domingo, 29 de outubro de 2006

Novo Mangá de Fuyumi Souryou




Fuyumi Souryou é autora de vários mangás muito bons e sua obra mais famosa no Ocidente é Mars. Pois bem, assim como outras autoras ela decidiu, não sei se temporária ou definitivamente, trocar as revistas shoujo pelas seinen. Produziu o excelente ES e agora decidiu fazer um mangá sobre César Bórgia. Sim, mais uma mangá-ka falando desse homem! Temos César Bórgia como vilão em Kakan no Madonna de Chiho Saito e o mesmo homem como herói-trágico-atormentado-possuído-pelo-demônio em Cantarella de You Higuri. Só que a versão de Fuyumi Souryou é realista e, porque não dizer, aparentemente fria.

De acordo com o pessoal do Rosetta Stone, Cesare - Il Criattore che ha Distrutto, sai irregularmente na revista Morning, a mesma de Vagabond, e teve os dois primeiros volumes lançados ao mesmo tempo, no dia 26 de outubro. Conversando com a Martina do Shoujo Manga Outline, fiquei sabendo que a autora fez uma profunda pesquisa, visitou a Itália várias vezes e tudo mais. Abrindo o primeiro volume me espantei com a longa bibliografia citada.

É perceptível a preocupação histórica no mangá e a opção por fazer uma obra "séria". Só que aí começa o problema, o traço de Fuyumi Souryou nunca esteve melhor, seu Cesare é belíssimo, mas tudo parece acadêmico demais. O enquadramento, por exemplo, é absolutamente convencional, sem nenhuma ousadia dos mangás, e muito menos as inovações estéticas e visuais do shoujo. Definitivamente, pode ser uma obra excelente, ricamente desenhada e roteirizada, mas me passou a impressão de frieza. Talvez, vá ficar na memória como um trabalho excelente e requintado, mas sem o toque de mestre da autora. Lembrou-me o mangá sobre Catarina, a Grande de Riyoko Ikeda. Tomara que alguém comece a fazer scanlations, quem sabe eu mudo de idéia? Ah, acho que tudo é narrado sob o ponto de vista de Michelotto, mas não tenho certeza, e Lucrécia não aparece em nenhum momento. Deve entrar no segundo volume.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails