sábado, 28 de outubro de 2006

A Explosão do Yaoi nos Estados Unidos


Um dos novos títulos: Love is a Hurricane


Houve o YAOI-CON nos EUA e dezenas de títulos foram anunciados. A matéria do site ICV fala da forte tendência de mercado nos EUA, do sucesso, da diversidade de títulos, da aceitação do público, da coragem das editoras e do seu lucro. Fala-se também que as editoras de Yaoi geralmente só publicam esses títulos e que outras editoras ainda mantém uma postura conservadora e não se aventuram na área. Ou então, e aí sou eu dizendo, fazem como a Tokyopop e criam um selo alternativo para que este não se confunda com a empresa. É isso afinal que o selo BLU é.

O pessoal do ICV ainda sinaliza que como os títulos são relativamente novos no mercado americano, nada garante que o ritmo de lançamentos s emantenha caso algum título não vá bem no mercado. Acho essa preocupação fantasiosa e já vi o mesmo comentário em relação ao mangá em geral e aos shoujo mangá em particular. Quanto ao outro ponto levantado, eu concordo, como as editoras estão lançando material cada vez mais hardcore, a censura pode começar a entrar em cena. Aliás, nada mais justo que você coloque bem claro que o material contém sexo explícito, até porque é muito comum que se olhe torto para os hentai, mas quando o assunto é yaoi muita gente quer põr paninhos quentes, dizer que é lindo, e dar a entender que mulheres não produzem material muito barra pesada. Aliás, quem conhece minimamente yaoi/BL sabe que há coisa para todos os gostos, desde romances água com áçucar até parafilias cabeludíssimas.

E, por fim, a pergunta que não quer calar: Quando teremos o nosso primeiro título yaoi publicado no Brasil? Porque todos os que conhecem shoujo mangá e yaoi/BL sabem bem que Angel Sanctuary e material CLAMP é tudo, menos yaoi.

1 pessoas comentaram:

há grandes chances q o primeiro yaoi no brasil seja gravitation neh? se for gohou drug eu vou chorar!! xP

Related Posts with Thumbnails