??

Acho que a questão é sempre como aparece. Se eu faço um mangá onde a pedofilia aparece para condená-la, ou que fala de alguém que sofre abuso mas decide dar a volta por cima, é uma coisa. O mangá é uma mídia que pode ser usada para a educação e conscientização, um exemplo disso é uma série chamada Confidential Confessions. A questão toda é a apologia, o uso desse tipo de violência para alimentar os fetiches e a naturalização da ligação entre violência contra crianças e mulheres com o prazer de quem prepetra a violência ou de quem vê a violência pelos olhos do agressor. É aí que mora o problema. Mas devo dizer que a maioria não vê, nem quer discutir.

Eu sou realmente viciada em shoujo, mas a maioria que vejo tem um ponto, e pelos que leio em mangas (em forma de livro, não internet) tem a faixa etaria, se os pais não tem uma restrição sobre seus filhos tambem nao há com o que reclamar. Mas tem Shoujos do tipo Haou Airen que realmente são mais pesados, mas no fim não tem iniciativa de, como hentai, apenas mostrar sexo. E tambem sobre essa imagem que vocês colocaram eu pesquisei e diz que esse Teacher's pet é Hentai, não shoujo, então ao colocar um post sobre shoujo com conteudo sexual, vocês deveriam colocar shoujo, nao hentai... "Teacher's Pet (ナチュラル?) is a hentai anime about a student, Chitose, and her professor, Haruhiko" by wikipidia
Não estou falando mal do post, apenas mostrando que a imagem deve estar relacionada com o tema.

Obrigada! Tirando isso o artigo esta bom

Bianca, acredito que você nunca tenha visitado o meu blog ou conheça o que venho publicando nos últimos tempos. Um blog especializado em shoujo não cometeria um erro tão grosseiro. Há vários mangás que possuem títulos semelhantes, o mangá em questão é Sensei no Okiniiri! (先生のお気に入り!) de Miki Aihara.

Pode ter certeza certeza de que eu não confundiria hentai com shoujo, porque checaria duas coisas, revista em que foi publicado e autoria. Se você ainda tem alguma dúvida se o mangá é realmente shoujo, consulte o Mangaupdates e o ANN e confirme a informação, que obviamente está correta.

Related Posts with Thumbnails